SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA

- 31 de jul.
- 6 min de leitura

Grande êxito é o termo para definir a Conferência Municipal de Agricultura realizada numa parceria entre o Secretário Municipal de Agricultura, Genivaldo Cardoso, o Vardinho, o vereador suplente Arcangelo Caio de Noni, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e do engenheiro agrônomo extensionista da Epagri, Henrique Viana e Silva com o apoio administrativo de Léia Mariot. Teve aproximadamente 50 participantes, estando todos os setores do meio rural de Urussanga representados.
O engenheiro agrônomo da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi, proferiu palestra com o tema: “A humanidade e o espaço Rural - A Agricultura Familiar como protagonista da produção de alimentos que chegam à nossa mesa todos os dias. Para a Conferência Estadual foram escolhidos como delegados – Roberto Nascimento de Palmeira do Meio, Lucas Lemos do DMA, Gustavo Bonetto de Armazém; Suplentes: Domingos Manoel Bernardo de Santo Antônio do Fogo, Vânio Carniatto de Belvedere e Jhaine Ghizo, servidora municipal.

Juliana Turazi, associada do Rotary Club de Urussanga, esteve em Itapema/SC onde ocorreu a cerimônia de posse do novo Governador do Distrito 4652 do Rotary Internacional para o ano rotário 2025-26, sob o lema “Unidos Para Fazer o Bem”. O novo governador, Luiz Búrigo Simões Matos é criciumense, mas tem suas raízes em Urussanga, sendo sobrinho do saudoso Geraldo Simões de Matos, um dos sócios fundadores do Rotary Club de Urussanga em 1959. No evento em Itapema, Juliana Turazi assumiu a função de Governadora Assistente, o elo entre os clubes e o governador. Tem função primordial para o bom andamento de projetos e ações sociais do clube. Então, bom para o Rotary Club, bom para Urussanga.
LUCILIA

No último domingo nos despedimos de Lucilia Silva Souza. Integrante do Rotary Club de Urussanga, Lucilia era a alegria nas reuniões das quintas-feiras na sede do clube. Lucilia da Silva Souza, esposa do Dr. Cherubino Duarte de Souza, médico querido da comunidade urussanguense, ambos praticantes da caridade. Como médico, Dr. Cherubino livrou do sofrimento muitas pessoas, seja o sofrimento físico ou espiritual. Era associada do clube desde 1997. O Rotary, como ela mesmo afirmou, era a sua “segunda família, que a 5ª feira era um dia especial com as reuniões no clube”. Registramos que a Lucilia, mais conhecida por “Lucila”, passou pela pior experiência que um ser humano possa passar. A de perder e sepultar um filho. O nome disso é tragédia, porque os filhos foram feitos para enterrar os pais, agora os pais não foram feitos para enterrar seus filhos. Lucilia integrou o grupo das mulheres que assim como minha mãe e Maria Santíssima, viveram essa atroz experiência. Daquelas que perderem seus filhos. Vá em paz Lucilia. Vá ao encontro tão esperado e desejado de reencontrar o seu filho. Era associada do clube desde 1997. Uma homenagem da Casa da Amizade, dos companheiros e ex-companheiros do Rotary Club de Urussanga e do Jornal Panorama.
PÍLULAS
E o nosso mundo vai cada vez mais encolhendo. Registo com um sentimento de tristeza e vazio o falecimento do amigo Heitor Luciano Júnior. Nosso mundo ficou menor. Muitas conversas com ele na rua João Damiani na década de 70, depois na Agropecuária Avenida com o cunhado Ivaldo Concer e depois no Bairro da Estação, no Bar do Miraldo. Que haja muita luz em sua nova morada, Heitorzinho. Registramos também o falecimento do Engenheiro Agrônomo Luiz Dal Farra, que atuou na Estação da Epagri. Grande companheiro da antiga ACARESC - Serviço de Extensão Rural. Desenvolveu trabalhos pioneiros no Meio Rural. Que haja luz e verdes pastagens para desenvolver projetos de pecuária, Dal Farra. Amigos vão e arrastam consigo parte de nossas vidas.
O “vamos deixar isso para amanhã” normalmente tem um nome e esse nome é preguiça.
A pequena cidade catarinense de Santa Rosa de Lima é considerada a Capital Nacional da Meliponicultura além disso é considerada a Capital Catarinense da Agroecologia e destino referência em turismo Rural no Brasil. Bom para Santa Catarina.
Prefeito Aguinaldo Felipe mais uma vez investindo nos ícones da nossa imigração italiana. Agora chegou a vez do carro de boi com material reciclado. O carro de boi vai virar símbolo e atração turística numa homenagem aos colonos que moldaram a região. E que nos deixaram um grande legado. O carro de boi está sendo construído com material reciclado da Ponte Hercílio Luz.
Vereadora Rosemeri Mafra da Silva entrando com projeto de decreto legislativo que visa outorgar título honorífico de cidadã Honorária de Urussanga à senhora Rosane Aquino Ribeiro, hoje residente em Sete Lagoas/MG. Rosane é filha do engenheiro de Minas Tasso Aquino, o maior engenheiro da história da CCU e do Carvão.
Depois de uma excelente edição da Ritorno Alle Origini e da conquista da Denominação de Origem para o Vinho Goethe, agora mais uma boa nova na área cultural. Prefeita Stela anunciando o tombamento das Indústrias J Caruso Mac Donald através do Decreto nº 118/25, com base no parecer técnico do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPCUR) e já devidamente registrado no Livro Tombo. Após o futuro restauro, o local poderá se transformar num espaço singular em termos de gastronomia. O imóvel tombado é altamente representativo na história de Urussanga e do Vinho Goethe. O Brasil precisa de senadores que enfrentem os abusos do STF, a roubalheira e que defendam a liberdade.” Palavras do Governador mineiro Romeu Zema em visita a Florianópolis. Já a deputada Carol de Toni registrando que “o assassino da democracia leva sempre vantagem sobre os defensores dela.”
“Melhor idade é aquela que estamos vivendo.” Pe. Miro De Bona.
SC já se tornou o terceiro maior produtor de maracujá do Brasil. Nessa cultura, Epagri e Cidasc implantando o vazio sanitário para garantir uma ótima safra. Nenhuma planta de maracujá azedo dever permanecer no campo, sendo a proibição total. Isso para evitar a disseminação do vírus agente causador que deforma os frutos e reduz a produção. Imagine você se os nossos nonos iriam imaginar que no futuro, para garantir uma boa safra, seria preciso destruir antes toda a lavoura. No comando desta ação, o engenheiro agrônomo da EEUR, Henrique Belmonte Petri, o sucessor de Ademar Brancher.
Quem avisa, amigo é, diz um ditado popular. Mas não avisar não significa que inimigo é. É ou não é?
Juíza indeferiu o pedido de buscas nos 130 milionários que usufruíram da Universidade Gratuita. Delegado Ulisses Gabriel afirmou que vai recorrer. Polícia prende e a Justiça solta. E o cidadão contempla tudo, de modo abismado.
Presidente Lula afirmou que o Judiciário é independente. Há controvérsias demais sobre esse tema.
“Hoje temos na mesa todas as frutas do mundo o ano todo. Não há mais safras”. Engenheiro agrônomo Emílio Della Bruna, para nós, o agrônomo que conseguiu realizar um casamento perfeito entre a teoria e a prática.
A vida corre contra o tempo. E como corre. Cada vez numa velocidade surpreendentemente maior. Por outro lado, a morosidade com que caminha a coisa pública no Brasil desafia a lei do inglês Isaac Newton, que afirma que tudo está em movimento.
As cenas chocantes da fome em Gaza. Que irracionalidade. Uma coisa é combater o grupo terrorista Hamas. Israel tem legitimidade nesse processo, afinal foi atacado. Agora o Estado Judeu não tem legitimidade alguma para impor tantos sacríficos à população civil. A ONU infelizmente virou um organismo internacional de fachada. Não decide quase mais nada.
Vinho Goethe de missa, Vinho Goethe canônico, mas que coisa! Pe. Giliard confirmou a boa nova. Não tem volta.
Segundo alguns vereadores, o poliesportivo está com poli problemas. Morosidade se combate com vontade, com vôia, afirmou o vereador líder.
Fim da novela “Zumba” e todos felizes. Agora a questão é: O que sai primeiro? O conserto da trave de Santana escorada no eucalipto, a mini cobertura do Magnólia Branca, a APA da Baleia Franca, a Rodovia dos Mineiros, o guard rail tão necessário para a segurança da Serrinha? Façam suas apostas, senhores. Vamos ver qual será o primeiro assunto a ser “debulhado” pelo segundo escalão da Administração Municipal.
O edil Zé Bis batendo sempre no mantra “energia barata já”. - Vereadora Méri disse que “a saúde tem pressa. Saúde já”. “Tá tudo no já” na Casa do Povo. Méri anda marcando presença em todos os eventos de vulto no município, quer seja na Praça Anita ou no Parque Municipal. E nos afirmou que para enfrentar este inverno, somente com peneiro e lã de carneiro.
“Olha aí a cangalha. Que coisa mais do feia. Ô barbaridade. Olhe até onde o mar subiu no barranco. Olha aí como o mar cavucou. Nunca foi visto isso”. De um internauta direto da Praia de Esplanada, observando os estragos das ondas do mar e da ressaca. Vai que me toca assumir o prejuízo e refazer tudo. Fui!!!
Se você puder, ajude. Se não puder, pelo menos não atrapalhe.
“O meu filho não desistiu da gente e nós não desistimos do nosso filho”. João Batista de Jesus Mendonça Júnior, sobre os problemas de saúde de seu filho e das agruras da vida. Que Deus guie os passos dessa família no dia a dia. Do Júnior, da esposa e dos filhos Arthur, e Levi;
Segundo o vereador Jaison Vieira Barreto, a Rodovia dos Mineiros, com os indícios do manto preto a ser derramado, começa a ter muitos pais. Então, Exame de DNA pelo SUS para dirimir dúvidas.
Nesta edição, mais uma matéria cuja leitura é imperdível. Márcia Marques Costa fala sobre a trajetória do Pe. Gilli, o nosso segundo pároco, “que fez pouco por Urussanga”, apenas a torre, o relógio, os sinos e a magnífica Igreja Matriz. É duro ou é mole? É duríssimo. Algo me diz que o espírito do Monsenhor paira na sobrinha Márcia. Só pode.
ATTENTI RAGAZZI
“O importante não é você ganhar uma flor. É saber regá-la”.
Professora Odete Bilk Costa.








