SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA
- 10 de jul.
- 7 min de leitura

Nas dependências do Nonno Lauro, ocorreu no último dia 03 de julho a posse da diretoria do Rotary Club de Urussanga para o biênio 2025/2026, sendo empossada Joariza De Bona Sartor como presidente do clube e Vanilda Padoin Fontanella como presidente da Casa da Amizade, ou seja, La Casa Della Amicizia, de acordo com o Paúra. Edna Zannin Lopes, vice-presidente, tesouraria com Roberto Lopes, diretoria de protocolo, Alvanir Miotello e a secretária Judith Terezinha Pillon. Juliana Turazi assumiu como Governadora Assistente. Presentes à cerimônia de posse, a companheira e prefeita municipal Stela de Agostin Talamini. O novo lema rotário expressa a essência do clube: “Unidos para fazer o bem”. Urussanga conta com três grandes clubes de serviço: Rotary Club fundado em 1959, Clube dos Treze também fundado em 1959 e o Lions Clube em 1962.
PÍLULAS
A Serrinha de Santana e seus acidentes. Por aquela via já desceu em linha reta caminhões, um Fusca, uma Kombi e um Jeep da Willys. Na década de 60 um desses, que tombou ribanceira abaixo foi um Jeep que ainda hoje transita pelas ruas de Urussanga. Ele era dirigido por Egídio De Bona Sartor e contava com os caroneiros: Guerino Resmini, Otávio Turazi e Alcino de Fáveri. Eles representavam o alto PIB de Santana na época. Várias cambalhotas e apenas um susto nos quatro ocupantes. E ela, a Serrinha, continua sem guard-rail até que aconteça mais um acidente. E na sequência, então, depois de vítimas fatais, serão tomadas as devidas providências, a exemplo do Balão de Praia Grande e da brasileira no vulcão da Indonésia.
“O mundo só vai mudar se a gente mudar”. Disse o Bicudo. E que esta mudança seja para melhor, porque também pode mudar para pior. E aí mora o perigo. Tudo o que está ruim pode piorar.
Inaugurado em 1931 por Guilhermo Marconi de Roma, via ondas de rádio, o cartão mais visitado e fotografado do Brasil é o Cristo Redentor, 38 metros de concreto armando e pedra-sabão. Em 2024 a visita de 4,6 milhões de pessoas e agora, multiplica os clicks por quanto? A área era de controle da Arquidiocese do Rio até 1961 e hoje há discórdia e disputa judicial entre a Igreja Católica e o ICMBio. Cerca de 137 milhões de reais é o que cai nas catracas anualmente. Como se vê, a paz não reina naquele local.
“O pecado tem 4 fases ou dimensões: pensamento, fala, ação ou omissão. Muitas pessoas querem viver com Deus na eternidade, mas nesta terra não tem um minuto para ele. Cuidado, pois passamos muito depressa nesse mundo transitório. Quando uma pessoa diz que não tem tempo para algo é porque esse algo não lhe interessa ou diz respeito.” Do pastor da Igreja de Confissão Luterana de Timbó.
Olha essa nota envolvendo a nota 10 e a nota 100. A nota “dez” de dez dentado, dez animado, dez orientado, dez ocupado. E a nota 100. De sem vergonha, sem noção, sem teto, sem-terra, sem vontade. Essa não é minha. É do João Margotti. Não conhece? Conhece sim, é o João da Agropecuária Serafin e hoje o João da E.B. Vieiros. Ah, bom! Agora tá.
Comerciante alertando o Attenti Ragazzi que é preciso uma restauração do moderno relógio da Praça. A inscrição do mostruário das horas está horrível. Requer uma substituição. Mas para saber a hora exata a população tem o relógio da torre do Pe. Gilli para se orientar.
Essa eu não sabia e você acho que também não. também não. Pelo menos 18 mil baleias e outros animais marinhos de grande porte morrem todos os anos no mundo atropeladas por embarcações. Ou seja, o perigo está no trinômio Terra, Mar e Ar.
Neste frio, quanto mais um tomo vinho, mais eu fico “novinho”. Fred Zannin.
Na 4ª feira, dia 09, comemoramos o dia de Santa Paulina, aqui em Urussanga padroeira do Bairro Pirago. O dia 9 de julho foi o dia de sua morte e a Igreja Católica celebra nesse dia sua memória litúrgica. Primeira Santa do Brasil, seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer. Santa Paulina nasceu na Itália em Vigolo Vattaro, Província di Trento, região sul do Tirol, na época sob o domínio da Áustria, em 16 de dezembro de 1865. A família emigrou para o Brasil se fixando em Nova Trento, aqui no nosso estado. Em 2002, ela foi canonizada pelo Papa João Paulo II.
“SC vai eleger dois senadores de direita e não sabonetão do centrão.” Deputada Federal Julia Zanatta, colocando o governador Jorginho na saia justa.
Cachaça armazenada em barril de Amburana. Caramelo, cachaça de alambique, licor de canela, de laranja, de abacaxi, de butiá. Licor fino de café, de uva Goethe, de hortelã, de banana, de uva,de limão. Cachaça Quati ou Guatá, cachaça envelhecida, cachaça jovem, limoncello, cachaça imigrante, bálsamo, licor de vinho Goethe, cremoso de café, cremoso de doce de leite, licor de canela, de jabuticaba, coco cremoso, licor seco de canela, licor de Goethe. Olhem quantas opções para se combater o frio com esses produtos elaborados pela Cachaça Imigrante da família Sorato e pela Cachaçaria Giuseppe Ferdinando Nesi.
Em 1940, data do primeiro censo do IBGE, os brasileiros se definiam como sendo 95% católicos. No levantamento de 2010, apenas 64%. Se o ritmo continuar assim, em 2032 teremos um empate entre católicos e evangélicos na proporção de 40%. Que motor impulsiona essa mudança?
O vereador Zé Bis, o vereador energia, não se conteve e voltou a falar sobre a energia, agora com outro viés. Disse que o Senhor é a nossa luz.
Câmara de Vereadores concedendo Moção de Aplausos para as cantinas urussnaguenses: Vinícola Damian, Vinha Mazon, Vinícola Trrevisol, Vinícola De Noni,, bem como moção para a Associação ProGoethe em virtude da obtenção da Denominação de Origem para o Vinho Goethe. Além das cantinas em solo urussanguense a ProGoethe abriga também a Vinícola Quarezemim em Içara e a Vinícola Bianco em Orleans.
Prestação de contas encerra oficialmente o evento XVIII Ritorno Alle Origini. Secretária e presidente da Comissão Vanessa Lopes e o tesoureiro Ernany Moretti apresentaram os números e as conquistas do evento. Prestígio de artista locais, programação diversificada, qualidade dos produtos e organização foram pontos positivos. Pontos que requerem melhorias: banheiros públicos, limpeza, estacionamento e programação infantil. Secretária lembrou que o lucro não pode e não deve ser a prioridade da festa. Correto o posicionamento. A prioridade deve ser a alegria, aliás a música oficial da Festa.
Durante a comemoração da conquista da Denominação de Origem do Vinho Goethe na Vigna Mazon, a prefeitura Stela registrou para a associação uma emenda de 150 mil reais, obtidos a partir do deputado Tiago Zilli.
ATTENTI RAGAZZI
Sobre o II Fórum de Turismo de Urussanga: Dormir sim, hibernar não. O local foi condizente, a programação excelente e com palestras de primeira categoria, porém o mesmo foi praticamente ignorado pelas entidades e pessoas do denominado “trade turístico”. Que lástima! Urussanga dorme em alguns setores. Dormir ou tirar um soninho é da natureza, agora hibernar, não. Essa condição da natureza é permitida ao urso pardo, tartaruga cabeçuda, marmota alpina, morcegos..., mas não aos humanos.
MOÇÃO DE APLAUSOS DA ALESC
Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, em sessão no último dia 9, efetuou a homenagem alusiva aos 50 anos da Vinícola Damian, fundada por Hédi Damian e o Dr. Flávio Antônio Mariot. A vinícola já foi conduzida por Renato Mariot Damian e hoje está sob o comando de Matheus Damian, da terceira geração. A Casa Del Nonno recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento aos 50 anos de sua fundação e por sua valiosa contribuição para o fortalecimento da identidade cultural local e para o desenvolvimento econômico regional. A solicitação de tal moção partiu da vereadora Izolete Vieira Duarte, a Lete, e a indicação do deputado José Milton Scheffer. A Vinícola Damian lançou na Praça D’Itália, no Parque Ado Cassetari Vieira, o primeiro espumante Goethe do mundo por ocasião da Festa do Vinho de 2004. Renato Mariot Damian teve participação decisiva na Indicação Geográfica do Vinho Goethe. Então, trabalho reconhecido. A Indicação Geográfica constituiu um instrumento fundamental que protege produtos com forte vínculo com seu local de origem. É um reconhecimento que valoriza a ligação entre o produto, o território e o saber local, reforçando a identidade de uma região.
A ORIGEM DOS NOMES
Nunca é demais saber algo a mais. A categoria dos sobrenomes surgiu no século XIII para identificar a pessoa como filho de alguém, pois com o aumento da população, apenas o primeiro nome já não era suficiente para se distinguir. Um trabalho interessante da pesquisadora Letícia Santos Rodrigues, doutora em linguística pela USP, trouxe luzes ao tema. Ela se apaixonou pela onomástica, a ciência que estuda os nomes próprios. Os nomes provêm das mais diversas origens. Podem ser características físicas e comportamentais, de traços físicos, temperamento ou comportamento marcante. Ex: Salgado (alguém espirituoso). Há nomes geográficos como, Marinho, França, Brasileiro. Há nomes de origem religiosa como Santos, Nascimento, Bonfim. Lembrando a vegetação, como Oliveira, Pereira, Figueira, Laje. Lembrando animais como Pinto, Coelho, Lobo. Outros exemplos como: Rodrigues, filho de Rodrigo; Antunes, filho de Antônio; Domingues, filho do Domingo. Há os que são ligados a profissões ou ofícios como Maestri (professor), Smith (ferreiro), Miller (trabalhador de moinho), Taylor (alfaiate), Hunter (caçador)... Há inovadores como Francisnaldo, uma junção de Francisco com Arnaldo. “Um dos casos curiosos também é o de Nonato, do latim nonatus, o ‘não nascido’, usado para designar crianças nascidas por cesariana”. E você sabe a origem de seu sobrenome?

No hall de entrada da Prefeitura Municipal de Urussanga, a interessante exposição “Carvão: Da origem vegetal ao destino mineral”, um trabalho do paleontólogo Cristian Neilor Ceron, que contou como apoio da Diretora de Cultura, Eliana Maria Maccari, através da Política Nacional Aldir Blanc. A Exposição permanece até o próximo dia 18. O paleontólogo explica que o carvão não é uma pedra comum e sim foi formado a partir da matéria orgânica de plantas. A idade das pedras expostas tem aproximadamente 275 milhões de anos.

Quebrar uma garrafa de espumante, muitos quebram. Agora quebrar uma garrafa de espumante e o mesmo escorrer pelo chão como que contornando o mapa da Itália, isso só ocorre em ano bissexto e com o Goethe.