SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA
- 14 de ago.
- 7 min de leitura
CONSELHO DE EDUCAÇÃO VISITA A ESCOLA AGENIR NICHELE

O Conselho Municipal de Educação abriu agenda e efetuou visita ao Centro Educacional Agenir Nichele, no Pavilhão Celso Ramos, no Bairro das Damas. O Conselho foi recebido pela presidente da Associação de Pais e Mestres daquele educandário, Tamires Bonot, que expôs a realidade daquela escola infantil que atende 173 crianças. Na reunião do referido conselho, Tamires explanou sobre os principais gargalos como acessibilidade, rede elétrica, falta de professores, falta de um espaço coberto para os dias de chuva, vigias, câmeras de monitoramento. Fazendo uso da palavra, a secretária da Educação, Andreza Bonetti, se reportou ao assunto afirmando reconhecer as necessidades, mas que por impedimento legal, muita coisa está travada. O município está impossibilitado de aplicar recursos financeiros num bem particular. O Conselho irá elencar em documento assinado pelo presidente Márcio Lucas da Cruz, as ações que devem ser encaminhadas no curto, médio e longo prazo. Uma reunião entre o setor educacional e as “Damas de Caridade”, proprietária do imóvel, deveria ser realizada como o pontapé inicial para melhorias na unidade. O problema atravessa várias administrações. Urussanga já tem o imbróglio Escola Alda Brognoli e agora surge outro. Acreditamos que com o devido tempo, o nó será desatado, pois a secretária municipal de educação já demonstrou em outras situações enfrentadas que tem capacidade e visão para uma solução.
TONI

Antônio Scarpato, ou simplesmente o Toni, nos deixou no dia 4 de agosto aos 80 anos completados em junho. Scarpato foi, assim como o irmão Egídio, o Fifi, chapeador da lendária Mecânica Urussanguense - SOCIR. Na Barão do Rio Branco, no famoso e enorme barracão de madeira de Valdir Possamai, onde em termos de lataria de carros se efetuavam milagres Era o tempo do “precisamos consertar essa porta, esse paralama, esse para choque por simplesmente não existir outro no mercado. Ele saiu de casa para lá aprender uma profissão. Depois seguiu na oficina da Empresa Auto Viação São José. O Toni e o Fifi foram protagonistas de inúmeras piadas com meu pai, também mecânico. Uma grande amizade entre mecânicos e chapeadores na mais dourada das décadas, a década de 60. Ele conheceu o amor de sua vida, a Marlene, no Paraiso da Criança. A família se completou com duas filhas hoje residentes em Londres. Depois vieram os netos. Foi colaborador das Empresas Ceusa e Eliane. Mas o Toni não era somente trabalho e festas. Foi um dos integrantes do Grupo “Cantando Si Và” que participou de inúmeras apresentações em Urussanga e região. O grupo, inclusive, efetuou uma apresentação de gala no auge do programa Domingão do Faustão. Nos últimos anos ele optou por sair do centro onde morava e se fixou num sítio no Bairro De Villa. Aproximou-se mais da natureza. Seu passatempo predileto era estar na chácara com seus inúmeros pássaros. Ao amanhecer e ao anoitecer, os pássaros chegavam no pátio da casa do Toni às dezenas para a tradicional “refeição do Toni”. Na missa de 7º dia, os cantos do Coral Santa Cecília e a mensagem do Pe. Giliard que preconizava: “Que sejamos seres com os pés na terra e com o coração nos tesouros do céu e todo dia sempre olhando para frente e para o alto. Somos todos filhos da luz e não das trevas.” Antônio foi sepultado no Cemitério de Urussanga. Que a paz inunde os corações conturbados de seus entes queridos. Fim de um ciclo, início de um novo ciclo. Assim é a vida desde que surgiu a vida.

Hilda De Nez, a urussanguense da bela localidade de Palmeira do Meio e viúva do ex-vereador Rosalino De Nez, é quem completa 89 anos no próximo 17 de agosto. Ativa e alegre, foi recepcionada por seu neto Franck De Nez Michels na noite especial de minestra da La Cantina, no centro da nossa Benedetta.
E é para pensar. Será que, se por um presente divino conseguirmos chegar aos 89 anos, teremos a mesma disposição para sair de casa e ir a um restaurante comer minestra?
Parabéns, nonna!
PÍLULAS
“Agradeço a secretária anterior Maristela Fabro, que antes de mim, encaminhou medidas que possibilitaram as condições para que nós, ao assumirmos a pasta, pudéssemos tomar decisões”. Secretária Andreza Cristina Bonetti. O agente público raramente elogia o seu antecessor no cargo, normalmente chora as pitangas com a herança recebida. Gentileza gera gentileza e a vida segue sem solavancos nas relações. Sábia a postura da secretária.
“O Padre Giliard é mais que um padre.” Salvo melhor juízo, quem disse essa frase foi um empolgado Bicudo, o Jair de Ávila.
A celebração do Dia dos Pais gera apenas metade do faturamento do comércio quando comparado com o Dia das Mães. O Dia das Mães deste ano movimentou R$ 14,4 bilhões e o dia Dos Pais deve representar algo em torno de R$ 7,8 bilhões. O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. Este dado diz muito sobre o papel do pai e a perfeita convicção da presença da mãe na família. Urussanga evidentemente segue a regra.
“Bolsonaro em prisão domiciliar? Grande coisa. Tem milhares de brasileiros casados em prisão domiciliar.” Comentário do Dr. Rodrigo num encontro de amigos.
“Eu me sugiro para supervisor.” - Médico veterinário da Cidasc Arnaldo Missugiro, o japonês da Cidasc do Vale do Itajaí, em momento de mudanças no governo e na definição de cargos na empresa.
Urussanga não tinha memes, mas há muito tempo tem a Mema. A Mema Zannin do amigo Téio Rosso. Não confundir com o Déio ou o Kéio, outros amigos no pedaço.
Estima-se que no Brasil há cerca de 150 milhões de animais de estimação a saber: 20 milhões de peixes ornamentais, 30 milhões de gatos, 40 milhões de pássaros e aves e 60 milhões de cães. Na União Europeia, 235 milhões de cães e gatos. Nos EUA, 117 milhões e na China, 80 milhões. O mundo dos animais de estimação complementa o mundo dos humanos.
Eu me amo. Que bom que assim é. Alegria, alegria, faça como eu, sorria.
Um legado de resiliência, eis o que define Preta Gil, que perdeu a batalha contra o câncer, recentemente. Deixou um legado de resiliência não só contra o câncer, mas diante da vida.
Roberto Duailibi, o publicitário brasileiro que bolou campanhas publicitárias memoráveis como o Baixinho da Kaiser, o frango da Sadia, o garoto da Bombril e o Leão da Receita Federal. Morreu em São Paulo aos 89 anos, em julho deste ano. Fez a diferença na propaganda.
Quer ganhar 50 milhões de dólares, não precisar mais trabalhar pelo resto da vida e ainda ter dificuldade de gastar todo esse dinheiro? Donald Trump paga, mas você terá que prender Nicolás Maduro da Venezuela. Então, ao lavoro e peça auxílio ao James Bond, o detetive secreto do Serviço de Espionagem Britânico.
“Você sabe por que a maioria dos humanos tem tendência para a obesidade? Porque nossos corpos foram projetados para um mundo muito diferente do atual. A genética nos selecionou para um ambiente de escassez. E agora vivemos em meio à abundância. Uma abundância em todos os sentidos, inclusive de comida que se tornou perigosa.” – David Ricks, engenheiro americano, principal executivo do laboratório americano Eli Lily que desenvolveu o “Doutor Mounjaro”, a arma mais eficiente contra os quilos a mais.
Vereador Luan Francisco Varnier analisando o histórico das obras públicas afirmou que o problema maior é a falta de fiscalização. Procede a observação do edil. O problema da péssima qualidade das obras públicas, antes de estar na empresa terceirizada, está na ausência de fiscalização.
Vou te incluir na lista dos urussanguenses que não fazem nada. E ele disse: “incrói eu, incrói”.
Rotary Club de Urussanga promoveu a sua reunião festiva do Dia dos Pais no Restaurante da Cuca, na Rodovia Genésio Mazon. Noite de chuva e de excelente comida. O único defeito que observei no Restaurante abrigado numa casa centenária é a constatação de que lá não há bolo. Só Cuca. Um abraço à amiga Arlene Maria Escaravaco Frasson, a nossa “Cuca” de todo dia, filha de um grande historiador de Urussanga, o colega da Academia de Letras, Arnaldo Escaravaco.
“Cachorro bom é aquele que também é ovelheiro”. Leão Cassetari, citado pelo seu filho Sylvio. Explica-se: A expressão quer dizer que alguém pode ter grandes qualidades, porém sempre terá um defeito nada desprezível. Não é mesmo meu amigo Sylvio Cassetari Neto, proprietário da antiga Farmácia Santo Antônio? Aliás, as quatro farmácias que marcaram época na saúde urussanguense foram: Farmácia Santo Antônio de Leão Cassetari, Farmácia Santa Terezinha de Gilson Matos, Farmácia Paraíso de Evaldo Luciano e a Farmácia Santa Rita de Pedro de Brida.
Antes, contra qualquer doença se falava “remédio”. Agora é “medicamento”.
Em recente reunião no Conselho de Cultura, alguns problemas foram classificados como “estando à flor da pele.” Alguém emendou: Então se conclui que são problemas dermatológicos, ou seja, a resolução está com o Dr. Adroaldo, médico dermatologista e membro do Conselho. Tem lógica.
E por falar em política cultural, cá entre nós e cá entre eles, em termos de apoio à cultura para excelentes projetos no âmbito dos pequenos munícipios, o Governo Lula dá um banho de água fria e de água quente no Governo Bolsonaro. O que é, é, e o que não é, não é.
E agora José, e agora João, e agora Arnaldo, e agora Sérgio? Separados somos um nada. Juntos somos poucos e juntos poderemos nos tornar um.
“O silêncio mata e a omissão também”. Vereadora Lete sobre a violência no mundo da mulher.
ATTENTI RAGAZZI
Ocorre neste final de semana o 1º Amici Del Nonno com 16 torneiras liberadas. Música, chope e gastronomia na Fiorello Casa de Eventos em Cocal do Sul, que já foi Urussanga. A iniciativa é de Ivan Damiani da Birra Del Nonno. Numa das torneiras, o chope Goethe, o preferido da nonna Marli Cechinel Peraro, que segundo dizem, também estará presente.

Vai “dizê” que você já não passou por essa situação? Caso contrário, você não é alguém normal ou é um mentiroso, nem grande e nem pequeno, apenas mentiroso.