SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA

- 4 de dez. de 2025
- 7 min de leitura
Galileu

Na 6ª feira, dia 28, durante uma forte tempestade, fomos a Belvedere no sepultamento de Galileu Sangaletti, 86 anos, uma das maiores lideranças de Belvedere-Coxia Rica- São Donato. Na Capela Mortuária, num livro religioso antigo, Nadir Bonomi Nichele efetuou as orações das exéquias complementadas pelo Pe. Fernando dos Santos de Oliveira na Igreja São Miguel. Numa homenagem carregada de emoção, a neta Isabela Sangaletti assim se referiu com relação ao seu nonno: “Galileu, filho dedicado, pai cuidadoso, nonno amoroso. Galileu pode ser considerado uma lenda. Quem não o conheceu? Dedicou sua vida à família, aos vizinhos, às pessoas, aos animais, à lavoura. Além do cabo da enxada, ele trabalhou na abertura da Serra do Rio do Rastro, a conhecida Serra do Doze, e nas ferrovias no Rio Grande do Sul. Quando seu pai adoeceu, largou tudo para cuidá-lo. Casou com Delfina Baldin da Vila Nesi e teve três filhos (Iolete, Salete, Galdindo), os netos (Eron, Isabela, Alexandre, Beatriz) e o bisneto Henry.
Ajudou pessoas da comunidade com problemas de saúde se deslocando a Joinville e também a Porto Alegre. Caprichoso com suas lavouras e com o cuidado de seus animais. Deus sempre o contemplou com fartura.
Sabedor de muitas histórias da imigração e dos fatos de sua comunidade, a sua pergunta predileta era: ‘De que família tu é?’
Enfrentou a sua doença com coragem, sem lamentações e com uma fé inabalável.
Neste período se dedicou a rezar e a observar as flores no jardim.”
Isabela afirmou que tinha certeza de que seu nonno Galileu chegará ao Reino do Senhor a cavalo e a galope. De dentro da Igreja São Miguel, ela concluiu dizendo que não dava adeus a seu nonno, mas apenas um arrivederci.
Grazie a tutti quanti para aqueles que estiveram conosco neste momento difícil da vida. Grande Isabela. Os antigos diriam Brava Isabela. A missa de 7º dia ocorreu ontem, dia 4, dia de Santa Bárbara, padroeira do Belvedere Baixo.
CASAMENTO, UMA INSTITUIÇÃO EM CRISE?
Infelizmente parece que sim. A instituição do casamento nasceu na Antiguidade e atravessou milênios. Nos tempos atuais, o casamento está sendo sacudido e ganha novas formas, alterando o comportamento social. As uniões informais ultrapassaram aquelas que envolvem a oficialização no cartório e na igreja. Os casamentos hoje tem durações de 5 a 10 anos. O número de separações supera o do casamento tradicional. As chamadas uniões estáveis, que logo se tornam instáveis, e em separação definitiva, estão na dianteira das estatísticas. Também à frente dos números, o número de casais sem filhos que adotam gatos ou cachorros para o preenchimento dos espaços vazios. Nas gerações anteriores, casais sem os famosos papéis e apenas morando junto, ou se separando, representavam um grande constrangimento. Hoje não é mais algo encarado como anormal. Os estigmas provenientes de tais atos estão sendo diluídos no tempo e no espaço. O juramento do “até que a morte nos separe” pode ocorrer com alguns, mas não com a grande maioria.
NUDES
A Revista Veja com a Coluna Radar flagrou, pescou e fisgou uma cena insólita. Num tribunal de uma das capitais brasileiras banhada pelo mar e também pelo pecado, um desembargador levou uma assessora para “despachos” num motel. No desempenho dessa função, eis que a chefe de gabinete manda uma mensagem dizendo que havia a necessidade de uma liminar urgente. Como resposta, “diga ao advogado que estou em algo mais importante”, afirmou o magistrado, mandando um nude. A chefe de gabinete que já tinha um caso amoroso com o dito cujo, se vingou divulgando a foto no tribunal. Nessa altura do campeonato, ao saber do ocorrido, entra em ação a mulher do magistrado evidentemente indignada. Está formado um tsunami doméstico. Algo incomum, inusitado, extraordinário ou não? O affair está no Conselho da Magistratura. O Brasil pode não ser o melhor país para morar, mas é o mais divertido, pois todo dia se vive novas emoções, algumas com alta voltagem.
PÍLULAS
Fique de olho. As pílulas estão atentas a tudo e a todos o tempo todo, então vamos lá para as pílulas do Dr. Ross da semana, porque eu não consigo viver sem papel e uma BIC no bolso. Enquanto isso, outros se agitam sem OU COM o celular na mão.
A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, tropeçou. Em feroz campanha contra a direção da Cooperaliança, ela resolveu bater de frente com Jesus e se lascou, afundou como o Titanic. Conheci o seu estilo Margaret Tatcher quando a mesma desempenhou a função de secretária de administração do prefeito Luiz Gustavo Cancellier. Numa reunião, ela quis dar as rédeas na questão dos incentivos à implantação de parreirais quando, sem maiores delongas, nos desdenhou e menosprezou, logo nós que fomos um dos soldados há mais de dez anos e que comandamos esse projeto dentro da Epagri. Na época, o então Secretário de Agricultura Rozemar Sebastião, constrangido, nos pediu desculpas após a reunião. Desta vez, o seu estilo patrola não patrolou. Ela tentou enquadrar o Jesus, perdeu por 348 votos. Clésio Salvaro e Jairo Custódio, ex-prefeitos, contribuíram com um pequeno empurrãozinho para este desfecho. O mal de todo esperto ou esperta é achar que todo mundo é bobo. Chega um dia que a casca de banana é encontrada no caminho.
Quando nos recordamos que o asfalto derramado na entrada de Santana e na serrinha foi obra com recursos alocados por deputados de Blumenau, Décio Lima, via Cuíca, e João Paulo Kleinübing, via ex-vereador Odivaldo Bonettti, é preciso registar duas coisas: 1- O que fazem os deputados do Sul? 2- Novamente a frase do amigo Altair Sandrini: “É prá se acaba”. Imagine você a repercussão se deputados do Sul alocassem verbas para Blumenau.
Segundo o Tibúrcio, um esperto só sobrevive se tiver dez tansos ou idiotas girando ao seu redor. Então, se você está sendo classificado como tanso, procure sair dessa órbita satânica.
No último dia do mês sempre recebemos em nossa casa a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt, a Mãe do Pão, pedindo que nos transforme em imagem de seu filho e que nos torne apóstolos do Reino de Cristo.
Os erros crassos de Bolsonaro que o impediram a chegar a um segundo mandato, segundo um artigo de um analista político: a sua atitude frente à pandemia Covid-19, os estragos causados pelos filhos e a demissão do ministro da Justiça Sérgio Moro, escorregadas das quais não mais se recuperou. O maior responsável pela eleição do Bolsonaro foi o Lula e o maior responsável pela nova eleição de Lula foi o próprio Bolsonaro. Concordamos com esse sociólogo.
Mas afinal, alguns podem indagar: O que é um erro crasso? O termo “crasso” provem do latim “crassus” que significa grosso, espesso, enorme. É o termo utilizado para se registrar grandes falhas. A origem da expressão está no general romano Marco Licínio Crasso e seus erros militares.
Sempre é bom saber algo mais.
Observamos nestes dias como os pedestres idosos caminham sempre pela margem da rua ou pelo acostamento evitando as calçadas, pois 80% estão detonadas, quebradas, esburacadas e uma pior que a outra, numa memorável fila indiana. Já passou da hora de se aplicar a lei, doa a quem doer, ou como diria Collor: “duela a quem duela.”
Ainda sobre nossas ruas – Esperamos que a atual administração já tenha efetuado 100% em termos de lombadas, faixas para pedestres e elevadas. O motorista raramente consegue colocar uma terceira marcha em nossas ruas. Só faltam agora as barricadas, aquelas obras características dos traficantes no Rio de Janeiro. Chega de dificultar o “ir e o voltar”.
Vorcaro – a derrocada do banqueiro e da ética do Banco Master provocou um rombo de 41bilhões. Ele iria para Malta, no mar Mediterrâneo, com seu jatinho, mas a PF alterou a rota. A rede de poder que o cercava envolvia o apoio de vários partidos do espectro político. A corrupção campeia em todo o país, de norte a sul, de leste a oeste, de cima para baixo e de baixo para cima, quer seja no setor público, quer seja no setor privado. Que calamidade verde amarela. Ele foi preso e já está solto no país em que a polícia prende e a justiça solta. Vorcaro não foi e nem será enforcado. Enforcado mais uma vez ficará o universo de 1,6 milhão de correntistas.
TCU é o Tribunal de Contas da União: Bilhões de reais penalizando os maus gestores públicos e até o momento nenhum centavo pago. Ações que atravessam décadas e os corruptos não têm quase nada a perder. Depois reclamam de Charles De Gaule que afirmou que o Brasil não é um país sério.
A Secretaria de Cultura movimentando o parque. Na Casa do Colono nos últimos dias teve o fechamento do Plano Municipal de Cultura, depois o Seminário Municipal de Agricultura. Logo terá a Exposição de Orquídeas. E no último final de semana, mais um grande evento na Praça D’Itália, a nossa praça coberta que já atingiu a maioridade, pois tem algo em torno de 25 anos.
O cineasta Yves Goulart, ao receber a Medalha Cruz e Sousa no teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis, anunciou o seu novo projeto. Um documentário intitulado “Urussanga”.
Natal Encantado 2025 - Belo, contagiante e irradiando paz e serenidade. A árvore dos garrafões foi deslocada do centro para a entrada do parque Ado Cassetari Vieira. Esperamos que por lá fique definitivamente. Não há porque desmontá-la. O garrafão nos remete ao gostoso vinho colonial produzido em inúmeras propriedades rurais.
Finalmente na Praça Anita, a praça coberta para as festividades de Natal, algo necessário. Trata-se de uma praça coberta temporária, segundo a prefeitura. Para alguns, trata-se de um segundo balão de ensaio. O primeiro ocorreu com a supressão das árvores ao redor do coreto no sentido leste/oeste. Não acreditamos na tese do balão de ensaio, mas como dizem os escoteiros: “Sempre Alerta”.
Um presente de Natal. O ministro do Supremo Gilmar Mendes decidiu que só a Procuradoria Geral da República pode pedir impeachment de ministros do STF. Antes era uma prerrogativa de todo cidadão. O próprio Congresso não pode mais formalizar denúncias, apenas julgar. Então, hora de o cidadão novamente pintar o nariz de vermelho. Os poderosos se auto protegem em todos os sentidos.
Quem está trocando de idade é o amigo Rodolfo Henrique De Bona, o Toto, o Perdigueiro. Ele nasceu no dia de Santa Bárbara. Ele resolveu comemorar o seu aniversário em casa. Optou pelo Nonno Lauro. Parabéns Ike. Que Santa Bárbara te proteja contra as tempestades da vida.
ATTENTI RAGAZZI
Essa foi macabra. A classe política está mesmo na berlinda do povo brasileiro. Circulando uma piada nefasta. Dizem que um avião cheio de políticos caiu numa área rural, a notícia correu mundo afora e um caboclo também correu para o local do acidente. O repórter que chegou tempos depois perguntou ao Caboclo João: “Foi aqui que caiu o avião dos políticos? Foi. Enterrei tudinho, enterrei todos. E você não viu se tinha algum vivo? Tinha uns que diziam que estavam vivos, mas vou eu lá acreditar em políticos!”
Com essa fui...já voltei e preciso ir de novo.








