SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA

- 11 de dez. de 2025
- 6 min de leitura
PÍLULAS
Vice-governador de São Paulo Ramuth, no episódio do PL Antifacção, sem meias palavras e direto no nervo exposto, defendeu o deputado Derrite e criticou Lewandoswki. “Derrite tem experiência real nas ruas, enquanto o ministro da Justiça é um “burocrata da segurança”, disse ele. Derrite lembra o nosso delegado-geral de Polícia Civil catarinense, Ulisses Gabriel, natural do município de Turvo, que afirma que com criminosos é linha dura e tolerância zero, que aqui o bambu ronca e que deixou marcas positivas em sua passagem pela delegacia de Urussanga.
“Alguém no topo sempre usa seu poder imperial para privilegiar aliados e punir desafetos ao distribuir bônus.” Luiz Cezar Fernandes, banqueiro.
A obesidade é uma realidade para 1 bilhão de pessoas no globo.
Urussanga, além do MEI (Microempreendedor individual), tem também muitos “mimimi” e muitos “mi”. Tem o “Mi” da Barão do Rio Branco, tem o “Mi” de Rio América... Tem também os memes. Essa língua portuguesa...
A baguete, o pão alongado e crocante dos franceses, está com o seu consumo despencando. De três baguetes no pós-guerra para uma unidade em 2025. O marco zero dessa iguaria ocorreu com a Revolução Francesa, o denominado “pão da igualdade”. Ele virou patrimônio cultural da Unesco em 2022.
“A vida é como um relógio. Só vai para frente. Não olha para trás”. Novamente o Pe. Miro.
“Ficar à deriva no mar em meio ao nada e sem saber se sairia vivo dali mudou minha forma de ver o mundo”. Empresário Maike Araújo, 41, nos dias à deriva no mar, gravou até um vídeo de despedida para a mulher.
Vereadora Teba procurando viabilizar a recuperação da Escola abandonada de São Pedro e do Capitel próximo dos trilhos. A restauração desse capitel de São Pedro já vem se arrastando desde 2005, quando inúmeras associações, dentre elas a Academia de Letras e a ProGoethe, já pediam a intervenção do poder público para tal iniciativa. Lá se vão duas décadas e tutto fermo.
Uma do Lula e outra da Janja. Depois de mais uma gafe em seu repertório, quando afirmou durante a COP 30 que ninguém da comitiva sentiria falta daquele lugar (Belém), Lula resolveu aconselhar o chanceler alemão Friedrich Merz com um “Ele deveria ter ido a um boteco”, relatando ao chanceler que em viagem a Berlin não deixou de comer um bom chucrute. Ainda na COP30, depois de ser servido por um garçom mal humorado com guaraná quente e já sem gás, o prefeito de Londres, Sadiq Kahn, logo afirmou não se tratar de uma boa bebida e classificou o nosso refrigerante como horrível. A 1ª Dama não se deu por vencida. Enviou três latinhas de Guaraná para que tomasse geladinho e então o prefeito, com uma camiseta do Brasil, registrou: “Agora sim, Saúde!”
“Um casal forte resolve qualquer problema. Casal perfeito briga por tudo, mas não se desfaz por nada”. Vereador Tidinho.
Contrato, eu sei que você sabe, e o distrato? Distrato é rompimento do acordo, é a rescisão, mas nem sempre consensual. Ele extingue a obrigação e os direitos criados. Essa eu sabia que você não sabia.
Assim como em 2001, agora em 2025 a passarela foi conquistada pela força da beleza bergamasca. Em 2001, Renata Nesi Périco com o título de “La Più Bella Campagnola” e agora, Emanuele Cambruzzi, Rainha da Festa do Vinho. São os ares dos alpes urussanguenses.
A profissão de professor escorregando ladeira abaixo. Segundo o MEC, em 2040, se nada for revertido, haverá um déficit de 235.000 professores.
Não deixa se ser hilariante e também preocupante para muitos de nós. Na imprensa, o registro de “Idosa de 59 anos” atropelada em via de grande movimento. Felizmente sofreu apenas escoriações leves.
Precisamos sempre após cada revés, dar a volta por cima. Se não der para dar a volta por cima, que seja dada a volta por baixo. Mais uma do filósofo santanense Brizola.
No último dia 21 de novembro faleceu na Itália a cantora Ornella Vanoni. Uma cantora italiana fortemente ligada ao Brasil. Sua voz correu todo mundo em dezenas de canções, dentre elas “Io ti darò di più”, “Una casa in cima al mondo”. Gravadas em 1966, na era de ouro da música românica italiana. Em 1970, ela gravou “Sentada à beira do caminho” de Roberto Carlos com o título L’Appuntamento. “Não conheço outra cantora italiana que cantou tão bem o Brasil” afirmou o compositor e cantor Toquinho.
Valentões e valentonas nas redes sociais e no zap. No olho a olho, a situação muda de figura. Menos zap e rede social e mais realidade é o que o mundo está precisando. E a Austrália largou na frente proibindo adolescentes de até 16 anos nas redes sociais.
E o Papai Noel chegou a Urussanga, mas o governador não. Rodeia, rodeia os municípios do Sul e niente de pisar nella nostra Benedetta. Vereador Ivan Vieira tocou nesse nervo exposto para o povo urussanguense, principalmente os de Rio Carvão, Santana e Itanema.
“A família é o primeiro espaço de convivência, de acolhimento, de aprendizado e de amor. É nela que recebemos nossos valores mais preciosos, o respeito, a solidariedade, a responsabilidade, o compromisso com o próximo e o zelo pelo bem comum.” Vereadora Teba, na entrega da Comenda do Mérito da Família.
Felicidade não existe. O que existe são momentos felizes. Tem muita gente procurando esses tais momentos.
“É bom às vezes se fazer de surdo para evitar ouvir tantas abobrinhas de alguns”. A expressão abobrinha, no mercado com um preço muito baixo devido à abundância, passou metaforicamente a descrever algo trivial, sem conteúdo, sem sentido. Assim “falar abobrinha” significa proferir bobagens, asneiras, ou algo que não agrega em nada, assim como um produto de pouco valor comercial. Eu gosto muito desse legume ensopado, então pedimos desculpas à abobrinha pela comparação inventada pelos humanos.
A vida não é uma linha reta e sim cheia de curvas. E que bom que assim é e que assim seja.
Tribunal de Contas da União é o órgão que fiscaliza a aplicação do dinheiro público. Os maus gestores não têm praticamente nada a perder, pois as decisões deste tribunal levam anos e anos e as multas na grande maioria dos casos, nunca pagas. O TCU, por exemplo, já impôs a alguns envolvidos nos escândalos da Petrobrás e do BB, a devolução de quase 13 bilhões de reais, mas nenhum centavo foi ressarcido até hoje, segundo a Revista Veja. Isso é o que se denomina de “pasmem, senhores”. Isso se chama Brasil, o país da impunidade e dos infinitos recursos que a Justiça concede aos corruptos. Enquanto isso, ladrões de galinha ou de quinquilharias estão no presídio Santa Augusta. E depois reclamam do De Gaule que afirmou que o Brasil não é um país sério.
Nada como tomar um banho quente no inverno ou um banho frio no verão.
“Quem tem fé vai bem mais longe que seu pé”. Pe. Zezinho. E vai mesmo e volta.
ATTENTI RAGAZZI
“Criminosos usam celular na cadeia para comandar facções inteiras e ninguém da Suprema Corte dá 24h para explicar nada. Mas celular de visita agora vira caso de ‘gravidade institucional’. Não é justiça... é teatro para intimidar. Patético.” Nicolas Silveira, deputado federal por MG, intimado pelo STF após visitar Bolsonaro e usar o celular.
DA CAIPIRINHA
A caipirinha é uma bebida tipicamente brasileira. É um produto de exportação. Trata-se da segunda bebida alcoólica mais consumida no país, perdendo apenas para a cerveja. Um brasileiro consome em média 2,5 litros de cachaça por ano. Historiadores afirmam que ela nasceu no interior de São Paulo num engenho de cana da Capitania de São Vicente por volta de 1550. Tornou-se moeda corrente para a compra de escravos na África. No século XVIII, Portugal proibiu a produção, comercialização e consumo do produto no Brasil para evitar concorrência com o vinho do Porto e a bagaceira. Posteriormente com o fracasso da proibição, a cachaça tornou-se o produto que mais arrecadava impostos. Contribuiu com a reconstrução de Lisboa, destruída por um terremoto devastador. Em Minas Gerais foi a bebida dos inconfidentes. Hoje é a bebida de todos nós. Um coquetel verde amarelo que percorre o mundo.
PARA REFLEXÃO
Vinícola Cadorin, Vinícola J. Caruso Mac Donald, Prédio do antigo IAPETEC, Caixa d’agua redonda do hospital, Centro Cultural, Piscina do Monsenhor, prédio da 1ª sede da Prefeitura, Restaurante San Gennaro, a sede dos Friulanos em Rio Maior... Ruínas até podem impulsionar o turismo gerando renda, mas isso vale para Pompeia, não para Urussanga. Esperamos que em 2026, alguns desses nós sejam atacados de frente e desatados.

Olha aí o padrão e a qualidade de nossas calçadas ao lado do cemitério, na estrada que nos conduz ao Rio dos Americanos. Feitas nas coxas, no facão e na meia boca. Sem base adequada e com o concreto com aquela mistura consagrada pelas empresas terceirizadas nas obras públicas. Uma lata de areia, meio balde de água e duas colheres de cimento. Normalmente o cimento é o que dá a tonalidade cinza ao passeio público, mas pela escassez do produto, esta não é cinza e sim branca, tão branca quanto a Branca de Neve. A fiscalização por parte da prefeitura deveria ser diária nas obras. Fiscalizar depois da obra concluída é balela, é bomba, é bucha. Acompanhamos as fiscalizações das obras públicas desde o Governo Zen até os dias de hoje e podemos afirmar categoricamente que nesse campo não há alterações visíveis. Falta lubrificação nesse setor.








