Vereadora Bruna defende ações de bem-estar animal
- MARCIA MARQUES COSTA

- 11 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Governo do Estado enviou recursos para mais de 400 castrações

A vereadora Bruna Gabriela Salvador utilizou a tribuna durante a 44ª sessão Ordinária da CMU para destacar o avanço das políticas de bem-estar animal em Urussanga. Segundo ela, o município será o primeiro de Santa Catarina a receber ações do programa estadual “Pet Levado a Sério”, iniciativa que, em suas palavras, “deve ser levada realmente a
sério”. Na próxima quinta-feira, 11, a partir das 13h30min, cerca de 50 animais serão castrados por equipe veterinária externa, no bairro Bom Jesus.
Bruna informou que conversou com a médica veterinária da prefeitura Municipal e explicou que esta é apenas a primeira etapa do programa.
O investimento inicial é de aproximadamente R$ 15 mil, mas o total destinado ao município chega a R$ 89 mil, contemplando 448 castrações.
Ela celebrou a conquista e ressaltou: “fico muito feliz com essa ação e por Urussanga ser o primeiro município a receber o programa”.
A vereadora também chamou atenção para o problema recorrente do abandono ou descuido com animais adotados. Relatou que, no próprio bairro, muitos tutores deixam cães soltos nas ruas, o que considera uma irresponsabilidade. Ela mencionou que cuida “dos meus quatro cachorros dentro da minha casa”, reforçando que a população precisa fazer a sua parte, além das ações promovidas pelo governo.
Outra preocupação levantada envolve a falta de cuidado com a limpeza urbana. Bruna relatou receber diversas reclamações de moradores sobre tutores que levam seus cães para passear, mas não recolhem os dejetos. Para ela, esse comportamento prejudica a convivência coletiva e suja calçadas e jardins públicos e privados. Encerrando sua fala, a vereadora defendeu maior conscientização e compromisso dos tutores com seus animais e com a cidade. Agradeceu a atenção dos presentes, reforçando que o tema do abandono de animais exige responsabilidade compartilhada entre poder público e comunidade.










