top of page

SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS

  • Mosaico Cultural no paredão da Almirante Barroso. A solução está na cultura e no turismo. Uma ação para os conselhos de Cultura e Turismo e para a Vanessa, Eliana e William.

  • Dizem alguns que o PT está lutando para ter um canal de TV. Não sei por quê. Segundo outros, ele já tem a Globo. Que maldade ou que barbaridade, diria o amigo Claudino.

  • Vereador Caio De Noni questionou a necessidade da recapagem refeita num curto espaço de tempo num trecho da Rodovia Genésio Mazon. Ele defendeu maior rigor na fiscalização das obras públicas, sejam elas estaduais ou municipais. A obra pública requer fiscalização do início, meio e fim, afirmou o edil. É isso aí, Caio. Refazendo mais um trecho mal feito e o povo chamado para pagar o boleto. Essa é a realidade que persiste e resiste. Até entendemos a antipatia da função, mas ela é absolutamente necessária. É, Arcângelo De Noni, nem distribuindo salame e queijo a coisa anda corretamente.

  • A fome grassava no Nordeste enquanto um colar com 40 pedras de águas marinhas era dado a Rainha Elizabeth pelo Governo brasileiro. É o que registra “Carcará’’, uma das famosas músicas do rico nordeste brasileiro. Foi em 1953 no Governo Vargas, quando a mesma assumiu o trono inglês. A rainha Elizabeth tinha predileção por joias brasileiras.

  • Reduza a sua velocidade. Desacelere a sua vida. É a sugestão de uma propaganda. Deixe a natureza seguir o seu curso. Não acelere e nem antecipe nada.

  • “Nós errantes. Os homens são naturalmente andarilhos. Dominam ares e mares, atravessam desertos e geleiras, vencem cordilheiras e vales. E agora cobiçam o espaço sideral. Somos todos caminhantes, ora realizando sonhos, ora fugindo de problemas e de pesadelos.” Foi o registro da revista “Mundo e Missão”.

  • Saiba um pouco de história. A imigração no RS começou em 1752 com os imigrantes portugueses, pelos alemães em 1824 e pelos italianos em 1875. Posteriormente, poloneses, espanhóis, japoneses e árabes chegaram. Atualmente existem cerca de 4 milhões de descendentes italianos somente no RS. Em SC, açorianos em 1700, alemães em 1824 em São Pedro de Alcântara e em 1850 em Blumenau. Italianos em 1836 da Sardenha e com a grande imigração a partir de 1875 com os trentinos, venetos e bergamascos. Em 1869, os poloneses chegaram em Brusque e derem início a indústria têxtil catarinense.

  • Vale Peru, Vale Alimentação, Vale Panetone. Bolsa Família, Bolsa Gás. Nesse ritmo logo virá o Bolsa Divertimento, o Bolsa Camarão, o Bolsa Caviar, o Bolsa Cerveja. Como também o Bolsa Gelato, Bolsa Azulzinho.

  • E a pergunta sensata é: Quando será lançado o Bolsa Trabalho, o Bolsa Compromisso, o Bolsa Honestidade, o Bolsa Comprometimento? É dessas bolsas que o país precisa. Tem beneficiário do Bolsa Família recebendo mais que o trabalhador que labuta de segunda a sábado. Tem presidiário recebendo auxílio maior que o salário do trabalhador. Pode isso, Arnaldo? Pode. Em se tratando de Brasil, pode, infelizmente. Registra-se que milhões de famílias brasileiras necessitam do Bolsa Família, porém o pecado está na ampliação e no uso exagerado do método.

  • Chuchu ou machucho? Muito poucos sabem, mas a palavra chuchu que denomina esse legume significa queridinho, preferido. Ela provem do francês “chou-chou”. Também tem origem na indígena quíchua. Já o seu sinônimo, machucho, deriva de macho, do castelhano machucho significando astuto, forte, robusto. Essa eu não sabia e você provavelmente também não.

  • Ele capitulou. Luciano Hang, o fundador da Havan de Brusque, visitando Nova Veneza e sentando à mesa no Restaurante do Fefê num momento gastronômico único. O alemão se rendeu à gastronomia típica italiana.

  • O Brasil bateu recordes na exportação de amendoim para a China. Dizem que dentre os atributos do amendoim, está o de ser afrodisíaco, pois auxilia na produção de hormônios sexuais. Olha aí o nosso afrodisíaco proporcionando divisas. O amendoim que tem seu centro de origem aqui na América do Sul. Essa leguminosa foi disseminada pelo resto do mundo durante as explorações conduzidas pelos europeus no século 16, no período das grandes navegações (Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Américo Vespúcio, Cristóvão Colombo...).


ATTENTI RAGAZZI

“O Brasil é o país do esquece tudo”. Adirton Celso Ribeiro, da Barbearia Urussanga. É vero. E esquece tudo muito rapidamente. País sem memória. Realmente essa é uma das mais assombrosas e assustadoras facetas deste Brasil dito varonil.




E o Papai Noel, no apagar das luzes de dezembro de 2025, trouxe da localidade de Rio Caeté, da Vinícola Trevisol do Gilmar e da Edinéia, os palanques de granito para o mini parreiral de uva Goethe do Pe. Giliard. O primeiro Gilli, o Cônego Luiz Gilli, 2º pároco de Urussanga, também tinha um parreiral nas encostas da Igreja Matriz e produzia vinho de missa. Agora a cena se repete com o pároco Giliard Cesconeto Gava.


OLÍVIO



No primeiro dia do mês de fevereiro do Ano Santo de 2026, Urussanga se despediu de um de seus mais folclóricos símbolos, um de seus mais populares personagens. Olívio Biz, 90 anos, conhecido por todos, próximos e distantes, com o “Bif”. Olívio Biz integrou o grupo de mecânicos das décadas de 50 e 60 e princípios da década de 70 da legendária e inesquecível SOCIR - Mecânica Urussanguense - na Barão do Rio Branco, com a semana começando às 6 da matina e concluindo às 16 horas do sábado, quando o sino da Matriz anunciava a chegada de mais um “Dia do Senhor”. Essa empresa foi responsável por fazer La Benedetta rodar por décadas. No ritual de encerramento das atividades aos sábados, sempre a cachaça da Churrascaria de Romeu e Vilma Bom. Depois do traguinho para todos, o Bif se livrava do macacão de mecânico e dos 2 kg de estopa nos bolsos. Homem das mil e uma piadas, a maioria delas nascidas nos estaleiros da oficina, nos bares, na barbearia, na igreja, no banco da praça, nas festas do Rio Carvão, quando 21 de novembro era feriado na oficina. Dia de reverenciar “La Madonna Della Salute”. Uma dessas piadas registra que visando a manutenção do relógio do Padre Gilli, o Bif e a Kamola foram designados para irem à Itália em busca de uma solução para o relógio avariado com tudo pago pela Igreja, porém, ele e a Kamola recusaram o convite. Apenas por medo de avião. Nos últimos tempos ele trocou o tradicional Fusca tomate maduro por uma Biz, fabricada pela Honda desde 1998. Afinal combinava. Dizem até que por emprestar o seu sobrenome, ele tinha ações na empresa. Olívio Biz na Biz. Mecânico, antes atuando na roça, filho de Elias Biz, um dos maiores fabriqueiros do Padre Gilli e do Padre Agenor. Olívio seguiu os passos do pai e foi também muito próximo da igreja, foi sacristão. Assistia as missas sempre na sacristia após puxar os sinos da torre da matriz. Dono de um poço sem fundo de bom humor e da alegria. Foi festeiro ao máximo no centro e nas festas dos padroeiros do nosso interior. Ele ora armava, ora dissipava grandes tempestades. Viveu experiências que transpassaram a sua alma mas nunca capitulou. Se reerguia sempre. Olívio Biz foi amigo, grande amigo, foi fortaleza, foi mecânico. Há conserto de veículos nas inúmeras garagens do céu, Bif. Olívio foi sepultado no chão sagrado de Urussanga no dia 02. Em seu velório, mecânicos e chapeadores da velha Guarda: Egídio Scarpato (o Fifi), Pola, Janinha, Valdir Possamai, Hilton May. Com a despedida do Bif, a alegria e o bom humor murcharam bastante aqui na Benedetta. Na imagem, Olívio Biz na rua Irmã Faustina em dia de Corpus Christi. Pessoas como o Bif fazem com que Urussanga seja algo ‘sui generis”, algo original, como diria Tóni Fornasa.


“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”



1951-2026 – 75 anos da Rádio Fundação Marconi no ar. Bem aventurado Pe. Agenor, aquele que deu o pontapé inicial e a todos aqueles que de um modo ou de outro contribuíram para garantir a Rádio Marconi no ar em seus 75 anos de existência.

Do Microfone de Deus à Andorinha Mensageira, um voo de 75 anos do Planalto Serrano às brancas areias do Atlântico Sul. Padre Agenor foi um visionário que pilotou voos arrojados em Urussanga, sempre muitos anos à frente de todos os que o rodeavam.



 
 
PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page