SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA

- há 3 horas
- 5 min de leitura
A PRIMEIRA COLHEITA NO PARQUE

A Vindima do Parque Municipal marcou a primeira colheita da uva Goethe em uma área pública de Urussanga.
O evento, realizado pelo Governo Municipal em parceria com o Rotary Clube e a Epagri, reuniu a comunidade e turistas no sábado, dia 17 de janeiro, em uma programação que incluiu colheita simbólica, pisa das uvas, degustação e compartilhamento de informações sobre os Vales da Uva Goethe.
A plantação de videiras da nossa tradicional Goethe nesse local tão visitado, vem evidenciar esse traço cultural da Benedetta.
Foi bom participar desse momento lembrando dos que criaram aquele espaço para a comunidade urussanguense e tanto incentivaram a vitivinicultura local: o ex-prefeito que dá nome ao Parque- Dr. Ado Cassetari Vieira e sua esposa e ex-Secretária de Educação e Cultura- Dona Ana Maria Mariot Vieira.
PÍLULAS
“O turismo em Urussanga inicia 2026 com os dois pés”. Assumiu a Diretoria de Turismo, o amigo e colunista do Jornal Panorama Willian Marques. Ele promete abrir novos caminhos e ampliar os já existentes. A Secretária Vanessa está muito bem ancorada com os diretores Willian do Turismo e Eliana da Cultura. Que o trio turístico-cultural faça história.
Você é a favor da inteligência artificial? Claro. Ela é importante para todos e importantíssima para aqueles com inteligência natural fraca e que precisam de complementação, de suplementação. Não deixa de ser uma prática inclusiva.
A solução para aqueles que como eu, às vezes, tem insônia. O negócio é conseguir um emprego como guarda noturno. Aí o tempo passa mais rápido. Foi a sugestão de um amigo.
China executa ex-banqueiro que aceitou subornos de 156 milhões de dólares e foi condenado por corrupção. Se a moda pega no nosso Brasil, a Funerária Nossa Senhora da Conceição teria muito trabalho, e assim como outras espalhadas pelo país, não daria conta do recado.
E eu que achava que dente não se movimentava. Se movimenta sim, quando falta algum na arcada dentária. Pelo menos foi o que disse o Dr. André Zavarise.
Servidor é demitido por apresentar atestado médico falso em Balneário Camboriú. Somente no ano passado, a prefeitura de Balneário registrou 1780 atestados por mês com um custo de 19 milhões para o cidadão pagar. Conheci essa realidade na pele no período em que administramos a Estação Experimental da Epagri, quando num universo de 79 funcionários, 5% deles respondiam por 90% dos atestados. Uns evidentemente necessários, outros “arranjados”. Infelizmente faz parte da cultura brasileira, do famoso “vamos dar um jeitinho”. O escândalo é que acham isso tudo normal.
Como indagou aquele sacristão ao Pe. Gili: “Afinal, os ‘gentios’ seriam aqueles que distribuem gentilezas ou não?” Gentios provêm do hebraico e são aqueles povos que não eram judeus. Eram de nações pagãs, idólatras ou estrangeiros. Mas o apóstolo Paulo rompeu o paradigma e abriu o evangelho de Cristo para todos. Judeus e gentios. A Igreja Católica comemora o apóstolo Paulo em duas datas principais: 25 de janeiro, celebrando a sua conversão no caminho de Damasco, e 29 de junho, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, que marca o martírio de ambos. A data de janeiro foca na transformação de Saulo, e a de junho, na sua missão como apóstolo.
Você também integra o clube do TQQ, o clube que trabalha somente nas terças, quartas e quintas-feiras?
Na nossa opinião, o Supremo Tribunal Federal anda se “intrometendo” demais na seara dos poderes legislativo e executivo. Quem deveria mandar no país são aqueles que tem a procuração do voto. Quantos votos detêm os ministros do STF? Acho que juntos mal elegem um vereador. Eu particularmente não gosto do perfil dos ministros do STF. Considero os mesmos todos arrogantes. Uns acham que são deuses, e outros têm a certeza disso.
O brasileiro Henrique Braun foi alçado ao cargo de presidente-executivo da Companhia Coca-Cola. Ele é o novo CEO global. Agora só falta tomarmos de assalto a Pepsi Cola.
A reportagem “Urussanga - você tem companheiros aqui.” A revista Rotary Brasil, que a cada edição foca um município brasileiro com o quadro “Você tem Companheiros Aqui”, focou Urussanga. Além da edição impressa atingir 2317 clubes envolvendo 52.500 rotarianos, teve 260 mil visualizações.
FRASE
“Fazer amigos é fácil. Perder amigos é mais fácil ainda.”
Pe. Miro, no Alvorada do Cristão.
ATTENTI RAGAZZI
“Em 2026, agradeça mais e reclame menos”. Pe. Giliard, na missa das 18:30 horas do dia 31/12/2025. Então, graças e louvores sejam dados a todo o momento.
O CARAMELO E A CAPIVARA
No período de 2003 a 2007, quando respondíamos pela Estação Experimental da Epagri de Urussanga (EEUR), apareceu um vira-lata caramelo, símbolo canino nacional e começou a ser alimentado pelo guarda Jurandir. Logo veio a reclamação dos pesquisadores de que não “pegava bem, que destoava” um cachorro sempre na frente do prédio principal. O guarda Jurandir em conversa com a chefia disse que levaria, então, o Caramelo para casa. Eu respondi que havia muitos que destoavam na Estação e não apenas o cachorro. Enquanto eu decidir os rumos dessa unidade, o Caramelo fica. E ficou. Ele era o mascote da Pesquisa e da Extensão Rural. E assim ficou por vários anos com direito a cama, mesa e banho. Depois de quase 20 anos, uma sugestão aos pesquisadores: Que tal adotarem a capivara como a nova mascote da pesquisa da EEUR. É, o mundo gira e nem sempre da esquerda para a direita como um relógio. Às vezes a rota se inverte.

Na 18ª Vindima Goethe eis que surgem juntos, no parreiral simbólico do Goethe no Parque, o chefe geral da EEUR e o chefe administrativo, Stevan Grützmann Arcari e Henrique Trombim, respectivamente. Enquanto um gosta de beber vinho, o outro gosta de cantar. E vinho e canto combinam em qualquer lugar do mundo.

O Mini parreiral implantado em parceria com a Prefeitura, Epagri e Rotary Club rendeu bons frutos. Foi a atração da Vindima naquele sábado de sol com colheita e pisa de uvas pelos turistas. A manutenção do parreiral é de responsabilidade do Rotary Club tende à frente o rotariano Gilmar Trevisol que doou os palanques de granito e cuida do mesmo com muita dedicação e esmero.
“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Panorama inicia neste ano um novo espaço a nosso encargo. Vamos registrar imagens emblemáticas de vivências de um passado cada vez mais distante e se apagando da nossa memória. Acompanhe a cada semana “Em algum lugar do passado”. A imagem de estreia nos remete à residência de Marcos Costa e Dona Odete Bilk Costa, que chegou a Urussanga para lecionar em 1936. Foi em outubro de 1997, 60 anos depois de sua chegada, que passando de Jeep Cinza MML 1954 4x4 pela Avenida Marcos Costa, observei a cena e não resisti. Estacionei, fotografei e na sequência aquela conversa com ela em sua varanda. Das recordações de Florianópolis, dos tempos do Barão do Rio Branco como professora, a dona de banca de jornais e revistas na Praça Anita na década de 70 na antiga residência da Família Zanellato. Naquela época já recebia os jornais do Rio e São Paulo via Sérgio e depois Daniel Costa. Ah, um detalhe! Dona Odete tinha duas marcas registradas: O uso constante de sapatos com salto alto e a sua vasta cultura. Vivemos um tempo, disse ela, que infelizmente o mundo está saindo dos trilhos.
O bom senso, a educação e o respeito estão evaporando.

Na antevéspera dos 75 anos da Rádio Fundação Marconi, a Rádio do Pe. Agenor, surge na emissora uma nova dupla: Gili e Gilinho.

Nas festas de final de ano, olha aí pai e filho rumo às compras. Cada um com seu carrinho. O filho Pedro Ceron com o pai Jeferson e a mãe Beatriz Sprícigo Ceron observando de longe os dois.








