SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA

- 13 de nov.
- 7 min de leitura

Sai a Letícia Trevisol Apolinário, chega a Adriele Andreia da Silva, a nova secretária da Rádio Marconi. Seja bem-vinda e integre uma equipe de gente vencedora.

Praia da Esplanada e a nossa visão terceiro mundista – Monumento à Ignorância, a mais corrosiva das substâncias.
DAS MÁXIMAS NA CÂMARA
Sou uma pessoa que gosta de brincar agrupando palavras que produzem determinados efeitos. Por isso, registramos essas máximas legislativas pronunciadas pelos edis: “Gente, por que que nós temos que ficar sempre no A, E, I, O, U?” Sobre as lombadas, disse: “A gente recebe pedrada de um lado e elogio de outro”. “Todo dia é dia de pedido que a gente nem sabe a quem atender”, sobre as mordidas dos eleitores. “Uma demanda, um retorno”. Vereadora Teba
Sobre o funcionário público: “Mais do que uma profissão, o servidor público representa um compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento.” E sobre a decoração de Natal comentou que as coisas bonitas custam caro”. Vereadora Izolete
“E as emendas impositivas não se impõem.”
Do vereador Tidinho
“Se você não gosta do que faz, vai, vaza. O bom atendimento é uma demonstração de respeito ao cidadão.” “A gente não vê o fiscal. Nós somos uma engrenagem, um dependendo do outro. Ninguém trabalha sozinho. Somos um. Um depende do outro e o outro depende do um.” “Ninguém mais sofre de dor de dente como no nosso tempo.” “Não quero ser repetitiva, mas preciso ser.” “Precisamos clarear o portal da SC-108 e SC-445.” - Citações da vereadora Méri.
O vereador Ivan Vieira afirmou para a imprensa que conheceu o Deputado Zé Trovão. Eu já acho que além do Zé Trovão, ele conheceu a tempestade.
Sobe elevador, desce elevador, fala com um, fala com outro.” - Vereador Vardinho, sobre sua viagem a Brasília.
“A função do vereador não é aquela de passar recado ou recadinho.” - Vereador Barreto.
“Eu me convido para fazer a leitura de uma mensagem de espiritualidade. !Casa sem esvritúral é algo terrível e lombada alivia”. Vereador Zé Bis.

Urussanga vivendo bons momentos culturais e empresariais. Começou com o Festival de Danças envolvendo 15 entidades educacionais (Escolas Municipais, Estaduais e Particulares), além da UNESC. Foi beleza e leveza no recinto da Praça D’Itália. Depois com a homenagem da ALESC para os produtores de vinho Goethe e terminou com a Feira da Mulher Empreendedora, realizada no último domingo. Dezenas de mulheres expositoras que transformaram seus sonhos em realidade. Foi um dia para a comercialização de produtos e serviços no evento denominado “Mesa e Negócios”. A iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial de Urussanga (ACIU), entidade comandada por Joelma Fornasa. A coordenadora do núcleo da Mulher Empreendedora de Urussanga e idealizadora do projeto, Márcia de Rochi, fazendo história. Admiro todos os empreendedores e empreendedoras que montam seus próprios negócios e se atiram para conquistar o mercado. Admiro principalmente aquelas mulheres que idealizam seus empreendimentos e colocam no nome da empresa, o seu próprio nome. Temos em Urussanga, vários exemplos, dentre os quais registramos: Miriam Bosa, Fabíola Zanin, Pietra Liberato.
DOS NOSSOS NOMES
Brasil com um exército feminino de 12 milhões de “Marias” e um exército masculino de 5 milhões de “Josés”. Na sequência seguem: Ana, João, Pedro, Carlos, Lucas e Luiz. Nomes esquisitos no país como Abenízio, Abidêncio, Juergen, Oberdania. Além do Assis, tem o Agassiz. Registramos também curiosidades como o Ivoé, cujo pai falou: “registra o Ivo, é. E no lugar de Ivo ficou Ivoé. Tem também o Advir, retirado do Creio em Deus Pai, Jotair e o Jotavir. Tive um tio que casou com a Clara Sangaletti de Belvedere, viúvo no segundo casamento, adivinhe o que aconteceu: casou com outra Clara? Não casou com a Gema. Não, desta vez foi a Gema. Em Belvedere já teve a Dulcíssima. Dolcelina, Puríssima e Castíssima. Tivermos o Irme, Secondo, Quinto e o Sétimo. Segundo o censo, há no Brasil a bagatela de 401.000 Sérgios. Por outro lado, há no país 34.030.104 pessoas com o sobrenome “Silva”. Seriam todos parentes do Lula? Em segundo lugar, vem os sobrenomes Santos, seguido por Souza, Oliveira, Pereira, Ferreira, Lima, Alves, Rodrigues e Costa. Dos dez mais masculinos: José, João, Antônio, Francisco, Pedro, Carlos, Lucas, Luiz, Paulo e Gabriel. Dos dez mais femininos: Maria, Ana, Francisca, Júlia, Antônia, Juliana, Adriana, Fernanda, Márcia e Patrícia.
DO ESCRITOR DAN BROWN
Dan Brown, escritor americano, autor do Código da Vinci, hoje com 61 anos, já vendeu a incrível marca de 250 milhões de livros e suas obras já renderam mais de 1,4 bilhão de dólares. Dele, algumas observações que seguem: “Nos pequenos detalhes, as grandes diferenças.” “Religião e Ciência sempre bateram a cabeça.” “A mente humana rejeita o caos.” “O pêndulo da vida vai e volta. Cuidado com ele.” “A religião tem um papel positivo no mundo. É uma estrutura moral, fonte de conforto para milhões de pessoas.” “Há mais bondade do que maldade no mundo.” “Contar história é a forma mais antiga de arte que existe. O ser humano costumava se sentar ao redor de fogueiras e narrar como foi a caçada do dia.” “A espécie humana nunca criou nenhuma tecnologia que não tenha sido transformada em arma. O fogo, a roda, o computador e agora a Inteligência Artificial. É ingenuidade achar que será diferente com a IA. Mas as novas tecnologias trazem mais benefícios que perigos.” E para concluir, ele registrou que as crianças e os jovens que cresceram ou que crescem imersos na lógica das redes, não têm atenção suficiente para focar na leitura. Precisam que algo novo aconteça a cada cinco segundos. Uma tragédia.
PÍLULAS
Na semana passada estivemos integrando a comitiva do Vinho Goethe que recebeu homenagem na ALESC. Representando os colegas da Epagri que atuaram neste projeto que já ultrapassa 20 anos, registramos que o Vinho Goethe é um símbolo cultural tão forte para o Sul, quanto a ponte Hercílio Luz é para Florianópolis e para os catarinenses. Então, vida longa ao vinho Goethe. Coube a vereadora Lete, o pontapé inicial neste processo. Sem este, não haveria os demais e o desfecho. A solicitação da vereadora foi atendida pelos deputados José Milton Scheffer e Pepê Colaço.
Prefeitura Municipal de Urussanga perde um pouco do seu poder de fogo. Uma lástima para a atual administração perder uma funcionária tão dedicada e competente na área de gestão de convênios e captação de recursos. Fabiana Tomaz, depois de 13 anos de trabalho, resolveu escolher trilhar uma nova estrada. Deixa uma trajetória altamente positiva no Poder Público Municipal. Seguirá em frente em sua nova experiência profissional, pois tem luz própria.
A gratidão abre não apenas portas, abre também janelas. A ingratidão é uma palavra que não consta no dicionário de minha mente e do meu coração. E risque também de seu dicionário as palavras sempre e nunca. O sempre e o nunca, nunca existirão de modo ininterrupto.
Deputada Lucinda Vásquez foi flagrada deitada em um sofá ao telefone enquanto um funcionário cortava suas unhas. Cena viralizou nas redes sociais. Ela é do Peru e por aqui descartamos a cena com nossos assessores, mas em Brasília tenho minhas dúvidas. Vai que essa prática se espalha também pelo país.
Como afirmou uma “taliana”, no tradicional sotaque carregando letras: “Depois do ciclone o dia de hoje amanheceu amarrrelinho”.
“O melhor treinamento mental é a leitura”. Dilson Antônio Piovesan, urussanguense radicado em Tubarão, a Cidade Azul, que recentemente recebeu moção de aplausos na Casa Legislativa por indicação do ex-vereador Edson Kuki Savi Mondo.
Em 2026 a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência irá completar 90 anos de Brasil. As primeiras sete freiras da congregação aportaram no Brasil em 1936. Almas voluntárias com dedicação aos doentes, jovens, pobres e órfãos. Dentre elas, a Irmã Faustina Oldani, a mãe dos órfãos do Paraíso da Criança
Colírio aprovado nos EUA promete melhorar a visão de perto e reduzir o uso de óculos. O assunto interessa a um grande batalhão.
Vereador Zé Bis divulgando da tribuna da Câmara que o cineasta Yves Goulart recebeu a condecoração Cruz e Sousa, a condecoração em mais alto grau da cultura catarinense. Dois representantes da etnia negra cruzando o seu caminho carregado de energia positiva. Cincinato do Rio América e Cruz e Sousa, de Florianópolis, o maior poeta do simbolismo brasileiro. A boa terra jamais nega honra e reconhecimento a quem a enaltece.
O Conselho de Cultura aprovou em sua reunião o local do mosaico Aldo Baldin, a princípio, no corredor do Centro Cultural, em local nobre. No início do ano que vem, o Conselho vai priorizar a restauração do material do Aldo nos camarotes do Anfiteatro. E o filme Aldo Baldin - uma vida pela música, chegando em Nova Bellun - Siderópolis, cujo hino do município foi composto pelo tenor.
Vídeo postado nas redes sociais atestando a situação deprimente das traves da Serrinha que impedem a circulação de caminhões. Elas não necessárias e precisam de reparos urgentes. Chega de eucaliptos como escora ou muleta. Elas são necessárias, pois a serrinha não comporta tráfego pesado, apenas carros de passeio, caso contrário, em um ano, adio asfalto. Conversamos com o secretário Robson Miranda e ele comentou que uma solução para sanar este problema está em andamento. Então, aguardemos pois.
“A missão se faz com os pés dos que vão, das mãos que ofertam e dos lábios daqueles que rezam”. Pe. Fernando Dos Santos de Oliveira, o nosso Dei Santi Olivo.
Hoje à noite, logo após a celebração da tradicional missa das 18:30 horas, será inaugurado pelo padre Giliard o sistema de ar condicionado do Centro de Pastoral da Matriz Nossa Senhora da Conceição. E como ninguém é de ferro ou de aço, após a cerimônia, a paella do Chef Motta.
ATTENTI RAGAZZI
O asfalto para o Rio Carvão que, pelo grau de dificuldade, achava que seria anunciado no dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, não ocorreu. Por enquanto só rumores. O final do ano chegando e enquanto não temos a Rodovia dos Mineiros com o manto preto, temos apenas a Rodovia dos Minérios. Urussanga é rica em recursos minerais. Tem o carvão e a pirita. Tem o barro branco, o barro preto e o barro vermelho. Só não temos asfalto.








