top of page

SÉRGIO MAESTRELLI


ree

A Epagri e a Coofasul com presença na Câmara apresentando um balanço das atividades realizadas em prol do agricultor. Henrique Viana e Silva, engenheiro agrônomo extensionista, registrou o apoio às atividades culturais como Festa do Vinho, Ritorno Alle Origini e Vindima Goethe. Apoio aos conselhos municipais (COMDRU, COMTUR, CAE E CONDEMA), apoio e fortalecimento da COOFASUL, bem como assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais, capacitação de agricultores e operacionalização de políticas públicas. Com relação às metas para 2026, destaque para cursos de produção de uva para iniciantes e avançado, análise sensorial de vinhos, Festa do Vinho, Vindima Goethe e um programa de sensibilização sobre proteção de nascentes nas bacias de captação, além do acompanhamento dos produtores em termos de assistência técnica na produção e comercialização. A engenheira agrônoma Débora Rodrigues Schuch destacou os trabalhos em andamento para este ano e estabeleceu as metas para 2026 envolvendo incremento na aquisição de produtos do meio rural pelo município, participação das chamadas públicas e programas do Governo Federal, além de implantar uma cozinha modelo e incentivar e apoiar a criação de novas indústrias no município. Na imagem, Josana Romagna Spadel, Celi Sorato,Henrique Viana e Silva, Débora Rodrigues Schuch e Léia Mariot.


V CONCORSO HEDI DAMIAN


ree

Com um grande público entre pais e alunos no Ginásio de Esportes Centenário ocorreu a cerimônia do V Concorso Hedi Damian.

No início, a execução dos hinos do Brasil, Itália e de Urussanga. A secretária da Cultura, Vanessa Lopes, registrou que as cartas trocadas entre os alunos de Urussanga e Longarone são sinônimos de magia e emoção. A Secretária da Educação, Andresa Bonetti, afirmou que a festa era dos escolares, os protagonistas da noite. Esta ação mantêm a cultura viva entre as novas gerações. Uma declaração de amor às origens, às raízes. Vice-prefeito Renato Fontana declarou que “a nossa geração tem a responsabilidade de manter a nossa identidade junto às novas gerações, pois o futuro é delas”. Prefeita Stela afirmou que a homenagem a Hedi Damian com este concurso foi uma feliz decisão do Movimento Cultural. Nevton Bortolotto, em nome do Movimento Cultural, declarou que levar a cultura italiana para frente é missão da nova geração, dos alunos, dos jovens. Esse concurso intensifica e fortalece a relação Urussanga/Longarone.

Cerca de trinta e sete alunos receberam premiação das autoridades convidadas. Alunas da Escola Rosalino De Nez com trajes típicos empolgaram os presentes com a dança da Tarantela.

Panorama registra o reconhecimento e o agradecimento a duas professoras mentoras dessa iniciativa cultural: Professoras Liz Zapellini De Bona (foto) e Silvana Mazzucco de Oliveira da Escola Lydio De Brida.



ree

Na semana batizada como a semana dos cavaquinhos abençoados, Cristiane Barrichelo, André Carara, Vera Rosa e Ivalci Terezinha Canever, na Praça Anita na venda dos cavaquinhos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro da Estação. Foram produzidos e consumidos mais de 36.997 cavaquinhos, tudo em prol às ações da referida Paróquia conduzida pelos padres Miro e Eduardo. Como diria a Cris, o tamanho é bom, o sabor excelente. Eu não sei se eram 10 cavaquinhos por 7,00 reais ou 7 cavaquinhos por 10 reais. Quem deve ter adquirido alguns pacotes foi a Giselda Trento Mazon, apaixonada pelos famosos “cróstoli”. Como diria o imigrante italiano, “escuta” o cheirinho. Bom demais.


PÍLULAS

-

  • Neste mês de outubro no Vale do Itajaí, das nascentes até a foz, uma festa em cada cidade. E em todas, dá-lhe bandinhas, dá-lhe chope. Nos cinco dias da semana, ninguém emparelha com o alemão no trabalho e nos finais de semana, ninguém derruba do podium o alemão nas festas. Um povo que trabalha é um povo que faz festa.

  • Quanta coisa a gente faz e depois quer voltar atrás.

  • “Evite ao máximo ser pessimista. Pessimista só olha para baixo. A solução está lá em cima.” Precisamos dizer: um copo mezzo pieno (cheio) e não um copo mezzo vuoto (vazio). Pe. Valdemar Carminati em “Vai, vai Missionário do Senhor”.

  • Solicitei a um determinado setor público uma informação. Depois de uma “quarentena” de quinze dias sem resposta positiva ou negativa, resolvi, para respeitar meu direito de cidadão, dar uma beliscada via imprensa. Ele não gostou do belisco, mas se fosse um petisco, gostaria.

  • E o Lula, hein! Com o apoio de três leões. Um brasileiro e dois americanos. O leão brasileiro é aquele do Imposto de Renda e o leão americano é nada mais, nada menos, que o Donald Trump. A candidatura dele para a presidência se consolida e pode obter um quarto mandato. Enquanto isso, a Direita está dividida e fracionada, e todo reino dividido em si mesmo desmorona. A esquerda e Lula por esses dias são somente sorrisos. Está fazendo até um curso de inglês e repetindo a sua frase preferida: “I like you, my friend Donald Trump.” E para acrescentar mais uma cereja no bolo, está em Roma com o segundo leão americano, o Papa Leão XIV. Em cada esquina, em cada canto, só vejo petistas radiantes. Quem caminhava para o inferno, agora parece caminhar para o céu. Se chega lá não sei, porque a política muda em fração de segundos, então a conferir os próximos lances do tabuleiro político.

  • Guerra entre Israel e o Hamas em Gaza já deixou 64 mil crianças mortas ou feridas, afirma a Unicef. Que tragédia. Vidas e sonhos interrompidos pela sandice do bicho homem.

  • - Afinal, por que a urina é amarela? Não sei. Dá um Google. Dei e obtive a resposta. A urina é amarela por causa do pigmento chamado urobilina (também conhecido como urocromo), que é um subproduto da quebra das células vermelhas do sangue.

  • Algo realmente “sui generis”. Belha e a sua equipe na Coopercocal alcança 97% de aprovação entre os associados. Foi o que apontou uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).

  • Ei, você que é um apaixonado pela praça coberta, faço uma sugestão. Visite com frequência a Praça D’Itália no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Ela é uma enorme praça coberta. Não sei se tu me entendes, como diria o manezinho da ilha.

  • Se tem algo que eu gosto de cortar nesta vida é o queijo.

  • Quem decide a compra de colchão e cama é sempre a mulher. Quem disse isso? Alguém fez essa declaração na imprensa. Assunto que ninguém tem condições de contestar.

  • Nilson Piva, conhecido por todos como “Gaíto”, tem um cartório no meio rural com registros de milhares de nascimentos. Está com uma dúvida em termos de datas de nascimento, consulte o Gaíto, o escrivão juramentado de Rio Carvão e acabe com ela.

  • A sigla GM em todo o mundo é identificada como General Motors. Aqui em Urussanga, a “coisa’” teria que ser diferente. GM é o apelido do amigo Galo Meneghel.

  • Panorama reconhece e agradece a equipe de voluntários, que em finais de semana, dedicam várias horas para atuar no pedágio em benefício de entidades como a APAE e de crianças que requerem tratamentos médicos especiais. Felizes daqueles que como voluntários em nome do bem, atravessam a porta estreita que depois se abre em grandes horizontes e se descobre a felicidade de servir, com benefícios para ambos os lados. Seja você também um voluntário. Voluntariado faz bem e realça o sentido da nossa vida. Faça o bem, porque ao contrário do mal, não há chance para o arrependimento. Fazer o bem faz bem. Fazer o mal faz mal.

  • O etanol é o álcool de uso comum em bebidas alcoólicas, produzido a partir da fermentação de açúcares de plantas como a cana-de-açúcar. Já o metanol é um álcool industrial altamente tóxico, usado como solvente e matéria-prima para produtos químicos.

  • “Antes que o mal cresça, que se corte a cabeça.” Vereadora Meri, defensora da guilhotina para destruir o mal. Como afirmou ela, em algumas situações existem detalhes, que não são exatamente aqueles detalhes da romântica música de Roberto Carlos, sempre rei desde os tempos da Jovem Guarda nos Anos 60.

  • Como diria aquela propaganda, não sabemos adivinhar o futuro, mas podemos tomar decisões inteligentes hoje. E lembre-se, somente o testemunho arrasta e convence.

  • Quedas sucessivas na cidade nos últimos dias: mulher caiu numa rua de lajota solta e torceu o tornozelo. Aqui na nossa rua, um “bicicleteiro” caiu no asfalto e ao que tudo indica, quebrou ou destroncou o pé e machucou o antebraço. Outra senhora quebrou o salto alto no calçamento. Na lajota, no asfalto ou no granito, às vezes o tombo é inevitável e a culpa é da lei da Gravidade de Newton.

  • Isso tudo reverbera no processo, disse em tom pomposo o advogado. Reverbera? O que é isso? - disse o vivente confuso. Reverbera significa que ressoa, que repercute. Ah, então tá.

  • Zaffari, uma rede de supermercados das mais tradicionais do Rio Grande do Sul completou 90 anos. Na solenidade, a homenagem ao diretor Nilson Maestrelli, o mais antigo funcionário ainda na ativa. Começou na dourada década de 70.

  • O Grupo Escoteiro de Urussanga com sua sede no Parque Municipal, que teve seu espaço de atividades suprimido por uma pracinha sem atividade e utilidade nenhuma até o momento, está com as atividades momentaneamente paralisadas. Uma das soluções dos escoteiros que ficaram órfãos é se integrar ao Grupo Escoteiro de Cocal do Sul. Foi o que fizemos com o neto. Pai escoteiro, filho escoteiro, neto escoteiro. É para manter a tradição. Mais uma vez, um município filho dando lições ao município pai. Mais uma entidade do nosso município que murcha e que “vade retro”.

  • Marzano, Marzano.


ATTENTI RAGAZZI

Urussanga era definida como sendo um “Leone in gabbia”, ou seja, um leão na jaula”. Com a vinda do Padre Giliard, é preciso efetuar uma revisão no conceito. Agora Urussanga caminha para ser um “Leone fuori dalla gabbia”, ou seja, um leão fora da jaula. É vero.

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page