top of page

SERGIO MAESTRELLI

Os últimos moicanos


Na administração Vânio José Piacentini/Iris Cancellier De Brida, foram construídos em pontos estratégicos do município diversos abrigos para passageiros de ônibus. As referidas construções levam a assinatura de Nicanor Zavarise, um de nossos artistas da pedra, do granito. Ele corta a pedra com a mesma facilidade com que nós cortamos o pão, o queijo, o salame. Desta série de abrigos, salvo melhor juízo, restam apenas dois. Um na Vidal Ramos, a Rua do Grupo Escolar Barão do Rio Branco e outro na Avenida Marcos Costa. O do grupo estava coberto de juras de amor feitas por estudantes sob a influência de Romeo e Julieta. Já o da Avenida Marcos Costa, entre 2005 a 2009 uma “tempesta” levou muitas telhas e ficou descaracterizado. A cultura desta vez foi vítima da preguiça do Poder Público que fez com que ao invés de se buscar algumas telhas originais, optou-se por arrancar tudo e colocar Brasilit, a famosa telha de fibrocimento.


PÓLIO PLUS PERDE CLEM RENOUF

Faleceu no mês de junho, aos 99 anos na Austrália, o rotariano Clem Renouf. Ele foi um dos principais responsáveis pela criação da companha global contra a pólio. Renouf foi presidente do Rotary Internacional no período de 1978-1979 e por 70anos pertenceu ao Rotary Club de Nambour, na Austrália. Foi uma verdadeira luta planetária de saúde pública que está nos últimos rounds. Ele transformou a vacinação antipólio num projeto mundial através do Rotary. E todos os clubes do mundo aderiram e apoiaram a sua ideia. Ele foi homenageado pelo clube a que pertenceu por décadas com o prêmio Pioneiro Pólio Plus e com o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si. Definido como líder nato por seus companheiros, Clem foi um desses seres humanos que vem ao mundo, e antes de partir, o deixa melhor do que encontrou. Fez mais pela saúde da população mundial do que seus próprios governantes, e sem cargo político.


DEBANDADA COM REVOADA NA OPERAÇÃO LAVA-JATO

E a Operação Lava-Jato para alguns está parando, para nós já parou de jatear. Debandada dos procuradores que investigavam numa ação patrocinada, quem diria, por aquele que na campanha jurou combater a corrupção com tudo e que chegou até mesmo a assustar o diabo com sua promessa. Infelizmente a Operação Lava-Jato seguiu pelo mesmo caminho que a sua irmã italiana, a “Mani Puliti” ou “Mãos Limpas”. Tanto lá como cá, a corrupção que se acreditava estar na UTI já passou para um quarto normal e com direito à visitas. Logo terá alta. Essa história ainda vai acabar com todos soltos e com o Sérgio Moro e o Deltan Dallagnol presos. Quer apostar comigo 1 kg de amendoim como isso vai acontecer? Mas não pode ser 1 kg de amendoim comum, ter que ser 1 kg de amendoim cavalo, daquele que tem lá na Atafona do Derdi na Rua do Sapo. O brasileiro é muito ingênuo, ingênuo até demais, ou passivo demais.

EPAGRI APRESENTANDO EXCELENTES NÚMEROS


Os epagrianos podem se orgulhar da Epagri com a dança dos números positivos em 2019. Como produzir alimentos com qualidade. Esta não é a preocupação do meio urbano, mas é a principal preocupação e ocupação da Epagri e dos agricultores de Santa Catarina. Ele faz a diferença na saúde, na segurança alimentar, no meio ambiente, e na qualidade de vida e na geração de riquezas, declara Edilene Steinwandter, a presidente da Epagri. A empresa divulgou recentemente o seu Balanço Social de 2019, com uma dança de números que enche de orgulho os seus funcionários e a sociedade catarinense. Para cada real investido na Epagri, o retorno para a sociedade foi de R$ 6,24. A Epagri gerou R$2,18 bilhões com suas tecnologias. A colheita do ano resultou em 355 projetos de pesquisa, 20 novas tecnologias lançadas, 3,5 mil entidades atendidas, 19,6 mil jovens assistidos e 121.000 famílias receberam assistência técnica e gerencial. Com relação à previsão do tempo, ocorreram 3,8 milhões de acessos. Foram produzidos 175 vídeos técnicos, 801 publicações técnico-científicas além de programas de rádio veiculados em 125 emissoras catarinenses. A Epagri recebeu o Certificado de Responsabilidade Social concedida pela ALESC. Com relação ao capital humano, a empresa dispõe de 173 pesquisadores, 635 extensionistas, 925 profissionais de suporte à pesquisa e extensão e 51 jovens aprendizes. Aqui no município de Urussanga, no escritório local da Epagri, Maria Cristina Cancellier da Costa, Bruna Tezza Darolt e Henrique Viana e Silva cumpriram e cumprem com êxito os seus papéis no apoio diário ao agricultor. Papel semelhante coube à EEUR. Sentimos muito orgulho em ter integrado os quadros da Epagri por 35 anos, tendo como patrão um personagem que usava chapéu de palha: o nosso agricultor.


HOJE, 11 de SETEMBRO, DIA DO CERRADO BRASILEIRO

O dia 11 de setembro relembra New York, Bin Laden, Taliban e nosso conturbado embarque para a Itália com mais 25 urussanguenses. Além disso, o calendário reservou esse dia para o dia do Cerrado Brasileiro, o Berço das águas. Ele é bem velhinho e tem a idade assombrosa de 65 milhões de anos, é o mais antigo bioma brasileiro. É considerada a savana mais rica do mundo, estima-se mais de 300 mil espécies de animais e 12 mil plantas catalogadas. Segundo especialistas, o cerrado tem cerca de 80% de sua cobertura original em perigo. Um perigo que aglutina empresários gananciosos e corruptos e governo junto. De lá da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal, só vem notícias de fogo e fumaça. E o governo fazendo corpo mole como uma maria-mole. E o advogado paulista e ministro da Pasta do Meio Ambiente, Rafael de Aquino Sales, aquele que disse que deveríamos aproveitar a mídia ocupada com a Covid-19 e fazer passar na penumbra toda a boiada, continua no cargo. A exemplo do ex-ministro da “Deseducação” deve estar aguardando um belo cargo no exterior para então seguir o mesmo caminho.


PÍLULAS


Sete de Setembro de 1960 – 7 de Setembro de 2020 – Sessenta anos de fundação da Igreja Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Bairro da Estação. No próximo dia 12 de outubro, ela passa a ser denominada de Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida e se transforma na 2ª paróquia de Urussanga, abrangendo um território que vai do Rio Caeté Alto até o Morro da Lagoa e o seu primeiro pároco será o sideropolitano Pe. Miro De Bona. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação brasileira, promova sobre a nova paróquia uma chuva de bênçãos.

Como afirmou minha vizinha da César Mariot no Dia da Independência, chega de cuca, chuva e nega maluca. Cada vez mais a Covid-19 nos manda dizer que tínhamos dias maravilhosos, não valorizávamos e não agradecíamos. Mas precisou ele vir para se descobrir isso, infelizmente. E como diria outra vizinha: “Nesta pandemia, que coisa feia, você reclamando de barriga cheia”.

O Brasil é um dos únicos países do mundo que faz piadas, gracejos e procura diminuir a estatura de seus governantes, de seus heróis... Outros países que cultivam o patriotismo procuram enaltecê-los ao máximo. Mas alguém disse que entender o Brasil não é para amadores ou principiantes e nós acrescentamos, nem para profissionais.

O Presidente da Câmara Federal, Deputado Maia, diz que “está na hora de servidor publico ter um olhar sobre a produtividade”. Concordamos com ele, porém entendemos também que antes de se cobrar um olhar de produtividade dos servidores, o cidadão tem que cobrar um olhar de produtividade dos políticos. Você não acha? Tô certo ou tô errado, diria o vereador Tita.

O mês de julho deste marcante ano de 2020 marcou nos Estados Unidos o falecimento de William Enghish, juntamente com Douglas Engelbart, um dos inventores do mouse dentro de um laboratório de Stanford na Califórnia. O mouse, segundo especialistas, reinventou a civilização. Já no Brasil, o mês de agosto registrou a morte de Enio Mainardi, o inventor de máximas como “o bom uísque você conhece no seguinte” e “tostines: vende mais porque é mais fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais”?

Como diria alguém na rua para nós nesta semana: “Maestrelli, tu já não tá aborrecido com essa chuva, essa “molhança e essa imundicera”?

“Que o Dia da Independência do Brasil, seja também o dia da independência de todos nós brasileiros.” Padre Miro De Bona, na manhã de Sete de Setembro de chuva torrencial que se abateu sobre a nossa cidade.

Que o Bolsonaro taxou o Temer como bandido que deveria estar na cadeia, é vero, e que agora ele chamou o Temer de querido também é vero. Agora o povo não entendeu. O povo sempre gritava “Fora Temer” e assim o Bolsonaro atendeu um pedido popular e autorizou o “Fora Temer” mandando ele para o Líbano. Tem razão o Macaco Simão.

Agora cá entre nós e cá entre eles também. O Brasil sendo representado no exterior por um cidadão que para viajar teve que ter autorização expressa da PF e da Justiça... Como está difícil bolar piadas nesse país. A realidade acabou com quase todas elas.

A Rosa Miotello, presidente da nossa Academia de Letras e titular do programa Andorinha Mensageira, andando a mais de 80 km/h para dar conta da pauta e da agenda de seu programa dominical que tem início às 7 horas da manhã. Ela não consegue nem tirar o pé do acelerador nas curvas. Então a solução, Rosina, é conversar com a direção da emissora e começar o programa às 6 horas da matina. Afinal, se acordar cedo faz bem à saúde, acordar mais cedo ainda deve fazer muito mais. Pense na proposta.

ATTENTI RAGAZZI

Ouvi por aí e em algum lugar que não nos recordamos onde: que muitas mulheres não chegam aos 80 anos simplesmente porque insistem em ficar muito tempo nos 40.




O tamanho do patrimônio que um homem pode agregar nesta vida é medido pelo comprimento da lista de seus amigos.

Quanto mais comprida, maior o patrimônio e mais rico ele é. Nós estamos satisfeitos com o comprimento de nossa lista e nela está impresso o amigo Tagiba.

Aqui na Travessa da Rua da Imigração defronte ao antigo Hotel “Da Nilde” rumo ao seu cantinho, na entrada do Bairro De Bridão.

 
 
PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page