Vales da Uva Goethe conquistam Denominação de Origem
- MARCIA MARQUES COSTA

- 12 de jun.
- 3 min de leitura

A D.O. Vales da Uva Goethe garante que os vinhos produzidos na região reúnem características únicas derivadas de uma combinação de fatores
Santa Catarina celebra um marco histórico para o setor vitivinícola: os Vales da Uva Goethe acabam de conquistar a Denominação de Origem (D.O.), selo máximo de reconhecimento conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A notícia do deferimento do pedido de Alteração de Registro de Indicação Geográfica, foi divulgada nesta terça-feira(10). Essa é a primeira Denominação de Origem de vinhos do estado e a terceira do Brasil, posicionando a região no seleto grupo de produtos com qualidade, identidade e reputação ligadas diretamente à sua origem geográfica.
A D.O. Vales da Uva Goethe garante que os vinhos produzidos na região, localizada entre a serra e o litoral, no sul catarinense, reúne características únicas derivadas de uma combinação específica de fatores naturais (clima, solo, relevo) e fatores humanos (tradição, saber-fazer, práticas culturais). É uma chancela que assegura ao consumidor a autenticidade e a qualidade dos vinhos Goethe, originados de uvas cultivadas em uma área geográfica rigorosamente delimitada.
A bióloga Andréa Vargas dos Santos, responsável pela elaboração técnica do processo de reconhecimento, destaca a importância da conquista:
“É com enorme felicidade e profunda satisfação que compartilho a alegria de fazer parte desse grupo dedicado e incansável, empenhado na conquista da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe! Participar desse processo é muito mais do que um reconhecimento técnico: é celebrar a história, a tradição e o trabalho árduo de tantas pessoas que, ao longo do tempo, construíram a reputação e a identidade única do nosso produto e da nossa região!! Ver cada etapa desse esforço se transformar em resultados concretos é motivo de orgulho. A Denominação de Origem é uma conquista que valoriza não apenas o nosso produto, mas também a cultura, o saber-fazer e o compromisso com a qualidade que nos distingue. Saber que contribuímos para esse marco é motivo de gratidão e entusiasmo!”
O processo e a importância da Denominação de Origem para os Vales da Uva Goethe
A Denominação de Origem (DO) é o selo máximo de uma Indicação Geográfica (IG), protegendo o nome geográfico de uma região cujo produto possui características que decorrem exclusivamente ou essencialmente do meio geográfico — incluindo seus fatores naturais e humanos.
“O processo para obtenção da D.O. Vales da Uva Goethe foi extenso e rigoroso. Exigiu a comprovação de diversos elementos como Elaboração completa do Caderno de Especificações Técnicas, documento que estabelece as normas para uso da IG, conforme diretrizes legais e técnicas do INPI; para isso contamos com a colaboração da Epagri, de pesquisadores e técnicos que contribuíram com informações”
Além de fortalecer a preservação cultural, a IG impulsiona o desenvolvimento regional, gerando valor agregado, oportunidades econômicas e maior visibilidade para os produtores locais.
“A conquista da DO Vales da Uva Goethe é um passo decisivo na consolidação da identidade do vinho catarinense no cenário nacional e internacional, é uma conquista que valoriza não apenas o nosso produto, mas também a cultura, o saber-fazer e o compromisso com a qualidade que nos distingue. Saber que contribuímos para esse marco é motivo de gratidão e entusiasmo”,finaliza Andrea.
Sobre a área delimitada da D.O. Vales da Uva Goethe (D.O.V.U.G.):
Municípios incluídos: Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara – SC.
Área total: 458,90 km².
Limites geográficos:
Delimitada pelos divisores de água das bacias do Rio Urussanga e do Rio Tubarão;
Inclui as sub-bacias dos rios América, Caeté, Cocal, do Carvão, Maior (afluentes do Urussanga) e dos rios Lageado, Molha, Armazém e Azambuja (bacia do Tubarão).










