top of page

Temperatura negativa marca início de Julho na região


Estação Experimental da Epagri em Urussanga - Foto divulgação
Estação Experimental da Epagri em Urussanga - Foto divulgação

A região de Urussanga passou de um mês de maio quente e seco, para um junho frio e chuvoso.

A informação é do engenheiro agrônomo da Epagri em Urussanga- Márcio Sônego.

Segundo ele, “o mês de junho de 2025 foi marcado por tardes frias, com uma geada por aqui e com chuvas acima da média histórica.

A temperatura média mensal fechou em 15,1°C, dentro da normalidade, mas as tardes foram 2°C mais frias do que o normal, tanto é que em apenas dois dias a temperatura máxima passou dos 25°C.

O frio apareceu por causa de duas massas de ar de origem polar, nas semanas dos dias 11 e 24, causando uma geada na madrugada do dia 25 de junho. A menor temperatura na Epagri de Urussanga foi de +1,8°C nesse dia, a 48 metros de altitude, mas pela região houve registro de até -0,8°C.

As chuvas aconteceram em 13 dias, com total de 174 mm, quase o dobro da média histórica. Já o mês de julho começou muito frio, com duas geadas nas manhãs dos dias 1 e 2, temperatura mínima de 0°C em Urussanga, e de até -1,5°C na região.

Este frio segue até o dia 8 e depois retorna na última semana do mês. Julho não será tão chuvoso como foi junho, pois deverá ter predomínio de bom tempo.

Então, segue um inverno perto da normalidade em termos de frio, pois a estação da Epagri de Urussanga tem como mais comum o frio acontecer entre os dias 20 de maio e 10 de agosto, com média de 2 a 4 geadas por ano. A perspectiva é de um segundo semestre de 2025 com chuva apenas na normalidade, ou à menor, e temperaturas médias mensais pouca coisa acima do normal.

bottom of page