SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA
- 2 de out.
- 3 min de leitura
Comemorando
Prefeito Ademir Magagnin comemora resultados obtidos durante a 12º Cocalfest. Além dos shows, danças e desfiles que animaram o público, a gastronomia foi o grande destaque da 12ª CocalFest e 1ª Festa do Colono e Caminhoneiro.
Foram mais de 30 mil itens vendidos entre comidas e bebidas, resultado que consolidou o evento como o de maior impacto já realizado em Cocal do Sul.
Covid I
As cinco servidoras da área de saúde em Urussanga, e que enfrentavam uma ação na Justiça devido denúncia de fura-fila na vacinação contra a Covid 19, foram absolvidas.
Ingrid Zanellato (ex-secretária de Saúde) e Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva (ex-coordenadora da Atenção Básica), junto com as enfermeiras Amanda Rinaldi, Ana Paula W. Salvador, Marília Ferreira Marcineiro e a técnica de enfermagem Bárbara Euzebio Burin devem ter recebido o veredicto do juiz Roque Lopedote com muita alegria.
Covid II
O caso do fura-fila da Covid foi muito comentado no legislativo urussanguense, principalmente pelo vereador Luan Varnier, que se colocava como fiscalizador do município. Aliás, foi Luan quem divulgou no plenário da Câmara, contribuindo para o conhecimento público, o áudio da conversa da secretária de saúde que gerou toda a suspeita e, segundo ele próprio afirmou em sessão legislativa, foi ele quem teve a coragem de entregar esse áudio ao Ministério Público.
Covid III
Parecendo ironia do destino, hoje Luan está na condição de investigado, enfrentando uma CIP por denúncia de suposto fura-fila quando foi Secretário da Saúde.
Ele entrou na Justiça com Liminar para parar os trabalhos da CIP.
Mas na quarta-feira 1/10, o Ministério Público manifestou-se pela revogação da liminar. Ou seja, sugeriu continuar a CIP dizendo que não havia nada de errado na condução da mesma. Agora, é preciso esperar se o Juiz concordará com a sugestão de continuidade dada pelo MP, ou mandará paralisar tudo.
Como diria o gaúcho dos distantes pampas: “o mundo dá volta, vivente! E o que tá na grota, quase sempre arribeia.”
Cooperativa I
A eleição para Diretoria da Coopercocal começou a movimentar os bastidores. Embora aconteça ainda em 2026, já há dois nomes que surgem como chapa de oposição à atual administração: Rafael Guollo e Zé Furlan.
Ambos devem trabalhar o slogan “renovação” para tentar sensibilizar os eleitores.
Cooperativa II
Enquanto isso, atual presidente Altair Lorival de Mélo, vem dando show de respeito ao associado promovendo reuniões em todos os locais atendidos pela Coopercocal e ganhando mais confiança pela transparência no uso de recursos, pela qualidade e agilidade dos atendimentos e, mais que tudo, pelo baixo preço da energia fornecida.
Um concorrente forte numa possível disputa, e com alto percentual de aceitação.
Festa do Vinho
Administração municipal de Urussanga deve apresentar, no próximo dia 9, a nominata da CC0 da Festa do Vinho que acontece em agosto de 2026, na sua vigésima edição.
Sabe-se que a presidência estará sob a responsabilidade de Juninho Gonçalves, ficando na vice-presidência Magaly Bonetti Mazzucco. Para a Comissão de escolha da Corte, nomes que despontam são: Neth da CDL, Georgia Felippe e Neinha Felippe, além de mais alguns nomes como Nany Anderson - que terá sob sua responsabilidade o Camarim. Conselheiro poderá ser Ricardo Novaski e Matheus Zanatta assume as responsabilidades do palco , com Henrique Gastaldon coordenando a Comissão de Segurança.
Embora de forma extra-oficial, são os nomes que esse jornalista acredita já figurarem na lista dos escolhidos. Aguardemos para ver se os boatos se confirmam.