top of page

SÉRGIO MAESTRELLI

O RAUL DE LAGES E O RAUL DE URUSSANGA

O renomado médico Dr. Raul Nascimento da Rosa e sua mulher Nelza Ruth Vieira Rosa em viagem internacional na década de 1960.
O renomado médico Dr. Raul Nascimento da Rosa e sua mulher Nelza Ruth Vieira Rosa em viagem internacional na década de 1960.

Na década de 50 chegavam a Urussanga duas personalidades que se tornariam grandes no seu tempo e pelos seus feitos. Um foi o Dr. Tasso Aquino, da cidade de Campos do Estado do Rio e de sua esposa Dona Lourdes Simões,vinda de Ouro Preto/MG. Ele que como engenheiro de minas, civil, elétrico e arquiteto desempenharia um papel preponderante na exploração do carvão, vindo a residir em Rio Deserto na década de 50, onde havia telefone, trem, teatro, clube, time de futebol, antes da própria sede.

Lá ele construiu a sua residência com aquela piscina. Demorou mais de 25 anos para Urussanga ter a sua segunda piscina. Foi a piscina da residência de Romeu de Bona e Nedy na Rua César Mariot.

Tasso Aquino entraria para história do carvão como o maior engenheiro de minas da CCU. Também chegava a Urussanga, o renomado médico Dr. Raul Nascimento Athayde da Rosa, referência na medicina e sua esposa Dona Nelza Ruth Vieira, professora de inglês.

Naquela época, quando alguém tinha problemas relacionados à alguma doença vinha a observação rotineira. Você já levou o menino para o Dr. Raul? Neste gesto, 50% do problema estaria encaminhado para uma solução.

Sua mulher, Dona Nelza Ruth Vieira Rosa, professora, lecionando inglês no Ginásio e Colégio Rainha do Mundo de 1966 a 1973. Tudo o que eu sei de inglês, devo a ela e suas provas rigorosas. Lecionando a língua francesa a inesquecível Dona Geza Maccari.

Dr Raul formou família em Urussanga tendo as filhas Suzana, Liliana e Juliana. A filha Suzana seguiu a profissão do pai e também cursou medicina. Liliana, odontologia e Juliana Administração de Empresas e Engenharia de Alimentos.


Iva (Ivan) Tasca Pereira faleceu em 1975 com apenas 42 anos. De Treviso para Urussanga, com as filhas Marlene Scarpato e Madalena Pereira
Iva (Ivan) Tasca Pereira faleceu em 1975 com apenas 42 anos. De Treviso para Urussanga, com as filhas Marlene Scarpato e Madalena Pereira

Dr. Raul teve secretárias em seu consultório e teve uma governanta por mais de 20 anos em sua casa, a quem ele se dirigia carinhosamente como “minha secretária”.

Trata-se de Iva Cesca Pereira registrada erroneamente como Ivan. Viúva de Mário Pereira que faleceu tragicamente aos 25 anos , em 1975, deixando as filhas Marlene e Madalena.

Dr. Raul foi o médico que atendia as crianças órfãs do Paraíso da Criança num consultório lá montado para tal missão.

Ele juntamente com Dr. Tasso Aquino e demais companheiros foram sócios fundadores e desempenharam papel fundamental. Assim surgiu o Rotary Club de Urussanga em 12 de fevereiro de 1959 e primeiro presidente do primeiro clube de serviço de Urussanga, foi o Dr. Raul. O clube foi fundado com o objetivo de diminuir a polaridade, as tensões e as disputas políticas acirradas e assim se reuniu numa mesa de Rotary para enaltecer o companheirismo, representantes da sociedade e de todos os partidos políticos.

Ele também foi Governador do Distrito. Dr. Raul também teve participação política na campanha de Lauro de Bona e Altair Giordani em 1972. Em julho de 1973, Dr. Raul e a família partiam de Urussanga para Curitiba. No foco, a busca de melhores condições de estudos preparatórios para o vestibular. Suzana e Juliana tinham por meta as faculdades de medicina e odontologia, respectivamente. Davam adeus ao longo período de Urussanga. Deixou feitos, deixou marcas, deixou rastro, deixou realizações, deixou lembranças, deixou amigos, deixou saudades.


O casal

Dr. Raul do Nascimento Athayde da Rosa nasceu em Lages em 25-12- 1930. Cursou a faculdade de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dona Nelza Ruth Vieira Rosa, professora de inglês, nasceu em Lages em 11-02-1937. Dr. Raul fixou residência em Urussanga chegando em abril de 1957. Dona Nelza desceu a serra em setembro, após se casarem no dia 5 do mesmo ano. Inicialmente residiram na Praça da Bandeira, anexo à Rua do Sapo no prédio onde funciona o Mercado Colippe. Posteriormente fixaram residência na Rua Vidal Ramos, a rua do Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Das filhas: Suzana nasceu em Lages em 24-08-1958, Liliana em Urussanga em 16-11-1962 e Juliana em Criciúma em 17-07-1975. Dr. Raul trabalhou como médico no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Criciúma na Casa de Saúde do Rio Maina e em Curitiba em consultórios e clínicas particulares. Dr. Raul faleceu em 28/05/2007 no município de Lages. Atualmente Dona Nelza reside em Curitiba, na Desembargador Mota. Suzana em Lages, Liliana e Juliana em Curitiba. Dona Nelza em contato mantido, elencou os fatos marcantes que a família viveu em Urussanga: o nascimento da filha Liliana, a primeira comunhão das filhas, o batizado da filha Liliana, a formação escolar no Rainha do Mundo, a fundação do Rotary Club e as amizades conquistada graças ao acolhimento carinhoso dos urussanguenses.


Do Rotary Club de Urussanga

O Rotary Club de Urussanga foi fundado há 65 anos pelo Dr. Raul e pelo rotariano Pedro Milanês, do Rotary Club de Criciúma.

Foi este rotariano que ajudou na fundação, auxiliando, dando apoio e suporte a todos os rotarianos que fizeram parte do início da Instituição. As reuniões eram realizadas todas as quintas-feiras à noite, na Sociedade Recreativa de Urussanga. Faziam parte inicialmente: Dr. Raul, Geraldo Simões, Bruno Mariot, Hédi Damiani, Zeferino Búrigo, Orlando Cadorin, Gilson Mattos, João Mayer, Dionísio Pilotto, Lauro de Bona, Altair Giordani, Walter Silva, Higino Fontanella, Valmor Piva, Almir dos Santos Pinheiro, Tasso Aquino entre outros. Como esquecer da reunião mensal festiva do clube com a presença das esposas e filhos. Registrou Dona Nelza. O Lema do Rotary Club de Urussanga durante a Governadoria do Raul era: “Transpor barreiras.”


Um novo Raul

Raul Domingos Rodrigues em dois momentos. Na primeira comunhão na década de 70 e como servidor público da prefeitura municipal em 2025
Raul Domingos Rodrigues em dois momentos. Na primeira comunhão na década de 70 e como servidor público da prefeitura municipal em 2025

Domingos Jaime Rodrigues falecido em 14-07-1999 nasceu na comunidade de Armazém, município de Imbituba. Atraído pelo emprego nas minas de carvão, fixou residência em Rio América e casou com dona Nirba Farias Rodrigues falecida em 25-11-1999, natural da comunidade de Rio Deserto. Tiveram 10 filhos, sendo 3 falecidos. (Jorge, Marta e Jaime).

O mais velho, Braz Domingos Rodrigues, professor de matemática e de Educação Física do Rainha do mundo, sósia do técnico Felipão da Seleção Brasileira e o caçula, Raul Domingos Rodrigues. Em 1968, Dona Nirba desenvolvia uma gravidez de alto risco e teria sérios problemas no parto de acordo com avaliação médica. Dr. Raul chamou o marido Domingos e disse: Precisamos optar pela vida da mãe ou da criança.

Um dos dois tem grande possibilidade de falecer. O estado clínico é altamente preocupante. Estava implantado a inquietação, o temor e o terror. Domingos fora de si e no auge da tensão psicológica afirmou: “Doutor se a minha mulher ou o meu filho morre, você também morre”. E aí veio o milagre. Dr. Raul com seus conhecimentos amplos de medicina deve ter suplicado aos céus, uma oração dizendo: “Senhor que a sua mente conduza a minha mente, que a sua mão conduza a minha mão que para que prevaleça o bem”.

Houve a união da ciência com a religião. Dona Nirba se salvou e a criança também. Então, a 13 de agosto de 1968, nascia um novo Raul. Agora Raul Domingos Rodrigues. Em agradecimento e profunda gratidão e com carinho o menino foi batizado com o nome de Raul. O nosso Raul não conheceu pessoalmente o médico que havia salvo a sua vida e a da sua mãe. Raul seguiu a sua vida. Estudou na Escola Quintanilha de Andrade e no Ginásio e Colégio Rainha do Mundo. Quando estudava no Ginásio, solicitou ao engenheiro Marco Antônio Monteiro de Souza um emprego na Carbonífera Treviso. O engenheiro indagou: O que você sabe fazer? Eu sou novo, estou com 18 anos começando a vida profissional, e acho que não sei fazer nada. Em tom humorístico o engenheiro retrucou. Não tem problema. Lá na Carbonífera tem muitos que também não sabem fazer nada. E assim ele conseguiu o primeiro emprego. Em 1969, seu irmão Braz, admitido no BB necessitou de exame admissional e tal procedimento foi com o Dr. Raul e este sorrindo efetuou o seguinte comentário. “Você é filho daquele mineiro ‘brabo” do Rio América que me ameaçou de morte no parto de sua mãe? Raul depois da Carbonífera Treviso, foi colaborador da CCU, das Empresas Eliane e da CEUSA. Posteriormente em 2004 integrou o quadro dos servidores da prefeitura municipal de Urussanga. Atuou por 12 anos na Garagem, o apelido do povo para a Secretaria de Obras. Desde 2016 atua como Fiscal de Obras e Meio Ambiente.


O significado do nome Raul

Raul ou “lobo conselheiro”, combatente prudente. Tem a raiz linguística na língua germânica com “Rada” Conselheiro e “Wulf” Lobo. Do alemão Radulf e do francês Raoul. O nome surgiu ainda na Idade Média. No século XVII, Rafe e no século seguinte, Ralph.


Famosos com nome de Raul

Raul Julia, ator porto-riquenho, famoso pelo seu papel como Gomez Addams nos filmes da família Addams. Nas novelas brasileiras, temos o Raul Gazolla. Um outro grande Raul. Uma das personalidades mais conhecidas com este nome em nosso país foi o cantor e compositor, produtor e multi-instrumentalista brasileiro e baiano Raul Seixas (1945 - 1989), considerado o pai do rock brasileiro. Teve uma vida cigana, não conseguia emprego como músico e passou fome. Na escola reprovado por três anos. De ovelha negra para ovelha especial. Em 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Rauzito na 19ª posição; Foram 26 anos de carreira e 17 discos. Suas músicas marcaram a história da música brasileira de forma indelével. Quando vivo, esse baiano era considerado “maluco”, hoje é considerado uma sumidade musical, um gênio e suas músicas continuam sendo rodadas diariamente. Quem já não ouviu: Sociedade Alternativa, Medo da Chuva, Cowboy fora da Lei, Meu amigo Pedro, Ouro de Tolo, Maluco Beleza, Eu nasci há dez mil anos, Gitã, Tente outra Vez, Metamorfose, Tu és o MDC da minha vida, Mosca na Sopa, Como Vovó já dizia, Al Capone...Faleceu em São Paulo com apenas 44 anos e foi sepultado no Jardim da Saudade, Livramento de Nossa Senhora na Bahia. Hoje pedidos mil de “Toca Raul” por todas as emissoras de rádio. Por essas e por outras, eu respeito a Bahia e os baianos. E por aqui em Urussanga, também os amigos Raul Sávio da Rua do Sapo e Raul Cordini (Se Brasil tem o Gordini, nós tínhamos o Cordini) possivelmente foram batizados por seus pais como Raul em homenagem ao Dr. Raul.


Marcas de uma saudade

De Lages/SC Suzana em Carta datada de 19/7/1973, endereçada à Dona Iva Tasca a governanta da casa, a secretária do Dr. Raul, considerada por Suzana como uma grande mãe e mais que uma mãe. Registrou ela no papel em escrita conduzida pelo coração: “sinto saudades de Urussanga, saudades de minha casa, saudades da sua comida tão gostosa, Iva”. A casa e o tempo que aí vivi jamais vou esquecer. Obrigado por tudo o que você fez por mim, IVA e peço desculpas por tudo o que te fiz de errado. Choro quando recebo as cartas das minhas amigas de Urussanga. Se pudesse voltaria correndo” e encerra com um pedido: “Eliane esta carta é para a Iva. Eu mando por ti porque a Iva não vai no correio”. Iva respondeu em 26-07-1973 agradecendo e afirmando que aguardava a Dona Nelza para efetuar a mudança de alguns pertences. De Lages agora em maio de 2025 Suzana nos enviou um zap, via Dr. Genuíno, afirmando que a morte de seu pai foi o pior dia da sua vida, o dia em que me saiu o chão dos pés e o dia que eu soube que nunca mais teria prá quem voltar caso precisasse. Porém com o passar do tempo, o sofrimento e a dor me fizeram mais forte e eu aprendi a caminhar sozinha. Posteriormente no início de junho, ela nos enviou um áudio registrando a sua satisfação com o nosso contato e agradecendo Urussanga e o Rotary Club pela lembrança e homenagem de seu pai, falecido há 18 anos. O último contato físico que tivemos com a Suzana foi exatamente há 18 anos na Igreja Matriz de Urussanga, Nossa Senhora da Conceição numa missa celebrada em memória do Dr. Raul a pedido do Rotary Club de Urussanga, a pedido de amigos e conhecidos do renomado médico. Hoje a Dra. Suzana divide seu tempo em sua fazenda no município de Lages e atividades em Balneário Camboriú. Seguramente, em Lages, lá nos Campos de Cima da Serra, Suzana foi presença certa na 35ª Festa Nacional do Pinhão, a festa do pinhão da emoção e do coração. Um evento que celebra a cultura, a história e o sabores da terra, acrescido de amor, paixão, sentimentos, palavras que movem o ser humano nesta vida.


Mensagem da Dona Nelza e filhas para os urussanguenses



Dona Nelza, e as filha:  Liliane, Juliana e Suzana
Dona Nelza, e as filha:  Liliane, Juliana e Suzana

Que Todos consigam transpor suas próprias barreiras, unidos para o bem de todos, trabalhando em harmonia, com dedicação e transformando sonhos em realidade, sempre lembrando do Lema: “Dar de si antes de pensar em si.”, o qual se resume o que o Rotary representa. Abraços afetuosos. Nelza Ruth Vieira Rosa e filhas. Curitiba, 29 de abril de 2025.

bottom of page