top of page

SÉRGIO COSTA

Quebrados

Agricultores estão, em grande número, atolados em dívidas ou se suicidando na inadimplência a que estão metidos nos seus financiamentos. Essa é a realidade dos

produtores catarinenses de cebolas.

Muitos estão passando a grade do trator para triturar a cebola que nem foi colhida porque o preço de venda não compensa o trabalho. Assim, a situação a que o agro foi levado pode ser um sinônimo de que muito pouco ou nada é feito para proteger e subsidiar nossos produtores. Mas temos uma grande sacada do governo federal: importar o que produzimos e assim quebramos o agro brasileiro. É isso ou quase isso.

Só pra exemplificar, em Ituporanga, conhecida como a Capital Nacional da Cebola, o prefeito tomou uma medida drástica na segunda-feira (09) para tentar salvar a safra dos produtores locais. Ele informou que faria um decreto de calamidade pública motivado pela forte queda no preço da hortaliça.


Mal feito

Se o contrato com o Governo do Estado foi específico para a revitalização de toda extensão do trecho entre Morro da Fumaça e Urussanga, algo está errado.

Em vários pontos são constatados enormes buracos na pista, emendas mau feitas entre trechos, ondulações quase constantes e pedaços que parecem nem mesmo terem recebido algo além da pintura de faixas. Ou tá faltando fiscalização ou a obra realmente fica em muito a dever.


Parado

Quem passa por Urussanga na época de verão ou na maioria dos feriados, nem acredita que a cidade tem vontade de se destacar no turismo. Urussanga fica literalmente esvaziada. Mais parece aquela imagem de filme de bang-bang no extinto Cine Vera Cruz, no qual uma folha seca voava ao vento de uma rua empoeirada e deserta.


Correndo

Enquanto uns correm atrás dos pedichos muitas vezes até sem mesmo um rascunho de projetos, o prefeito Agnaldo Filipi praticamente faz a inversão da rota. Elabora o projeto e vai em busca da aprovação do mesmo junto ao Governo do Estado.

Só para se ter uma ideia, Agnaldo durante esta semana, esteve em Florianópolis tratando de autorizações e ajustes dos trâmites da futura obra de pavimentação da rodovia das “águas”.


Sem saber

Segundo estimativa, a população de Urussanga supera os 21 habitantes. E, embora há décadas exista um movimento emigratório forte, não sabemos ao certo quantos urussanguenses vivem e trabalham no exterior. Sabe-se que o maior contingente é de trabalhadores nas gelaterias na Alemanha, as quais, na maioria, pertencem a italianos, com alguns casos de arrendamento por conterrâneos nossos.


Dopo il carnevale

Se é verdade que no Brasil as coisas só funcionam após o carnaval, então vamos celebrar a próxima quarta-feira, 18 de fevereiro, como o primeiro dia do ano. E, assim sendo, também será feriado gente.


Feriado

Um projeto encaminhado pelo governador Jorginho Mello à Assembleia Legislativa de Santa Catarina,prevê a criação de feriado estadual para o dia 25 de novembro, em referência a Santa Catarina de Alexandria, personagem histórica que deu nome ao território catarinense. O governo argumenta que a iniciativa não se limita ao aspecto religioso, mas busca valorizar elementos históricos e culturais ligados à identidade do Estado. O texto destaca que a medida pretende reconhecer a importância simbólica da data para a formação e tradição catarinense.


Frase

“O vereador não está aqui para passar a mão na cabeça de ninguém, a gente está aqui para ouvir a população e cobrar realmente aquilo que tem que ser cobrado”

Marcelo Freitas vereador do PSD em Cocal do Sul.

 
 
PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page