SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA

- 6 de nov.
- 3 min de leitura
Perdendo
Está muito em moda, também em Urussanga, a famosa expressão “perdeu, mané!”
Um perde carro, outro perde dinheiro, outro Recurso na Justiça, chaves e há ainda os que perdem os amigos.
Crise I
PL estadual está em meio uma crise de identidade, com a possibilidade de importar um membro da família Bolsonaro, do Rio de Janeiro, para concorrer ao senado pelos catarinenses. A ideia não colou, há muito barriga-verde exigindo representatividade local e, pelo que se percebe, governador Jorginho Melo aumenta seu percentual de rejeição por apoiar a ideia. Pode ser o motivo para perder a eleição no ano que vem.
Crise II
Também em Urussanga o PL vive uma crise. E, aqui, parece ser por disputa de espaço.
O que esse jornalista ouviu do lado de fora do gabinete do partido na Câmara, certamente será levado para a reunião da Executiva nessa quinta-feira.
Salomão
Pelo que soube, está acontecendo um fato que deve deixar arqueólogos e estudiosos da Bíblia estupefatos. Acontece que um Padre da região criou um grupo, cuja inscrição custa R$ 90,00, e cujo objetivo é revelar os segredos sepultos há mais de 2000 mil anos e relacionados à sabedoria Divina do Rei Salomão.
Salomão nasceu em 990 antes de Cristo e faleceu 931 a.C. aos (59 anos) em Jerusalém, Reino Unido de Israel.
E agora, certamente com a ajuda de um vinho Goethe bento, seus segredos podem estar prestes a serem revelados. Como dizia a nonna Amália “ancoi mangion bonora”.
No aguardo
Prefeito Agnaldo Filipi está ansioso aguardando que a administração pública municipal de Urussanga faça o anúncio da data do início da pavimentação asfáltica do trecho próximo a Rancho dos Bugres, o qual faz divisa com Pedras Grandes, na dita Rodovia dos Imigrantes.
Chegando
E os ET’s parecem gostar do Oeste catarinense. Desde 2008 são registrados fenômenos estranhos, chamados de agroglifos, nas lavouras daquela região.
O primeiro registro de 2025 foi identificado em uma plantação de trigo e apresenta um grande círculo, outro menor e um triângulo com pequenos círculos distribuídos na circunferência.
Novembro
O décimo primeiro mês do ano chega evidenciando a diferença entre os sexos. Enquanto as mulheres urussanguenses iniciam o mês mostrando o potencial empreendedor em evento no Parque Municipal nesse domingo, os homens terão todo o mês azul para tomarem..., consciência, com o exame da próstata.
Minestra
Presidente da CCO da Festa do Vinho - Juninho Gonçalves, reuniu integrantes da comissão para um congraçamento em torno de uma minestra. Evento aconteceu no Parque Municipal, na noite da última terça-feira.
Que venha 2026 e a festa seja um sucesso.
Conviventes
Segundo o IBGE, em 2022, entre as 57,8 milhões de famílias do país, 54,6 milhões (ou 94,5%) eram uma família única e 3,2 milhões (ou 4,5%) compunham duas ou mais famílias, chamadas de famílias conviventes. O total dessas famílias conviventes chegou a 6,6 milhões em 2022.
Pra quem não sabe, famílias conviventes são duas ou mais famílias (nucleares) que residem no mesmo domicílio, mas mantêm suas rendas e despesas separadas, ou compartilham apenas gastos comuns da casa, como aluguel, água e energia.
Sem filhos
Quando o assunto são filhos, IBGE aponta que, pela primeira vez, as famílias formadas por casais com filhos representam menos da metade do total de famílias do país. O percentual desse tipo de composição recuou de 56,4%, em 2000, para 42,0% (ou 24,3 milhões) do total de famílias em 2022.








