SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA

- 30 de out.
- 3 min de leitura
Lombadas I
Leitor do Panorama me disse essa semana que é preciso buscar uma solução para o exagero de lombadas e passagens elevadas existentes na cidade. Segundo o cidadão, no trajeto entre Rio Caeté Baixo até o Supermercado na rua Vidal Ramos, centro de Urussanga,ele frisou cruzar entre 12 e 15 destas soluções que considera arcaicas.
Lombadas II
Enquanto alguns dizem que Urussanga virou a Capital das Lombadas, outros consideram a medida boa para inibir abusos de velocidade no trânsito. Certamente, um sistema amplo de videomonitoramento acabaria com isso, mas aí a conversa é mais embaixo e os custos vão lá para cima.
Lombada III

Durante 38ª Sessão Ordinária, realizada em 28 de outubro, a vereadora Terezinha Zanatta voltou a tratar da polêmica em torno da instalação das lombadas e faixas elevadas na cidade, tema que, segundo ela, divide opiniões. “Cinquenta por cento da população é a favor e cinquenta por cento é contra. A gente recebe pedrada de um lado e elogio de outro”, afirmou.Terezinha destacou que o objetivo da discussão é esclarecer a população sobre o papel do vereador e reforçou que a decisão final é técnica,cabendo ao setor de trânsito.
Forças Vivas
Continuamos aguardando que as ditas “forças vivas” de Urussanga consigam algo de positivo em relação a ter como “nossos” a edificação aonde já funcionou o INSS(Rua Barão do Rio Branco), a pequena área de terras aonde funcionou a estação meteorológica de Urussanga na rua da Minerasil, e a utilização de espaço público no bairro da Estação, que é usado de forma particular sem que se dê, ao local, uma destinaçãoadequada, quem sabe até uma pequena Pracinha se for o caso.
Mea culpa
Parece que o Padre Miro De Bona precisará fazer um mea culpa sobre seu convite para consumidores irem fazer compras na Feira do Brás, em São Paulo. Isso, se quiser amenizar o clima de boicote que está aumentando entre os comerciantes urussanguenses. Pelo que ouvi, quando precisar vender rifas, pedir auxílio financeiro para obras ou atividades de sua paróquia, Padre terá que ir a São Paulo na Feira do Brás. Errou feio!
Antecipando
Este colunista foi perguntado porque em Urussanga o dia 7 foi antecipado para dia 6 e o dia do Servidor Público (que é comemorado em 28-10) , aqui foi antecipado para o dia 27.
Cientificamente não saberia responder, mas acabei perguntando se ele saberia algo em relação ao Natal. Será que pode ser antecipado para o dia 24 de dezembro? Resposta: “eu também não sei.
Bandeiras
Trevo de acesso a Urussanga, nas proximidades da rua Angélica Collodel Bettiol, é um cartão de visitas da cidade e merece destaque.
Pra começar, uma pintura na garrafa de vinho colocada ao tempo do prefeito Luiz Carlos Zen. Depois, tirar todas aquelas bandeiras de outros locais e, no lugar, apenas bandeiras com tecidos nas cores do município de Urussanga.
Mais barato para repor e mais significativo para quem chega na Benedetta.
Balonismo
O balonismo no Sul de Santa Catarina acaba de ser salvo por uma decisão histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), resultado direto da articulação liderada pela deputada federal Geovânia de Sá.
A agência aprovou, nesta terça-feira (28), a resolução transitória que regulariza as operações comerciais com balões tripulados, garantindo a continuidade da atividade que é símbolo do turismo em Praia Grande, a “Capital dos Canyons”








