SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA
- 9 de out.
- 3 min de leitura
Deprimente
Não se faz necessário parar o veículo e descer para se ter ideia do abandono em que se encontra a edificação aonde funcionou por alguns anos o Restaurante San Gennaro, que fica no interior do Parque Municipal. Um patrimônio único, estiloso, amplo e que poderia estar servindo, entre outros, de uma escola de qualidade no segmento da gastronomia. Não é de hoje claro, mas todo o seu mobiliário e equipamentos que por lá ainda restavam foram literalmente depreciados.
Agora só há duas opções claras: ou se deixa literalmente a edificação tombar ou se reforma e se terceiriza sob processo licitatório, para que o recinto seja explorado cotidianamente e, assim, dando vida ao Parque tão fantástico que “temos”.
Papai do asfalto
E quem esteve no início dessa semana conversando com Ricardo Grando, o atual Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina foi o ex-prefeito e ex-deputado Ruberval Piilotto. Na conversa dita informal, Piilotto tentou sensibilizar Grando para que seja inserido no orçamento do próximo ano um recurso para pavimentação do trecho Pirago/Rio Caeté.Se a conversa vingar, teremos então Piilotto como sendo o papai do asfalto para Caeté. Deus, olha para baixo.
Saídas
Antes mesmo de completar seu décimo mês a nova administração pública municipal de Urussanga, acumula a perda de três integrantes ditos dos altos escalões, sendo eles: o então Secretário de Saúde e atual vereador Luan Varnier, e agora em setembro mais duas outras duas baixas. No meio ambiente, o Diretor Cleiton Pereira pediu para sair alegando motivos de saúde e, na mesma linha, pediu exoneração a servidora da Saúde Vanir Mazzucco Cacciatori, que na eleição anterior havia feito dupla com a atual prefeita Stela Talamini. Comenta-se que na virada do ano ou no início do próximo, poderão acontecer novas danças de cadeiras.
Aguardemos.
Sempre encalhando
Há que se encontrar uma solução definitiva e rápida para os problemas que todas as semanas acontecem com caminhões de grandes tonelagens, literalmente embretados na rua Angélica Collodel com Av. Presidente Vargas. Alegações são de que o GPS informa rota de navegação de forma errônea, já que o tráfego pesado não é permitido na rua Angélica Collodel e tão pouco na área central da cidade.
Se a justificativa for a de que na rótula existe uma placa, ela não atende as necessidades para orientação dos motoristas e, portanto, ou se coloca outras com o aviso de proibição ou continuaremos com caminhões encalhados, tráfego tumultuado e os coitados dos motoristas passando sufoco.
Moção
Sensibilizados diante da absolvição judicial no suposto caso do fura-fila na vacinação contra a Covid 19, ocorrido durante a pandemia, e ao trabalho das servidoras da área da Saúde, respectivamente Ingrid Zanellato, Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva, Ana Paulo Wermke Salvador, Amanda Rinaldi, Maria Ferreira Marcineiro e Bárbara Euzébio Burin, os vereadores José Carlos José (Zé Bis) e Izolete Duarte apresentaram pedido de concessão de Moção de Aplausos, para as respectivas profissionais.
Financiamento
Projeto do Executivo de Urussanga solicita autorização para contratação de crédito (empréstimo), junto ao BADESC. Refere-se a obtenção de financiamento para investimentos em pavimentações do Programa “Estrada Boa”, que também é do Governo do Estado. Provavelmente, diferente da seleuma criada quando o ex-prefeito Gustavo Cancellier também solicitou financiamento para esse fim, desta vez não acredito que haverão questionamentos.
CIP continua
Embora tenha entrado com mandado de segurança e conseguido uma liminar para paralisar os trabalhos da CIP em seu desfavor, o vereador Luan Varnier não deve escapar da votação em plenário para decidir sobre o suposto caso de fura-fila quando o mesmo foi Secretário municipal de Saúde. Isso porque o juiz Roque Lopedote decidiu, essa semana, que os trabalhos da CIP podem continuar, haja vista que não houve nada que prejudicasse a ampla defesa de Luan. Membros da CIP se reúnem nessa sexta-feira e a sessão para votação do parecer da Comissão e futuro político de Luan deve acontecer já na próxima semana.
Dia do Luto
Urussanga pode ter o Dia do Luto.
Projeto de Lei tramita na Câmara e o objetivo é reverenciar a memória dos 31 mineiros que morreram no acidente em Santana , em 10 de setembro de 1984.