SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA

- 17 de jul.
- 3 min de leitura
Fura-fila
Vídeo que rolou esta semana no mundo digital quase que como uma coqueluche, mostrava cenas feitas durante a oitiva de pessoas e profissionais da área da Saúde quanto ao suposto fura fila.
Sob o título de “O fura fila de Urussanga aconteceu, ou não aconteceu”, a abordagem é perfeitamente compreensível para quem desejar tirar suas conclusões em relação a tão propalado tema que, além de gerar uma Sindicância, seguiu para um PAD e, mais recentemente, com instalação de uma CIP em desfavor do ex-secretário de Saúde e atual vereador Luan Francisco Varnier. Como diria um amigo: “ la bocca non è buona”.
COMEL E FUMEL
Projeto de Lei que propõe a criação do COMEL e do FUMEL. Ou seja, a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COME)L, e a instituição do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FUMEL).
Tem gente querendo saber se vai ser mesmo com mel essa inovação. Attenti ragazzi.
Dois em um
Que não se negue o mérito a quem se esforça para ganhar o pão de cada dia.
Este é o caso de Paulo Roberto Cardoso que, em plena manhã de domingo, foi visto por este jornalista executando serviço de pedreiro e rebocando uma parede interna em uma sala comercial. Mas isto não é tudo.
Do lado de fora, uma cadeira com saquinhos de aipim, feijão vermelho orgânico, duas pernas de salame e uma dúzia de ovos tudo para vender aos que por lá passassem. Quando perguntado respondeu: “as pessoas gostam de produtos naturais e isso ajuda a gente a ganhar um dinheiro a mais”. Cumprimentos.
Minimizado
Embora ainda não tenha sido resolvido, foi minimizado a níveis aceitáveis as questões ligadas ao cães de rua, abandonados ou comunitários como se costuma dizer.
Agora temos que partir para coibir uma situação grave na cidade: o intenso e irresponsável jeito de ciclistas em trafegarem em alta velocidade ou até mesmo fazendo acrobacias sobre as calçadas nas áreas centrais de Urussanga.
Na noite da quinta-feira (10) um cidadão, se assim pode ser chamado, andava belo e formoso com sua motinho pelas calçadas e, com certeza, se achando o xuxo.
Surpreso
Incrível o avanço significativo da inteligência artificial. No jornalismo, o trabalho de pesquisa está ficando relativamente facilitado e até áudios são enviados a você quando uma pergunta é feita. Como costumava dizer a nonna Amália, é até um pecado morrer.
Compartilhando
Gostaria de relembrar e compartilhar este discurso de Beatriz Vieira Ferreira, neta do fundador de Urussanga, já publicado no livro Tanti anni dopo, de autoria da jornalista Marcia Marques Costa.
Dona Beatriz e mais três descendentes do fundador estiveram em Urussanga no ano de 1993.
Discurso da Sra. Beatriz
“Senhor Prefeito, Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, autoridades, senhoras e senhores.
Há muitos anos atrás, meu pai, Fernando Luiz, filho de Joaquim, aqui esteve com minha mãe e dois filhos, a convite de Nereu Ramos.
Foi um acontecimento memorável na vida deles, rever Urussanga, de onde partiu garoto ainda.
Cheio de gratas recordações, escreveu então o livro “Azambuja e Urussanga”.
Esta é uma noite muito especial na minha vida. Muito emocionada, não possa deixar de dizer a este povo tão amigo, que me sinto em casa.
Graças aos meus descobridores Márcia e Sérgio Costa, aqui estamos como irmãos de todos vocês, descendentes dos gloriosos italianos que tanto ajudaram nosso avô.
Muito sensibilizada, agradeço esta homenagem que tanto enterneceu a todos os descendentes desta bela figura que foi o Joaquim.
Agradeço aos amigos aqui presentes, ao senhor prefeito José Vânio Piacentini, à Márcia e Sérgio, e a todos que honraram a mim e a meu irmão Afonso, ausente por motivo de saúde, ao nos conceder este título do qual muito nos envaidecemos.
Muito obrigada, amigos.”








