Siderópolis - Programa Golfinho forma 124 alunos
- MARCIA MARQUES COSTA

- 4 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

Com o objetivo de promover a cultura da prevenção e o uso seguro de ambientes aquáticos, o Programa Golfinho realizou a formatura de 124 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Siderópolis. O batismo, com o tradicional banho de mangueira, foi realizado na Piazza Nova Beluno, na terça-feira, dia 2/12.
A ação, conforme a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, foi desenvolvida de forma lúdica e educativa, com atividades teóricas e práticas que despertam a atenção das crianças para cuidados em rios, piscinas e praias. Estudantes das escolas Aurora Péterle, Miguel Lazzarin, Jorge Bif, Deputado Sílvio Ferraro e Professora Sara Bom Moretti participaram do projeto.
Durante as atividades, as crianças aprenderam sobre segurança na água, cidadania, respeito à natureza e primeiros cuidados em situações de risco. O programa tem como lema a frase “Água no umbigo, sinal de perigo”, reforçando de forma simples e direta a importância de reconhecer os limites de segurança ao brincar em locais com água.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 1 a 4 anos e a quarta entre crianças e jovens de 5 a 24 anos, conforme o boletim de 2022.










