top of page

Pavilhão Celso Ramos completou 60 anos em setembro


ree

O monumento em homenagem ao governador Celso Ramos , defronte ao pavilhão, fazendo parte de um parque onde crianças da escola municipal brincam


O aniversário de 60 anos de uma edificação que literalmente contribuiu para o desenvolvimento de Urussanga, acabou ficando no esquecimento.

Trata-se do Pavilhão Celso Ramos, localizado no Bairro da Damas e que sempre foi utilizado para o setor educacional, sendo inicialmente uma escola profissionalizante onde urussanguenses se formavam para atuar em várias profissões, desde datilografia e curso para Secretário até corte e costura, pintura, crochê e cozinha. Posteriormente foi utilizado para ser um Colégio de segundo grau, no qual muitos se formaram em contabilidade e também abrigou por breve período a sede da Polícia Militar.

Atualmente o espaço abriga o futuro da cidade, atuando na educação infantil.

Do arquivo de Panorama, pode-se ver o registro do convite feito pelo prefeito Adelino Bettiol, para as cerimônias de inauguração que aconteceram em 29 de setembro de 1965.

A programação iniciou às 9h na prefeitura municipal, recepcionando o governador catarinense da época e que foi homenageado com seu nome no pavilhão.

Logo após, prefeito Adelino fez a doação do Ginásio Municipal à congregação das Irmãs Beneditinas e, em seguida, aconteceu um desfile com escolares rumo à Colina do Sorriso, onde ficam o Paraíso da Criança e o Pavilhão Celso Ramos. Houve hasteamento de bandeiras, inauguração do pavilhão, descerramento dos bronzes e retratos, almoço festivo com música a cargo de artistas locais, coral juvenil e a Banda de Música da Polícia de Florianópolis, que veio abrilhantar o evento.

Na ocasião foram homenageados: o governador Celso Ramos, engenheiro Dr. Annes Gualberto, Dr. Celso Ramos Filho, Professor Lauro Locks, Dr. Henrique L. Pinto e Sra. Paula Hulse.

Na Comissão Organizadora deste evento que sacudiu a Benedetta, estavam: Prefeito Adelino Bettiol, presidente da Câmara Lydio De Brida, pároco Mons. Agenor Neves Marques, Inspetor Wilson Hilbert, Juiz de Direito Dr. Cláudio Horn, Promotor Público Dr. Walberto Schimidt, Presidente das Damas de Caridade Minervina Bez Batti Simões e Diretora do Ginásio Municipal Irmã Albertina Zandonadi.

A lembrança dessa edificação sexagenária, serve para atestar a grande força política que Urussanga teve em décadas passadas, com o Governo do Estado investindo na cidade recursos para obras tão grandiosas.

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page