OAB Criciúma lança podcast com objetivo de informar a sociedade
- MARCIA MARQUES COSTA

- há 17 minutos
- 2 min de leitura
Programas mensais serão segmentados com temas distintos e contarão com a presença de convidados especiais no decorrer do ano

Com objetivo de integrar cada vez mais a Advocacia e seguir orientando a sociedade com informações acessíveis, a OAB Subseção Criciúma lança, nesta quinta-feira (19), um podcast institucional com uma proposta de conteúdo contínuo e segmentado. Serão dois programas por mês: um voltado à classe, intitulado “Papo de Advogado”, e outro direcionado à sociedade, nomeado “Direito de Saber”. O primeiro episódio lançado conta com a participação do presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli.
A iniciativa integra as ações de fortalecimento da presença institucional da OAB Criciúma, ampliando os canais de diálogo e aproximando a entidade dos públicos que atende. O objetivo é oferecer informação jurídica confiável, de forma acessível, com pautas que contribuam tanto para o exercício profissional da classe quanto para a orientação da comunidade.
Segundo o presidente da OAB Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, o podcast nasce como uma ferramenta de aproximação e prestação de serviço. “A OAB Criciúma precisa estar onde as pessoas estão, com informação qualificada e linguagem acessível. O podcast amplia a nossa capacidade de orientar, dialogar e fortalecer a advocacia, sem perder de vista a responsabilidade social que a Ordem tem com a comunidade”, afirma o presidente.
O presidente da OAB Seccional de Santa Catarina, Juliano Mandelli, elogiou a iniciativa da Subseção e o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. “Tenho acompanhado de perto a transformação da gestão da OAB Criciúma e considero o trabalho desenvolvido excelente. Este podcast faz total sentido para o momento atual da OAB: essa conversa nos aproxima, inclusive, do advogado que está no início da carreira, recém-formado, e fortalece ainda mais a presença da instituição no interior”, declara Mandelli.
Temáticas
Para a Advocacia, o programa terá foco em assuntos do cotidiano da profissão, como prerrogativas, atualizações e temas de interesse direto da classe. Já o conteúdo voltado à sociedade trará uma abordagem educativa, com orientações e debates sobre temas jurídicos e sociais, reforçando o papel público da Ordem como referência técnica e de utilidade.
A vice-presidente, Janaína Alfredo da Rosa, destaca o formato como uma ponte direta com diferentes públicos. “Ter dois programas mensais, com focos distintos, é uma forma de respeitar as necessidades de cada audiência. Para a advocacia, é um espaço de atualização e conexão com a instituição. Para a sociedade, é informação segura, para combater dúvidas, desinformação e aproximar o cidadão do pleno exercício de seus direitos”, enfatiza.
O primeiro episódio do podcast “Papo de Advogado” está disponível nas plataformas Spotify e Youtube, bem como nas redes sociais oficiais da OAB Subseção Criciúma










