top of page

Ministério Público denuncia prefeito de Lauro Müller

ree

O Ministério Público de Santa Catarina, com base em investigação da Polícia Civil, denunciou o atual prefeito de Lauro Müller- Valdir Fontanella, e um grupo ligado a ele.

A acusação é de que foi mantada uma organização criminosa voltada para a compra de votos durante as eleições municipais de 2024. O grupo é acusado dos crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral.

Segundo a denúncia, o crime teria ocorrido na época em que Valdir Fontanella era pré-candidato a prefeito, antes de assumir oficialmente a função pública decorrente da eleição. Dessa forma, não se aplica a prerrogativa de foro especial perante o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, conforme entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal.

A investigação apurou que, durante o período eleitoral em Lauro Müller, Fontanella, seu candidato a vice Alcione Andrade Izidoro, e outros integrantes do Partido Progressista (PP), incluindo coordenadores e agentes de compra de votos, ofereceram, prometeram ou entregaram dinheiro, bens e outras vantagens a diversos eleitores para garantir votos em favor dos candidatos do grupo.

Entre os fatos destacados está o flagrante ocorrido em 9 de setembro de 2024, quando Raul Deinzon Machado Borges foi surpreendido transportando cinco cestas básicas adquiridas com dinheiro em espécie, destinadas à troca por votos. A ação foi impedida pela intervenção da oposição que acionou a Polícia Militar. Após apreensão do celular do denunciado Raul e quebra de sigilo temático autorizada pela Justiça, foram identificadas conversas que reforçam a participação dos envolvidos na prática ilícita.

Outro exemplo citado na denúncia refere-se ao dia 19 de setembro de 2024, quando Raul ofereceu emprego à esposa de um eleitor como forma de contraprestação para obtenção do voto em Valdir Fontanella e Alcione Andrade Izidoro.

O Ministério Público destaca que tais ações configuram grave ofensa à lisura do processo eleitoral e comprometem os princípios democráticos e também requereu que seja expedido ofício à Câmara de Vereadores de Lauro Müller para comunicação sobre a denúncia contra Valdir Fontanella (prefeito), Alcione Andrade Izidoro (vice-prefeito) e Ricardo Fontanella (vereador), possibilitando que o Legislativo adote as medidas cabíveis conforme sua competência

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page