Governo entrega 56 caminhões ao Corpo de Bombeiros de SC
- MARCIA MARQUES COSTA

- há 9 horas
- 2 min de leitura
Governo estadual promoveu a maior renovação de frota da história da corporação

Foto: Roberto Zacarias / SecomGOVSC
Em quase 100 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) nunca havia recebido tantas viaturas de uma só vez. Nesta quarta-feira, 24, a corporação incorporou 56 novos caminhões de combate a incêndio e resgate, na maior renovação de frota já realizada pelo Estado e em um dos atos centrais das comemorações do seu Centenário, que será no dia 26 de setembro. A entrega foi feita pelo governador Jorginho Mello e pela vice-governadora, Marilisa Boehm, em solenidade no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.
“Nós estamos fazendo a maior entrega da história dos 100 anos dos Bombeiros. Estamos investindo quase R$ 77 milhões de dinheiro do catarinense. Para dar possibilidade da instituição ter condições plenas de agir de forma efetiva, quando for chamada para resolver. Contando também com a disciplina dos bombeiros, a gente sabe da dedicação deles, o zelo deles”, relatou o governador Jorginho Mello.
O investimento soma R$ 76,6 milhões e se divide em 14 Auto Tanque (ATs) e 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTRs). Juntos, os dois modelos formam o núcleo da resposta de emergência: os ABTR atuam na linha de frente do combate a incêndios e dos resgates, enquanto os autotanques garantem o abastecimento de água em ocorrências de maior porte, quando a distância de hidrantes ou a magnitude do fogo exige autonomia. Na prática, é mais alcance, mais tempo em cena e mais segurança para quem está na ponta do atendimento.
Para o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, a entrega dos 56 caminhões não é um ato isolado: é o ápice visível da maior transformação estrutural da história do CBMSC. “Nos últimos três anos, a corporação recebeu cerca de R$ 270 milhões em modernização, um investimento que chega ao ano do centenário traduzido em agilidade e qualificação no atendimento aos catarinenses. Entre 2023 e 2025, foram R$ 169 milhões na aquisição de 336 novas viaturas, ampliando a capacidade de resposta das unidades em todas as regiões do Estado. Para 2026, mais R$ 88 milhões na renovação da frota pesada, com caminhões de combate a incêndio, auto escadas e autotanques. Cada nova viatura entregue significa uma vida salva, um tempo de resposta reduzido, uma comunidade mais segura”, apontou o comandante-geral.




