top of page

Deputado quer que placa seja propriedade do dono do veículo



Um projeto de lei que propõe vincular a placa ao proprietário, e não ao veículo, aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Esse projeto foi apresentado ainda em 2022 pelo deputado Guiga Peixoto (PSC-SP), sendo que a proposta ganhou novo fôlego em março deste ano, com a designação de relator em comissão especial, mas ainda não virou lei.

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro para determinar que a placa acompanhe o dono até a venda do veículo ou a baixa do registro.

Hoje, a identificação permanece com o carro, independentemente de quem seja o proprietário.

Na prática, o projeto prevê que, ao vender o veículo, o dono retire as placas e elas continuem sendo sua propriedade, encerrando o vínculo com o automóvel. O novo proprietário, por sua vez, teria de providenciar uma nova identificação.

PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page