Coopercocal na Comunidade em Rio Perso
- MARCIA MARQUES COSTA

- 13 de nov.
- 4 min de leitura

A noite da última sexta-feira foi marcada por agradecimentos e demonstrações de confiança no trabalho da Coopercocal durante mais uma edição do projeto “Coopercocal nas Comunidades”, realizada na localidade de Rio Perso, em Cocal do Sul. O encontro reuniu centenas de associados e consumidores, que destacaram a qualidade dos serviços, o atendimento eficiente e a presença constante da cooperativa junto à comunidade.
O presidente Altair Lorival de Mélo, o Belha, e sua equipe foram amplamente elogiados pelos participantes, que reforçaram o sentimento de pertencimento e orgulho em fazer parte de uma das cooperativas de energia mais respeitadas do país.
O objetivo do evento foi de estreitar laços, ouvir os associados e apresentar resultados de um trabalho que alia qualidade na distribuição de energia, investimentos em tecnologia e ações sociais em todas as comunidades atendidas pela cooperativa.
O evento em Rio Perso reforçou mais uma vez a proximidade da Coopercocal com seus associados. A cooperativa, que hoje atende quase 18 mil unidades consumidoras, mantém o compromisso de oferecer energia de qualidade, atendimento humanizado e ações sociais transformadoras nas comunidades onde atua.
A voz dos consumidores

Gilmar José, morador há 60 anos do bairro Rio Perso, resume o sentimento coletivo de quem convive de perto com o trabalho da cooperativa:
“É muito bom, ótimo mesmo. O atendimento é rápido, a equipe é prestativa e a administração trabalha com seriedade. Aqui em Rio Perso, a gente sente o compromisso da cooperativa, que participa da comunidade e está sempre pronta para ajudar. Não tenho do que reclamar”.

José Carlos Mendonça, associado há cerca de 50 anos, reforça a presença constante da Coopercocal na vida dos moradores:
“Aqui nós somos muito bem atendidos. A cooperativa tem feito um trabalho que evoluiu muito na nossa comunidade. Sempre participam, colaboram e estão junto da gente. É uma parceria que dá certo”.

O agricultor Aldo José Biff, morador há 67 anos e nascido na comunidade, também se diz satisfeito com o serviço prestado:
“A energia da Coopercocal é muito boa. Quando precisa, é só ligar que logo o problema está resolvido. O atendimento é rápido e eficiente. Além disso, a cooperativa está sempre presente na comunidade. Isso faz a diferença”.

A associada Maria Ignês Biff Mendonça reforça a eficiência e agilidade da equipe técnica:
“Eu pedi de manhã para trocar uma lâmpada queimada na rua e, antes de eu chegar em casa, já tinham arrumado. Melhor do que isso, impossível! Estão de parabéns o Belha, os funcionários e as meninas do atendimento. Todo mundo é muito atencioso”.

João Batista Motini, morador do Rio Deserto, destaca a qualidade da energia e o atendimento exemplar:
“O serviço é ótimo, o atendimento é rápido, a energia é boa. Não tem o que botar defeito. A gente liga e eles vêm logo. Satisfeito? Com toda certeza”.

Morador do Rio Deserto, Lucas Copetti, reforça o sentimento de confiança e gratidão:
“Não tem o que reclamar. A cooperativa está sempre presente. Ligou, chegou. Energia de qualidade, preço bom e um presidente que participa de tudo. O Belha é um cara sensacional”.

Mário José Zaccaron, morador de 76 anos e nascido em Rio Perso, fala com bom humor e orgulho da eficiência da Coopercocal:
“Se as coisas funcionassem na prefeitura como funcionam na cooperativa, a gente estaria muito melhor. O atendimento é rápido, o serviço é bem feito. O time que joga bem não se troca. Tá tudo certo”.

A presidente da Associação de Moradores de Rio Perso, Edilândia Bis Freccia, também fez questão de ressaltar a importância da parceria entre a cooperativa e a comunidade:
“A Coopercocal presta um excelente serviço aqui. Sempre que a gente precisa, eles estão dispostos a ajudar — seja a associação, a igreja ou qualquer entidade local. O Belha e toda a equipe demonstram profissionalismo e carinho com a nossa comunidade. É uma parceria de muito valor”.

Antônio Bocardo, morador da comunidade vizinha de Santa Luzia, destacou a qualidade e a credibilidade da instituição:
“Sou sócio da Coopercocal e só tenho elogios. Nota 10. Aqui o serviço é bem feito, o pessoal é de confiança. Uma cooperativa como a de Cocal do Sul não existe igual. Não pode perder eleição de jeito nenhum, porque está no caminho certo”.

Para Nilson Albônico, morador da divisa entre Montanhão e Belvedere, o reconhecimento vai além: ele está em processo de mudança para ser atendido pela Coopercocal.
“Eu era atendido pela Certrel, de Treviso, mas estou migrando para a Coopercocal. Sempre quis fazer parte e, agora que o Belha está instalando a rede, estou entrando. A diferença de preço é enorme: a energia da Certrel é o dobro da Coopercocal. E além do preço, tem a confiança. Quando a gente paga, quer ser bem atendido — e na Coopercocal isso acontece”.
A participação feminina nas decisões
Com doze anos de atuação no Conselho de Administração da Coopercocal, Nádia Guollo Bortolatto é exemplo de dedicação e envolvimento com o cooperativismo. Integrante da gestão do presidente Altair Lorival de Mélo, o Belha, desde o primeiro mandato, Nádia destaca que a principal característica da atual administração é a transparência e o compromisso com a comunidade.
“Todo o trabalho que a gente faz é em prol do associado. A cooperativa atua tanto no fornecimento de energia, garantindo qualidade e eficiência, quanto na área social, sempre buscando ajudar o cooperado”, afirmou. Para ela, o diferencial da Coopercocal está no olhar humano e participativo que orienta cada ação, refletindo o verdadeiro espírito do cooperativismo.
Nádia enfatiza também a importância da união e da participação nas decisões. “Temos reuniões mensais, eventos e encontros de mulheres cooperativistas. É uma gestão tranquila, organizada e muito participativa”, ressaltou.
Orgulhosa por fazer parte dessa história, Nádia resume sua trajetória com entusiasmo: “Adoro fazer parte da Coopercocal. É uma cooperativa que cresce, mas que nunca perde o vínculo com as pessoas. É um trabalho feito com seriedade e amor pela comunidade”.










