Conexão Empresarial reforça laços entre Coopercocal e empreendedores locais
- MARCIA MARQUES COSTA

- 4 de dez. de 2025
- 4 min de leitura

O auditório Ítalo Rafael Zaccaron, na sede da Coopercocal, foi palco de mais uma edição do Conexão Empresarial, evento que reuniu empreendedores de diferentes setores produtivos de Cocal do Sul e região.
O encontro serviu como espaço de diálogo, troca de experiências e, principalmente, de reconhecimento ao trabalho que a Coopercocal vem desempenhando ao longo dos anos no fornecimento de energia elétrica com qualidade, estabilidade e preços competitivos.
Durante o evento os empresários compartilharam suas impressões sobre o desempenho da cooperativa e o impacto do serviço em suas atividades. A unanimidade das respostas mostrou o alto grau de satisfação com a gestão e o atendimento prestados pela Coopercocal.

O empresário Arides Crozetta, que vive em Cocal do Sul desde 1970 e atua no setor de armazenagem de frutas, resumiu sua relação com a cooperativa em uma palavra: satisfação.
“Conheço a Coopercocal quase desde a criação. O atendimento é 100%. Não tenho nada a reclamar”, afirmou.

Na área de transportes, David da Silva, morador há 14 anos, reforçou a boa imagem da instituição: “A Coopercocal é uma referência em Santa Catarina. O atendimento é bom, prestativo e organizado.”

Do setor industrial, Rafael de Pieri Sandrini, da Plástico São Pedro, destacou o papel estratégico da cooperativa para o crescimento das empresas locais:
“Quando viemos de Urussanga para Cocal, a Coopercocal foi fundamental para nossa competitividade e investimento. Tivemos uma economia considerável na energia, o que nos ajudou a crescer e distribuir nossos produtos em todo o Brasil.”
Para Jucemar Silva da Rosa, presidente da Associação Empresarial de Cocal e empresário do ramo de expositores para a indústria cerâmica, o avanço na qualidade da energia é um diferencial.
“A Coopercocal tem feito o melhor por Cocal. Hoje não há interrupção de energia, o que é um fator muito positivo para as indústrias. Eles estão de parabéns.”

O empresário Salvato Bitencourt Filho, do setor de fundidos de bronze, alumínio e cobre, também elogiou o comprometimento da cooperativa:
“Sempre fomos bem atendidos, dentro do melhor atendimento possível. Não há o que reclamar.”

Do setor madeireiro, Rodrigo Rosso destacou o suporte e a agilidade no atendimento:
“Mesmo em tempos difíceis, a cooperativa resolve tudo com eficiência. Só tenho pontos positivos a falar.”

Com mais de 50 anos de trabalho na fabricação de tijolos, Hilário Casagrande ressaltou a rapidez e o custo acessível:
“Hoje temos uma cooperativa boa, que atende em menos de uma hora. E a energia tem um preço mais barato que o das demais cooperativas.”

Vilmar Della Bruna, produtor agrícola e fruticultor do bairro Rancho dos Bugres, falou sobre os investimentos recentes:
“A cooperativa renovou toda a rede da nossa localidade. O atendimento é excelente e o relacionamento com a diretoria é muito bom. A gente se sente parte de uma família.”
Belha afirma que empresários precisam de segurança para crescer
Concluindo ciclo das reuniões do Coopercocal nas Comunidades, o Presidente Altair Lorival de Mélo, em entrevista concedida ao Jornal Panorama na noite em que foi realizado o evento Conexão Empresarial, marcando o encerramento das reuniões no ano de 2025, disse: “É de suma importância realizar um encontro como este, mostrar aos nossos empresários de que forma estamos atendendo, o futuro da cooperativa e da energia”, destacou Belha.
“Nosso objetivo é garantir uma tarifa condizente com a realidade da região, para que os empresários possam competir com outras distribuidoras e manter suas indústrias em pleno funcionamento.”
Belha apresentou números expressivos de investimentos feitos pela cooperativa nos últimos 12 anos, com destaque para a nova linha de transmissão própria, que trouxe estabilidade e economia aos associados.
“Antes eramos atendidos por uma linha da Celesc que falhava com frequência. Hoje temos uma linha exclusiva da Coopercocal, com 10,8 quilômetros, investimento superior a R$ 15 milhões. O resultado foi imediato: desconto de 14,44% nas tarifas no ano passado e mais 4,2% neste ano.”
Segundo o presidente, a confiabilidade do sistema é o maior ganho para quem emprega e produz.
“O empresário que tem 100, 200 ou 300 colaboradores sabe que dificilmente faltará energia. Isso traz tranquilidade e segurança para o trabalho diário”.
Belha também destacou os avanços tecnológicos da cooperativa, especialmente a automação da subestação, que agiliza o restabelecimento de energia e evita deslocamentos.
“Hoje, do nosso centro de operação, é possível realizar manobras e restabelecer o sistema sem sair da cadeira. Isso é eficiência e modernidade.”
Ao final, o presidente expressou sua satisfação com o resultado do Conexão Empresarial e o engajamento dos empreendedores.“Todas as reuniões superaram as expectativas. A Coopercocal vai continuar trabalhando para oferecer o melhor em energia e atendimento ao nosso associado, garantindo desenvolvimento e prosperidade para Cocal do Sul e a região”.
Excelência técnica e o compromisso com as pessoas

Já o engenheiro Estefano Luiz Costa, responsável técnico da Coopercocal, destacou a responsabilidade e o orgulho de fazer parte de uma equipe que alia técnica e sensibilidade social.
“É uma responsabilidade muito grande ser o engenheiro de uma cooperativa que atende quase 18 mil consumidores e milhares de quilômetros de rede, mas também é motivo de muito orgulho. Trabalhamos com seriedade, buscando entregar energia de qualidade e um serviço eficiente”, afirmou.
Segundo Estefano, o equilíbrio entre a excelência técnica e o compromisso com as pessoas é o que faz da Coopercocal um modelo de gestão.
“A nossa diretoria tem conseguido manter uma dosagem equilibrada entre o técnico e o social. Isso traz satisfação e motivação para a equipe. Quando a gente participa de encontros como este e vê o reconhecimento dos associados, é o sentimento de missão cumprida”, concluiu.
Com base em valores cooperativistas e no compromisso de servir à comunidade, a Coopercocal segue consolidando sua marca como uma empresa moderna, eficiente e humana — construída com o esforço coletivo de uma equipe comprometida e de uma gestão que acredita no diálogo e na participação.










