top of page

Comitiva italiana visita a região



ree

Durante esta semana, uma comitiva de italianos visitou municípios da região da AMREC.

Em Pedras Grandes, o prefeito Agnaldo Filippi recebeu os visitantes com uma grande festa para firmar o pacto de amizade com a cidade de Belluno. A visita marcou ainda a instalação da Associação Bellunesi de Pedras Grandes, cujo primeiro presidente é o prefeito Agnaldo Filippi.

No distrito de Azambuja, que foi a porta de entrada para os imigrantes italianos no Sul de Santa Catarina, o grupo de italianos que está no Brasil para fortalecer os laços culturais e explorar oportunidades no Turismo de Origem Italiana, foi recebido em um encontro que reuniu a comunidade ítalo-brasileira da região.

O prefeito Agnaldo Filippi destacou que “o foco está na infraestrutura e no desenvolvimento do turismo e integração regional, da AMUREL e AMREC através das rotas italianas”

Estavam presente os prefeitos de Tubarão, Estener Sorattto e de Urussanga, Stela Talamini, o vice-prefeito de Nova Veneza, Edesio Spilere, o bispo de Tubarão, Adilson Pedro Busin e o diretor da Embratur para o sul do Brasil, Luciano Boico. Entre os italianos, a Prefeita de Vigo di Cadore e vice-presidente da província de Belluno, Silvia Calligaro, a Vereadora de Belluno e delegada dos bellunesi nel mondo, Irene Galão, e o presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e Conselheiro da CGIE, Oscar de Bona.

Os visitantes passaram pela Rodovia da Imigração Italiana e conheceram o cemitério de Azambuja, primeiro local de sepultamentos dos imigrantes. O local está sendo restaurado e se transformará em um memorial das famílias italianas. Também foi descerrada uma placa com o nome dos pioneiros na comunidade de Santo Antônio de Azambuja.



ree

Em Orleans, dois italianos que faziam parte da comitiva da região do Vêneto estiveram, no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, e ainda abrir portas para futuros grupos que venham fazer o chamado “turismo de raiz”.

O ex-senador e atual presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo, de Treviso, Conte Franco, e o escritor e diretor Vegro Nicola, de Pádua, foram recepcionados pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, pela vice-prefeita de Orleans, Leonete Canever Librelato, e por outros representantes da instituição. Durante a visita, trataram de possibilidades de parcerias.



ree

No Município de Urussanga os italianos foram recepcionados pela prefeita Stela Dagostin Talamini na Praça Longarone.

Logo após, na Prefeitura Municipal, houve uma cerimônia evidenciando o pacto de amizade entre Urussanga e a cidade de mesmo nome.

Encerrando a visita, à noite, houve um jantar de confraternização na Osteria Nonno Lauro.

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page