top of page

Bombeiros que salvaram recém-nascida em Cocal do Sul foram homenageados

Sargento Lucas e Soldado Alexandre foram reconhecidos pelo

atendimento que salvou a pequena Myrella, de 29 dias



ree

A Câmara Municipal de Cocal do Sul entregou, na noite de terça-feira (25), uma Moção de Aplauso aos Bombeiros Militares 1º Sargento Lucas e Soldado Alexandre.

A homenagem, proposta pelos vereadores Glícia Pagnan (MDB) e Marcelo Dalló (PP), reconhece o ato de coragem, rapidez e responsabilidade dos dois profissionais, que salvaram a vida de uma bebê de apenas 29 dias.

O caso aconteceu no dia 20 de outubro de 2025. Por volta das 14h30, os bombeiros estavam em deslocamento para vistorias quando foram surpreendidos por um carro pedindo socorro na Rua Alfredo Del Priori, no bairro União. A pequena Myrella estava engasgada e sem conseguir respirar. Imediatamente, o soldado Alexandre realizou a manobra de desengasgamento para bebês e fez com que a criança voltasse a respirar. Enquanto isso, o sargento Lucas acompanhou a família e os conduziu até o Pronto Atendimento 24h, onde a bebê recebeu atendimento médico. No dia seguinte, os dois ainda visitaram a casa para verificar o estado de saúde da criança.

Durante a sessão, os vereadores destacaram a importância da ação dos militares. “Algumas pessoas vão dizer que vocês não fizeram nada além da sua obrigação. Mas vocês estavam sim na hora certa, no momento certo, e vocês poderiam não estar”, afirmou Glícia, reforçando que, para ela, os profissionais fazem a diferença na vida das pessoas. Para o vereador Dalló, a atitude da dupla evitou que uma família enfrentasse um luto. “Vocês são anjos da guarda, que cuidam muito bem. Desengasgar uma criança de 29 dias não é algo tão simples.”

Na Tribuna, o 1º Sargento Lucas falou sobre o trabalho dos bombeiros e destacou a atitude do soldado Alexandre no momento da ocorrência. “Ele nem pensou, não perguntou o que a gente faria, não titubeou. Ele abriu a porta da viatura, pegou a Myrella no colo e fez o que tinha que fazer, fez o que foi treinado pra fazer.” Bombeiro há quase duas décadas, Lucas ressaltou o peso emocional da ação: “Emocionalmente, ter a segurança de pegar uma bebê de 29 dias no colo e fazer o que tem que ser feito não é para qualquer um.”

Ele ainda lembrou o colega que homenagens como essa são raras na carreira dos bombeiros. “Esse ato que está acontecendo aqui de moção de aplausos, infelizmente, Alexandre, não é um ato comum na tua vida de bombeiro. Não vai ser, provavelmente, nos próximos 30, 35 anos de bombeiro que tens pela frente. Então aproveita. É um reconhecimento grandioso.”

A Câmara também apresentou um breve resumo da trajetória dos homenageados. O 1º Sargento Lucas, nascido em Praia Grande em 1984, está há quase 20 anos no Corpo de Bombeiros e hoje comanda o 2º Grupamento de Cocal do Sul. O Soldado Alexandre, nascido em Criciúma em 1994, ingressou na corporação em 2023 e também atua no município.

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page