Wanderlei Ferraro: do interior de Urussanga aos céus do mundo
- MARCIA MARQUES COSTA

- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Suas horas de voo dariam para dar 467 voltas ao redor da Terra

Wanderlei Ferraro, um urussanguense que se destacou na aviação internacional, começou sua jornada em São Paulo, em 1969, quando iniciou sua carreira na Transbrasil.
Ferraro trabalhou por 17 anos, durante os quais ascendeu a comandante. Sua carreira tomou um novo rumo quando foi recrutado por uma empresa coreana para dar treinamento em um novo modelo de avião, o Jumbo 747-400.
Ao longo de 23 anos nessa função, ele teve a chance de voar com aeronaves de grande porte, transportando mais de 400 passageiros.
As experiências internacionais de Ferraro são impressionantes.
Ele frequentemente se deslocava entre cidades como Seul, Nova Iorque e Los Angeles.
O piloto relatou a diferença significativa no tempo de voo devido aos ventos fortes: uma viagem de Seul a Los Angeles levava cerca de 9 horas e meia, enquanto o retorno poderia demorar até 14 horas.
“Eu tinha um voo que fazia a cada três ou quatro meses e dava a volta ao mundo literalmente”. Saindo de Seul, ele passava pelo Alasca, cruzava o Canadá e chegava em Nova Iorque. Depois de dois dias na cidade, continuava sua jornada passando pela Europa até alcançar a Rússia e a Mongólia.
Ferraro chegou a 24.115 horas e 29 minutos de voo — o equivalente a aproximadamente 18.749.079 quilômetros ou 467 voltas ao redor da Terra — Ferraro é quase um recordista em horas e distância voadas.
Ele também mencionou que realizou um total de 17.169 pousos ao longo da carreira.
Além das experiências profissionais, o piloto destaca a educação rigorosa na Coreia do Sul, onde as crianças estudam das 8h às 17h nas escolas públicas e continuam os estudos em instituições particulares até tarde da noite. Em sua vida pessoal, Ferraro é pai de dois filhos: um arquiteto que reside em Florianópolis e outro que segue uma carreira na aviação nos Emirados Árabes e tem atuação numa subsidiária da empresa no Paquistão.
Wanderlei reafirma sua paixão pela aviação e destaca a importância da manutenção preventiva nas aeronaves, enfatizando que nunca enfrentou problemas sérios durante sua longa carreira. Para ele, ser piloto não é motivo para se considerar especial; é apenas uma parte da vida cotidiana que ele aprendeu a valorizar.
Wanderlei Ferraro representa o orgulho da cidade de Urussanga e se tornou um exemplo inspirador para aqueles que sonham em conquistar os céus do mundo através da aviação










