Urussanga - Coopercocal encerra encontros em Rio Molha
- MARCIA MARQUES COSTA

- 25 de set. de 2025
- 4 min de leitura

A Coopercocal encerrou com chave de ouro, na noite de sexta-feira (19), o ciclo de encontros nas comunidades de Urussanga. O último evento aconteceu em Rio Molha, marcado por grande participação popular, elogios aos serviços prestados e manifestações de confiança na gestão do presidente Altair Lorival de Mélo, o Belha.
Ao longo da noite, consumidores compartilharam experiências e relataram o impacto positivo da atuação da cooperativa na vida cotidiana, em um verdadeiro retrato da força do cooperativismo regional.
A voz dos associados

Sérgio Mazzucco, morador de Rio Molha há quatro décadas, destacou a agilidade dos serviços:
“É joia, é 10. Quando falta energia ou preciso de atendimento, é rápido. Eles também ajudam bastante a comunidade, no CAEP, no grupo de mães. Muito prestativo.”
Sua esposa, Maria Zuleide Mazzucco, compartilhou do mesmo entusiasmo, reforçando o espírito comunitário da cooperativa.

O agricultor Luiz Marcolino da Silva, acompanhado da esposa Marcelene e da filha Vitória, avaliou o trabalho como exemplar:
“Pra mim, é excelente, sempre fui bem atendido. O Belha e toda a equipe estão de parabéns. Melhor do que isso não precisa. Na próxima eleição, com certeza a gente vota nele de novo.”

O ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch, ressaltou a relevância regional da Coopercocal:
“A cooperativa também tem presença no nosso município e sempre levou energia de qualidade. Pelo trabalho que realizou até agora, o Belha é o melhor nome para seguir na presidência. O que está bom não precisa mudar.”

O comerciante Odilio André Bonetti, conhecido como Déio, morador há 40 anos em Rio Molha, reforçou a confiança no atendimento:
“Sempre foram gente fina conosco, energia de qualidade e boa conversação. Joia mesmo.”

A associada Vanir Sardo Mazzucco, que vive há 52 anos na comunidade, resumiu em poucas palavras: “É excelente. Quando precisa, a gente liga e logo vem o atendimento. Ajuda bastante a comunidade.”

Com 66 anos de história em Rio Molha, Jocely Catâneo não economizou elogios: “Sempre que precisei, fui atendido até de noite. Pra mim, é das melhores coisas que existe”.

As amigas Sandra Lúcia Pires Niero e Nilda Mazzuchello Alves também endossaram:“Maravilhosa. Prestativa. Para mim, não tem do que reclamar.”

O presidente do CAEP do Rio Molha Alto, Daniel Bianco, destacou a eficiência:“Dentro de um ou dois dias no máximo somos atendidos. Cada vez eles trazem coisas novas, sempre renovando.”

Atílio De Nez, do Barro Preto, lembrou do tempo em que foi associado:
“Sempre ouvi falar bem da cooperativa. O trabalho é muito bom, e o Belha é uma pessoa de respeito.”

Morador há 36 anos, Edemir Araújo frisou a rapidez nos atendimentos emergenciais:
“Queimou um transformador, e em três horas já estava tudo resolvido. Excelente, nota 10. O presidente é pra frente, não tem quem tome o lugar dele.”

O médico Ricardo Martins, com propriedade no Alto Rio Molha, concluiu em tom de gratidão:
“Nunca tive problemas, sempre fui bem atendido. A energia é boa, é nota 10. O Belha está de parabéns.”
Palavra do presidente

Encerrando a noite, o presidente Altair Lorival de Mélo, o Belha, agradeceu o engajamento dos associados e celebrou os resultados do circuito de encontros:
“Essas comunidades, mesmo pequenas, são muito participativas. É isso que dá resultado e ânimo para continuarmos levando energia de qualidade, com preço justo e atendimento diferenciado. Agora, no fim do mês, vamos reduzir novamente a tarifa do setor B. Nosso objetivo é investir na cooperativa para que o associado tenha sempre preço e qualidade.”
O encontro em Rio Molha fechou o calendário de 2025 em Urussanga, reforçando a identidade comunitária da Coopercocal. O sentimento comum entre os associados é de reconhecimento, confiança e proximidade – valores que sustentam a cooperativa há décadas. Seja pela rapidez no atendimento, pelo envolvimento em projetos comunitários ou pela gestão transparente, a Coopercocal segue consolidando sua imagem como referência em energia e cooperativismo no sul de Santa Catarina.Os encontros em Urussanga mostraram a força da comunidade cooperativista, sempre participativa e envolvida nas decisões. Agora, o calendário da Coopercocal segue para os bairros de Cocal do Sul e para o São Simão, em Criciúma.
O último evento do Coopercocal nas Comunidcades aconteceu em Rio Molha e reuniu um grande público, confirmando o sucesso da iniciativa que aproximou ainda mais a cooperativa dos associados.Antes do Rio Molha, as comunidades de Belvedere, Rio América, Rio Salto, Rio Carvão, Santana, São Pedro e Palmeira Alta já haviam recebido a equipe da Coopercocal. Em cada encontro, foram apresentados os investimentos realizados, a estrutura da cooperativa e as novidades para os próximos anos, além de ouvir de perto a opinião dos cidadãos. Agora, o calendário da Coopercocal segue para os bairros de Cocal do Sul e para o São Simão, em Criciúma. O próximo encontro, será no Centro Comunitário da Vila Nova, em Cocal do Sul, no dia 03 de outubro, às 19h.
Os destaques
Durante a programação, um dos destaques foi o investimento em Rio Molha e Alto Rio Molha, que recebeu R$ 1,7 milhão em expansão, renovação e ampliação de redes.
Além de relembrar conquistas, os encontros também foram palco de anúncios para o futuro. Entre eles, novos projetos como a geração de energia fotovoltaica, a construção de um almoxarifado automatizado e a clínica Coopercocal Inclusiva, que vai atender cerca de 150 crianças autistas da área de atuação da cooperativa. Outro destaque foi a apresentação do projeto de um novo alimentador para Urussanga.


















