Urussanga - Casa de Passagem para animais abandonados causa polêmica
- MARCIA MARQUES COSTA
- 3 de jul.
- 2 min de leitura

Uma Nota de Repúdio publicada em rede social da internet pelo Grupo Quatro Patinhas, mais uma vez trouxe à tona o problema dos animais abandonados em Urussanga.
O referido Grupo fez um vídeo denunciando a situação deplorável em que se encontravam os cães abrigados na Casa de Passagem, a qual foi criada na atual administração para minimizar os problemas relacionados a essa questão.
Telhado quebrado e poças de água no local onde os animais estavam, revoltou integrantes do Grupo, os quais exigem do poder público municipal ações imediatas para reverter a situação apresentada e promover ações efetivas para o bem estar animal.
Posteriormente, os vereadores Luan Varnier e Ivan Vieira também se manifestaram via rede virtual, informando que usariam do poder de representante popular para buscar soluções ao problema apresentado.
Vereador Ivan Vieira, em seu pronunciamento no legislativo, falou sobre este assunto, inclusive informando que havia uma denúncia feita no Ministério Público por uma médica veterinária.
Diante da repercussão, a administração municipal também emitiu uma Nota de Esclarecimento, na qual informava que o bem estar animal é importante para o atual governo. Ainda segunda a nota da PMU, essa Casa de Passagem é apenas provisória e acabou sofrendo danos na sua estrutura, sendo que a sociedade será convocada para saber de que forma pretende solucionar a questão dos animais abandonados, haja vista que o local que a administração pretende criar com boa estrutura será para casos de internação e hospedagem provisória.
“A futura Casa de Passagem será um local de acolhimento temporário, voltado ao atendimento emergencial de animais vítimas de atropelamentos, resgatados em situação crítica ou em recuperação de castração. Não servirá de abrigo definitivo, pois nenhuma estrutura municipal tem condições, humanas e financeiras, de manter um espaço de longa permanência para todos os animais abandonados” afirmava um trecho da Nota de Esclarecimento da PMU.
Da redação
Embora o abandono de animais seja um problema histórico existente em muitos municípios da região, os urussanguenses parecem estar cansados de falar sobre o assunto e querem solução rápida.
Mas, para manter a tradição da cidade, a polêmica também se faz presente, com alguns cidadãos considerando normal ter animais em locais públicos sendo considerados “cães comunitários” que ganham comida e remédios de poucos abnegados e há, também, os que gostam de animais mas consideram que os seres humanos precisam ter garantido o seu direito de ir e vir pelas ruas da cidade sem correrem o risco de serem mordidos ou derrubados de motos e bicicletas por cães.
Que a situação seja resolvida de forma a garantir uma vida digna aos animais abandonados,e também segurança para os cidadãos que gostam de caminhar pelas ruas, tanto no centro quanto nos bairros do município.