SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Passaportes
Passaportes para a edição 2026 da Festa do Vinho começarão a serem comercializados a partir de 10 de janeiro do próximo ano com parcelamento, neste primeiro momento, em até 6 vezes. A informação foi fornecida pelo presidente da CCO Juninho Gonçalves, que não mencionou o preço do primeiro lote e tão pouco quantos shows ditos nacionais acontecerão durante a Festa. Novidades devem ser reveladas na próxima semana.
Eleita

A APAE de Cocal do Sul realizou na noite da segunda-feira, 24 de novembro, a Assembleia Geral Ordinária para eleição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal
A eleição da sócia fundadora da referida instituição ocorreu por aclamação. Assim, dona Ivany Búrigo Issa, foi escolhida como nova presidente. Ela presidiu a entidade de 1993 até 2001 e, aos 82 anos, retorna ao cargo motivada pela história que construiu e pelo carinho que mantém pelos alunos.
Do Jornal Panorama, que ao longo dos anos acompanhou o trabalho beneficente e a solidariedade de Ivani, os cumprimentos e o desejo de sucesso nesse retorno.
Ecomerce
De certa forma, o comércio virtual e compras via internet já estão fazendo a diferença no comércio físico nas cidades. É notório o aumento de entregadores destas compras virtuais e, também, das salas fechadas com placas de Aluga-se por toda região.
Novos tempos exigindo adaptações.
Fora
Prefeito de Pedras Grandes - Agnaldo Filippi afirmou para esse jornalista que não faz parte do grupo que está estudando a programação alusiva aos 150 anos de imigração italiana no Sul. Diz que não participou em Laguna, e nem na reunião em Nova Veneza na semana passada.
Agnaldo se queixa de que os representantes no parlamento italiano ligados aos interesses brasileiros, e outros executivos de altas patentes ( a exemplo de prefeitos, deputados) e os ditos amigos que aqui chegam e se refestelam com a “nossa hospitalidade” para, segundo ele, beber, comer bem e terem o tapete vermelho estendido, não se manifestaram sobre o assunto como os descendentes ítalo-brasileiros esperavam.
Diminuição
A safra 2025/2026 será menor do que a anterior. Em algumas regiões já conclusões bem pontuais nas constatações de que o tabaco não está se desenvolvendo como na safra passada. Fatores em relação a umidade relativa do ar e solo e uma combinação para a planta nefasta como o frio provocarão uma sensível queda de produtividade. Adefonso Baesso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul, disse ao Panorama SC. que também tem ouvido e constatado junto aos fumicultores esta situação que se projeta como diminuição de produtividade e aqueda como consequência da receita para fumicultores neste ano 2025/26.








