top of page

Stela e Renato completam seis meses de gestão com desafios e muito trabalho em Urussanga

Organizar a casa, reestruturar serviços e implantar inovações tem sido o foco dos gestores no primeiro semestre

A prefeita Stela Dagostin Talamini e o vice Renato Bez Fontana completaram seis meses de gestão no comando da Prefeitura de Urussanga. Eles disputaram as eleições de 2024 pelo MDB contra cinco candidatos, e foram vencedores com 32,13% da preferência dos eleitores. Ao tomarem posse no dia primeiro de janeiro, assumiram a difícil missão de administrar uma cidade dividida e que nos últimos anos era presença constante nas páginas policiais.


As primeiras ações foram pautadas na valorização da educação, investimento em infraestrutura, reforma administrativa, divulgação das potencialidades de Urussanga e fortalecimento da economia local. "Estamos organizando a casa, reestruturando serviços e implantando inovações para modernizar essa cidade com uma gestão mais resolutiva. À população nos confiou a missão de resgatar a paz e o orgulho de viver aqui, e essa tem sido a nossa prioridade desde o primeiro dia", destaca a prefeita Stela.


Na Educação, um dos destaques foi a reabertura da Escola Rosalino Damiani, no bairro Bel Recanto, que estava fechada por problemas no telhado ocasionado por temporais. Além disso, houve a entrega de mais de 1.700 kits escolares com uniformes e a implantação de um novo sistema de ensino, baseado no modelo de Sobral (CE), que é referência nacional em qualidade de ensino.


A Saúde recebeu atenção e mais de 80 mil procedimentos, entre consultas, exames e demais serviços, foram realizados no primeiro quadrimestre. A Unidade Básica de Saúde Antônio Gonzaga Nunes foi reaberta, no bairro Estação, após um incêndio em 2024 ter danificado a estrutura. Também houve a entrega da ordem de serviço para construção da nova Unidade de Saúde da Baixada Fluminense.


A plataforma TeleSUS Urussanga foi implantada, um sistema moderno de agendamento de consultas e serviços de saúde. “Nosso maior desafio tem sido lidar com a urgência das demandas acumuladas, respeitando os trâmites legais e os limites orçamentários. A pressa da população em ver tudo resolvido é a mesma da nossa”, conta o vice-prefeito Renato Bez Fontana.


A Infraestrutura Urbana recebeu melhorias na gestão de Stela e Renato. Nos primeiros seis meses, foram realizados o asfaltamento das rodovias Imigrante Trevisano e Valentim Tavares, modernização na Praça Anita Garibaldi, a instalação de iluminação em LED na Avenida Longarone e a aquisição do primeiro trator agrícola cabinado da frota municipal.


Outra grande expectativa está na pavimentação da Rodovia dos Mineiros. “Estamos em constante diálogo com o Governo do Estado para viabilizar esse projeto, que é estratégico para o desenvolvimento econômico e turístico de Urussanga e da região”, afirma a prefeita.


No campo econômico, a ativação do Portal do Empreendedor e a futura implantação da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, deve impulsionar o ambiente de negócios na cidade, oferecendo suporte técnico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.


A retomada da tradicional festa Ritorno Alle Origini marcou não apenas o resgate cultural, mas também o aquecimento da economia local, com geração de renda para entidades beneficentes e comércio. A gestão aposta no turismo como estratégia de desenvolvimento sustentável, considerando o potencial histórico, gastronômico e cultural da cidade.


“Urussanga tem vocação para o turismo. É a capital adorada do Vinho Goethe, com heranças italianas vivas em nossa arquitetura, culinária e modo de vida. Precisamos incentivar e investir nessa área que, quando bem trabalhada e consolidada, proporciona um ótimo retorno ao município”, reforça a prefeita.


Nesse sentido, a Prefeitura também lançou consulta pública para requalificação do Centro Histórico e firmou o Pacto de Amizade com a cidade de Valdobbiadene, na Itália, estreitando os laços culturais, tecnológicos e promovendo o intercâmbio turístico.


A segurança hídrica de Urussanga também está no radar dos gestores, e recentemente foi lançado o projeto Guardião das Águas. "Pegamos uma estrutura ineficiente e estamos promovendo uma série de ações para melhorar a qualidade da água. Entre elas, a limpeza das barragens, troca de filtros e melhorias nas estações de tratamento", declara o vice-prefeito e diretor do Samae, Renato Bez Fontana.


Stela e Renato encerram este primeiro semestre de gestão com uma avaliação positiva e muito trabalho pela frente. “Urussanga está vivendo um novo tempo, com diálogo, transparência e vontade de fazer diferente. Queremos construir uma cidade que funcione para todos, com respeito ao dinheiro público e foco no que realmente importa: o bem-estar das pessoas”, conclui a prefeita Stela.

bottom of page