Nandi: ex-prefeito publica Carta Aberta à População
- MARCIA MARQUES COSTA
- 21 de ago.
- 2 min de leitura

Essa semana, o ex-prefeito de Urussanga enviou ao Panorama umas Carta Aberta à População, na qual evidencia seus sentimento em relação ao processo que enfrentou na Justiça e sua felicidade em chegar ao final vendo-o ser arquivado.
Confira o texto da Carta.
"CARTA ABERTA `À POPULAÇÃO
No dia 30 de outubro de 2023, minha residência foi alvo de uma busca e apreensão conduzida pela Polícia Civil/SC. A ação, marcou profundamente minha família e minha trajetória pública.
Desde o início, mesmo diante da gravidade do ato, mantive minha postura de homem público que sempre respeitou as instituições. Naquela ocasião, já deixei claro que não havia — e nunca houve — qualquer envolvimento meu com prática de “rachadinha” ou qualquer outro crime.
O que se seguiu foram quase dois anos de um silêncio amargo. Sofri calado, sem direito à ampla defesa na opinião pública, enquanto concluía o mandato com honra, transparência e dedicação ao município de Urussanga.
Jamais fiz uso da vitimização, trabalhei até o último dia com dignidade, enquanto enfrentava uma injustiça que tentava manchar a reputação construída ao longo dos anos.
Às vésperas da eleição, esse episódio foi usado de forma leviana e politicamente covarde. Sofri ataques pessoais pesados, calúnias e insinuações que, mesmo infundadas, causaram estragos profundos.
Perdi apoios, sofri com o descrédito e articulações políticas desmoronarem por conta de uma situação inverídica criada. Tentaram induzir as instituições a erro, houve um julgamento antecipado. Chegou-se ao absurdo de sugerirem que, se o Nandi não fosse o candidato, haveria chance de coligação — uma chantagem velada que revela o tamanho do prejuízo que enfrentamos.
Reconheço que, na vida pública, investigações fazem parte do processo.
Mas o que não podemos aceitar é o prejulgamento e a exploração covarde da dúvida para assassinar reputações. Sempre colaborei com a Justiça, porque fazer o certo é nosso dever.
Em fevereiro de 2025, o processo foi ARQUIVADO, nos seguintes termos, (...) Os autos vieram conclusos. Decido. Ante o exposto, acolho a manifestação do Ministério Público como razões de decidir e determino o arquivamento, processo nº. 5005618-49.2023.8.24.0078/SC (...).
Desta forma, ficou comprovado que não havia nada que envolvesse meu nome, tampouco qualquer crime cometido. Não desejei, até então, manifestar publicamente, poucas pessoas souberam em relação do encerramento do caso, não desejava mais falar do assunto. Mas, diante da repercussão e por respeito à população, é meu dever deixar claro: fui alvo de uma injustiça brutal de atos que antecedem a investigação, a verdade — como sempre — prevaleceu.
Hoje me sinto mais forte, com a consciência limpa e a certeza de que deixamos um legado de trabalho sério, transparência, zelo pelo dinheiro público e compromisso com quem mais precisa.
Jair Nandi"