Leão baio assusta moradores da região do Caeté
- MARCIA MARQUES COSTA

- 3 de set. de 2025
- 2 min de leitura

A imagem desfocada mostra ao fundo um leão baio fugindo de uma propriedade na localidade de Rio Caeté, interior do município de Urussanga, após atacar o galinheiro em plena luz do dia.
As informações enviadas à redação de Panorama, dão conta de que há mais exemplares dessa espécie na região e todos estão atacando propriedades rurais em busca de alimentos, o que vem causando temor aos agricultores.
Leitor que enviou a informação, disse que o leão passou a poucos metros de sua esposa e foi direto pegar a galinha para matar a sua fome, não dando nem bola para os proprietários da residência. Ele afirmou que o susto foi grande e, agora, todos estão buscando se proteger e evitar surpresas.
Saiba mais
O leão baio pesa cerca de 70 quilos, com comprimento que varia entre 1,5 a 2,75 metros e tem os pelos de tom bege acinzentado e até avermelhado
Estudos apontam que, apesar de ser um animal carnívoro, o leão baio não apresenta grandes riscos aos humanos.
Esse predador astuto e rápido tem hábitos tanto noturnos, quanto diurnos. Carnívoro, o animal se alimenta de outros animais como roedores, lebres, tatus, veados, capivaras, aves, lagartos e até mesmo serpentes.
Com a diminuição do território para a caça, o animal acaba invadindo propriedades rurais e até regiões metropolitanas para se alimentar. Por isso, entre os alimentos do bichano também estão gados e ovelhas.
Devido às mudanças no habitat natural em que o leão-baio vive e também por causa da caça do bicho, o animal vive em grande ameaça causada pelos seres humanos.
A espécie, ao invadir as regiões metropolitanas e os pastos com gados e ovelhas, acaba se colocando em risco, assustando moradores e muitas vezes acaba sendo morto.










