top of page

Igreja anglicana vira centro gastronômico na Inglaterra


Se a gula é um pecado, esse mandamento não influenciou na decisão de investidores europeus transformarem uma igreja em centro gastronômico, num dos bairros mais luxuosos de Londres - o Mayfair.

Inaugurada em 1828, a Saint Mark Chuch já foi conhecida como a “igreja dos americanos”, por sua proximidade com a embaixada dos Estados Unidos em Londres, e por já ter sido frequentada por gente como o ex-presidente Dwight Eisenhower e a ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt.

Com a frente de uma arquitetura inspirada no período clássico grego, com muitas colunas e linhas retas, a igreja conta com detalhes que impressionam os visitantes e acabou sendo “aposentada” dos serviços religiosos pela Igreja Anglicana, em 1974, permanecendo fechada por mais de quatro décadas, até ser reaberta para virar o Mercato Mayfair.

Nesse Mercato, são dez postos de comida, dois bares e um mercadinho gourmet espalhados por dois andares da igreja, que ainda mantém seu antigo visual religioso, com grandes vitrais, afrescos e placas de mármore lembrando fiéis e clérigos importantes. Tudo isso misturado às mesas e cadeiras que ocupam o corredor central e parte das galerias do segundo andar.

É possível provar receitas turcas, massas italianas, bolinhos chineses e pratos da alta gastronomia francesa. De sushi a pizza estilo napolitana, de café gourmet a sorvete artesanal, há opção para agradar a qualquer tipo de paladar.

O mais chocante para muitos frequentadores, é presenciar um barman preparar drinks num altar ou sob a luz de um vitral com a imagem de Jesus abençoando a todos.

Vale ressaltar que esta é a segunda obra restaurada por este grupo de investidores, o qual tem por objetivo preservar e dar significado a lugares históricos abandonados.

O Mercato Mayfair é a segunda iniciativa do grupo que, anos atrás, abriu o Mercato Metropolitano, um espaço gastronômico com a mesma proposta, só que numa fábrica de papel desativada, e que ajudou a revitalizar a área de Elephant and Castle, no sul londrino.

Enquanto em muitas cidades brasileiras se coloca abaixo ou se deixa morrer elementos históricos e artísticos significativos, no Reino Unido igrejas são utilizadas para bares, restaurantes e até boate, mantendo seu aspecto original e com todas as obras de arte da época de construção sendo respeitadas.


CURTAS


Segundo dados do Serasa, há 35 milhões de consumidores com dívidas em bancos, sendo que 11 milhões deles têm contas atrasadas somente com as instituições financeiras. Ao todo, são mais de 65 milhões de dívidas relacionadas somente aos bancos. Em Santa Catarina, mais de 1 milhão de pessoas possuem dívidas bancárias, e mais de 13 milhões de ofertas serão disponibilizadas para que os catarinenses possam limpar o nome nesta ação da Serasa.

O Mapa de Inadimplência mais recente mostra que o segmento de bancos e cartões de crédito é responsável por 27,8% do total das dívidas que geraram negativação no país em maio.

Deputado Mário Motta quer ver implantado em solo catarinense o seu Plano Mendoza propõe a criação de Planos Municipais de Arborização Urbana. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal nas cidades, o que reduzirá as ilhas de calor e melhorará a qualidade do ar, prevenindo alagamentos e até impactando a saúde pública. Este Plano foi inspirado na cidade argentina de Mendoza, conhecida como “Cidade das Árvores”.

Em Urussanga isso já foi tentado na década de 1980, pelo saudoso João Polidoro Bez Batti, mas os machados fizeram a devastação tão logo as árvores começaram a soltar folhas e trincar calçadas. Restou pouco, muito pouco.

Feriado de Corpus Christi aumenta movimentação nas estradas, aeroportos e rodoviárias neste final de semana.

Somente no Aeroporto Internacional de Navegantes, cerca de 26 mil pessoas deverão cruzar os portões de embarque e desembarque entre os dias 18 e 22 de junho, numa movimentação 3% maior que este feriado no ano passado.

 
 
PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page