Diácono urussanguense é ordenado padre
- MARCIA MARQUES COSTA

- 24 de jul.
- 2 min de leitura

Na tarde do último sábado 19/7, o diácono Guilherme Menegazzi Barbosa foi ordenado padre em uma Solene Celebração Eucarística no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.
Segundo a Diocese de Criciúma, “o rito, presidido pelo bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrado por dezenas de padres, marcou o início da missão sacerdotal do novo presbítero, que agora atuará como vigário na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma.
Natural de Urussanga, Guilherme, de 27 anos, é filho de Reginaldo Machado Barbosa e Sandra Menegazzi Barbosa e irmão de Marina. Sua trajetória vocacional começou na comunidade Matriz de sua cidade natal e consolidou-se em 2016, quando ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.
Formado em Filosofia pelo Seminário Filosófico de Santa Catarina (Brusque) e em Teologia pelo Seminário Teológico Bom Pastor (Florianópolis), o novo padre acumulou experiências pastorais em diversas paróquias das cidade de Gaspar, Blumenau, São José e Criciúma.
Após a homilia de Dom Jacinto, seguiu-se o momento solene quando o diácono Guilherme manifestou publicamente seu propósito, seguido pela ladainha de todos os santos. Em seguida, o bispo impôs as mãos sobre ele, gesto que simboliza a transmissão do ministério sacerdotal. Os padres Antônio Júnior e Jiovani Manique Barreto revestiram o eleito com a estola e a casula, enquanto Dom Jacinto ungiu suas mãos com o óleo do Crisma, consagrando-o ao serviço da Igreja.

Aclamado com aplausos, o padre Guilherme recebeu um abraço fraterno do bispo e dos demais padres, marcando sua entrada na ordem sacerdotal. Em seguida, concelebrou na missa, exercendo oficialmente o ministério que assumiu com o lema “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia” (Jr 31,3).
Ao final da cerimônia, o novo sacerdote agradeceu a Deus, à família, aos formadores e às comunidades que o acolheram ao longo de sua jornada. “Desejo cumprir minha missão com amor e fidelidade, servindo ao povo de Cristo”, afirmou. A celebração encerrou-se com uma homenagem a Nossa Senhora e a bênção final, concluindo o momento de júbilo para a Diocese de Criciúma. Padre Guilherme inicia agora seu trabalho pastoral na Paróquia São Paulo Apóstolo, onde levará adiante seu compromisso de fé, caridade e anúncio do Evangelho.”










