Cirurgião Jorge Nagel fala sobre protocolo dentário
- MARCIA MARQUES COSTA

- 10 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Protocolo dentário: dentes fixos no mesmo dia da cirurgia

O protocolo dentário é uma solução definitiva e altamente eficaz para pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada. Esse tratamento devolve estética, função mastigatória e qualidade de vida, utilizando implantes dentários como base para uma prótese fixa.
O processo pode ser realizado em um único dia, em um procedimento conhecido como carga imediata. Inicialmente, são feitas as exodontias (extrações dentárias) dos dentes comprometidos, quando ainda presentes. Em seguida, é realizada a colocação dos implantes de titânio, estrategicamente posicionados no osso maxilar ou mandibular, para garantir estabilidade e resistência.
Esse posicionamento é definido através do planejamento reverso, uma etapa essencial do tratamento. Nessa técnica, o ponto de partida não são os implantes, mas sim o resultado final: a estética e a função da prótese. A partir disso, é determinado onde os implantes devem ser instalados para que o sorriso fique natural, harmônico e duradouro.
Após a instalação dos implantes, é possível adaptar e fixar uma prótese provisória — o chamado protocolo — já no mesmo dia da cirurgia. Assim, o paciente não passa pelo desconforto de ficar sem dentes durante o período de osseointegração (cicatrização do implante com o osso).
Com essa abordagem, o paciente recupera imediatamente o sorriso e a função mastigatória, enquanto aguarda o tempo necessário para, posteriormente, receber a prótese definitiva.
O protocolo dentário de carga imediata representa, portanto, uma união de tecnologia, planejamento e previsibilidade, trazendo resultados rápidos e transformadores.










