Cavaleiro passeia tranquilo na Praça de Urussanga
- MARCIA MARQUES COSTA

- há 58 minutos
- 1 min de leitura
Na tranquila manhã dessa quinta-feira 5/02 , a praça central de Urussanga se transformou em uma verdadeira viagem no tempo, onde o som dos cascos de cavalos ecoavam com nostalgia.
Numa reportagem de Sérgio Costa, pode-se ver um homem cavalgando tranquilamente ao lado dos canteiros da Praça Anita Garibaldi, onde antigamente tropeiros paravam para descansar após descerem da Serra do Rio do Rastro trazendo gado, .
A prática de cavalgar é tão forte na cultura da cidade, que já levou a criar a chamada Cavalgada dei Nostri Nonni ( evento em que cavaleiros de várias faixas etárias ornamentavam seus animais e passeavam pelas estradas do interior do município), posteriormente extinta pela burocracia das leis.
Além disso há os tradicionais Torneios de Laço e até participação de cavaleiros em desfiles cívicos de 7 de Setembro.
A serenidade desse homem que atravessou a praça nessa quinta, fica como uma homenagem à história que permeia cada canto deste lugar. Com suas características peculiares e um ar de tranquilidade, a praça não apenas acolhe os que a buscam como referência da memória coletiva , mas traz à tona a alma daqueles que construíram a identidade de Urussanga.
Este reencontro com a tradição é um lembrete do valor cultural que o cavalo representa na vida rural e na formação das comunidades. Ao cavalgar, os urussanguenses celebram seu legado e renovam os laços com o passado, numa dança harmoniosa entre a modernidade e as tradições que nunca caem em desuso.










