Capacitação sobre proteção digital de crianças e adolescentes
- MARCIA MARQUES COSTA

- 6 de nov.
- 2 min de leitura
Ação do CMDCA e da Secretaria de Educação busca orientar profissionais da rede de ensino sobre o uso da internet pelos alunos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Urussanga, realizou uma capacitação sobre “Consciência em Ambiente Digital para Crianças e Adolescentes”. O encontro reuniu autoridades e orientadores educacionais das redes municipal, estadual e particular, com o objetivo de reforçar os cuidados e a segurança de crianças e adolescentes no uso da internet.
A formação foi conduzida pela pedagoga Simony Rocha, especialista na área, e viabilizada pela JSM Assessoria, empresa responsável pela produção das cartilhas educativas que serão distribuídas aos alunos de todas as escolas de Urussanga nas próximas semanas. O material aborda orientações práticas sobre segurança digital, como os cuidados com desafios on-line, o não compartilhamento de fotos pessoais e a importância de procurar ajuda sempre que houver algo suspeito nas redes.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destacou a importância da capacitação. “Há uma nova legislação que trata sobre o uso seguro da internet por crianças e adolescentes, e nós precisamos compreender melhor seus direitos e deveres para garantir que todos saibam como agir para protegê-los. Hoje, o mundo virtual é o espaço que mais oferece riscos, e as nossas crianças precisam estar preparadas. Elas são da era digital, por isso precisam do nosso auxílio com uma educação digital para se protegerem e fazerem um uso saudável da tecnologia”, declara.
A diretora de Ensino de Urussanga, Giulia Cechinel, disse que a capacitação fortalece o trabalho pedagógico que será desenvolvido a partir dos materiais distribuídos nas escolas. “Essa formação é fundamental para que os professores possam utilizar as cartilhas de forma efetiva em sala de aula, promovendo reflexões e orientações sobre o uso seguro da internet. O objetivo é ajudar os alunos a compreender os riscos e a adotar atitudes responsáveis no ambiente digital. É um processo de conscientização que começa na escola, mas que deve se estender a toda a comunidade”, ressalta.










