top of page

Audiência pública discute construção de espaço coberto na Praça central


ree

A Câmara Municipal de Urussanga recebeu nesta quarta-feira, 11, representantes de diversos segmentos sociais para discutir em audiência pública, a construção espaço coberto para a realização de eventos no município. A proposição partiu da vereadora Teresinha Zanatta que, segundo ela, vem atender às reinvindicações da comunidade. A audiência começou às 19 horas e durou próximo de três horas com representantes do Executivo, Legislativo, setor econômico e sociedade urussanguense.


A vereadora Teresinha Zanatta justificou a criação do projeto e a realização da audiência pública como sendo uma demanda de anos que vem sendo “objeto de discussão entre nossos cidadãos”.

“Ouvindo a população e da necessidade de dar um passo à frente na definição sobre a construção de um espaço coberto para a realização de eventos em nosso município, propusemos a realização desta Audiência Pública, ferramenta prevista em nosso Regimento Interno para garantir a participação popular em decisões importantes, permitindo que a população se expresse sobre temas que afetam a vida em sociedade”, afirmou.

Teresinha ainda esclareceu que a audiência aberta à sociedade permite discussão de ideias, sanar dúvidas e preocupações, incorrendo em influência na tomada de decisão pelos órgãos públicos.


Na audiência foi indicada a Praça Anita Garibaldi como o centro sugerido para a instalação de espaço coberto, pela história, beleza e centralidade urbana, afirma a vereadora.

“A Praça Anita Garibaldi é um local emblemático que carrega a história de nossa cidade. A criação de um espaço coberto permitirá que esse patrimônio seja ainda mais valorizado, permitindo que os moradores e visitantes desfrutem do local de maneira confortável, independentemente das condições climáticas”, aventou.

Em discurso feito na Câmara durante a audiência, a propoente do projeto afirmou que é necessário “destacar que a proposta de criar essa área oberta será cuidadosamente planejada, de modo que não prejudique a preservação do patrimônio histórico do município”, disse. Teresinha afirmou que todo o processo precisa ser concebido de forma a “complementar e destacar ainda mais a beleza e a importância histórica do espaço, mantendo sua essência intacta”.


Entre as justificativas para a possível estrutura está a de implementar área coberta que “proporcionará mais acessibilidade, principalmente para os idosos, crianças e pessoas com deficiência”, disse a edil. “Muitas vezes se veem limitados pelo clima ou pela falta de infraestrutura adequada. Além disso, o espaço coberto permitirá a realização de eventos culturais e sociais de forma mais segura e acessível, trazendo mais oportunidades de inclusão para todos os cidadãos”, defendeu Teresinha.


Outra justificativa está na previsibilidade dos eventos sem ou com pouca interferência do clima. “Urussanga é uma cidade vibrante, que organiza uma série de eventos ao longo do ano, celebrando nossa cultura, nossa culinária e nossa história. No entanto, um dos maiores desafios que enfrentamos em muitas dessas ocasiões é a imprevisibilidade do tempo.

(...) Com a criação de um local adequado coberto, teremos a certeza de que, independentemente das condições climáticas, esses eventos poderão ocorrer sem interrupções, proporcionando a todos uma vivência mais agradável e segura”, reforçou a vereadora.


Segundo a assessoria do legislativo, a audiência pública sobre o espaço coberto no Centro de Urussanga trouxe o maior público desde a posso dos novos vereadores, em janeiro passado. Cerca de 60 pessoas ocuparam cadeiras, espaço e até a escadaria do primeiro piso.


A presença teve representatividade. De motociclistas a representantes do turismo urussanguense participaram a audiência e puderam usar a tribuna da Câmara para expressar a posição sobre o projeto.

A Prefeita de Urussanga, Stela Maris de Agostin Talamini, afirmou que a presença da comunidade foi importante para debater e dar dimensão ao projeto. A prefeita também lembrou de ações de infraestrutura no patrimônio histórico, na região central da cidade, realizadas neste ano. “Isso orque entendemos a importância dele para o desenvolvimento da do nosso município. Principalmente no viés do turismo”, afirmou.


A prefeita reforçou o potencial da audiência realizada em complemento ao projeto.

“Esse projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal junto com esta audiência pública tem que se complementar”, concluiu. Já a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte,Vanessa Lopes, participou da audiência, usando a tribuna para apresentar dados e ações da pasta e, também como ouvinte.

“Muito importante a participação hoje. (...) Viemos, como gestão, para ouvir mesmo. Nossa gestão é técnica (...) e estamos aqui fazer Urussanga crescer”, afirmou a secretária.

Prestigiando o evento estiv eram a presidente da ACIU- Joelma Fornasa e o presidente da CDL- Leonardo Felippe.

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page