Acontecendo
- MARCIA MARQUES COSTA
- 25 de set.
- 4 min de leitura
Falece urussanguense que foi prefeito e deputado no Paraná

Com pesar, a redação de Panorama recebeu, na tarde da quarta-feira (24/09), a notícia do falecimento de Dobrandino Gustavo da Silva (foto), ex-prefeito de Foz do Iguaçu por dois mandatos e ex- deputado estadual no Paraná. Nascido em Urussanga (SC), Dobrandino construiu no estado paranaense uma trajetória de participação ativa na vida pública, marcada por momentos de conquistas e também de desafios. Que Deus o acolha em seu Reino.
Notícia foi divulgada por outro urussanguense que também foi prefeito de Foz - Paulo Mac Donald Ghisi.
Na Câmara

A noite de terça-feira (23) foi marcada por importantes anúncios para a comunidade de Urussanga, durante a sessão da Câmara de Vereadores. A responsável pela gestão de convênios do município, Fabiane Tomaz, apresentou informações sobre duas pautas centrais: o Programa Estrada Boa Rural e a novidade da transparência em tempo real dos recursos recebidos pelo município.
Segundo Fabiane, os dois requerimentos aprovados têm impacto direto na vida da população. O primeiro buscou detalhar os critérios de funcionamento do Programa Estrada Boa Rural, iniciativa do Governo do Estado que vai contemplar todos os 295 municípios catarinenses. O segundo apresentou um marco na gestão pública: a possibilidade de qualquer cidadão acompanhar em tempo real todos os recursos recebidos por Urussanga — sejam eles destinados por deputados, ministérios ou pela Presidência da República.
CURTAS
A secretária de Educação de Urussanga, Andreza Cristina Bonetti, informou nessa semana que a segurança dos alunos e motoristas foi reforçada com a instalação de câmeras nos veículos de transporte escolar e universitário de Urussanga. Os sete veículos que fazem parte da frota municipal receberam quatro câmeras no interior de cada um, com equipamentos capazes de monitorar e capturar todas as atividades durante o trajeto.
Além de contribuir com a segurança, as câmeras possibilitam o acompanhamento da localização dos ônibus e ajudam a conferir, em tempo real, as condições de transporte. A implementação da tecnologia também facilita a gestão das operações, para que o transporte escolar seja realizado de forma mais eficiente.
Outra conquista para Urussanga foi a estação hidrológica instalada no bairro De Villa,com o objetivo de monitorar as condições do Rio Urussanga. A equipe da Defesa Civil e a prefeita Stela de Agostin Talamini acompanharam a instalação do equipamento de última geração que conta com pluviômetro, painel solar, câmera, data logger e GPS, com o objetivo de medir a quantidade de chuva e o nível das águas no rio.
Parceria entre o Cirsures, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e prefeituras dos municípios sob abrangência do referido Consórcio, possibilitará a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde. Evento acontecerá na próxima terça-feira, 30 de setembro, a partir das 13h30min, nas dependências do Centro de Pastoral Matriz, em Urussanga, e deverá reunir mais de 300 participantes.
Entre os temas abordados estarão a logística da coleta reversa (eletroeletrônicos, pilhas e baterias) com o slogan “Penso, logo Destino” e ainda a coleta seletiva. Este último, um trabalho que o Cirsures vem há anos buscando sensibilizar a população em relação a tema tão importante.
Com o objetivo de valorizar os criadores de gado e reforçar a sanidade dos rebanhos, o Governo Municipal de Morro da Fumaça encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 44/2025, que propõe a alteração da Lei nº 1.522/2012, e prevê o fornecimento gratuito das vacinas antirrábica e contra o carbúnculo para produtores de gado de leite e de corte. Encaminhado nesta terça-feira, 23 de setembro, ao Legislativo municipal, o projeto tem previsão de imunizar 500 bovinos ainda neste ano, assim que for aprovado.
A nova legislação prevê que as doses de vacinas serão disponibilizadas mediante o cadastro de produtor ativo e o número de animais cadastrados na Cidasc.
Nem a chuva tirou o brilho da manhã de domingo (21) em Cocal do Sul. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade foi palco do 18º Encontro Regional da Canção Italiana, que abriu oficialmente a programação cultural da 12ª CocalFest e da 1ª Festa do Colono e do Caminhoneiro. O evento reuniu oito corais de diferentes cidades da região, que interpretaram clássicos da música italiana em apresentações que resgataram a memória dos imigrantes e emocionaram o público presente.
Também em Cocal do Sul, só que na área de saúde, aconteceu um avanço histórico nesse setor. Foi sancionada a lei nº 1.921/2025, que cria a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. A medida garante que os pacientes recebam cuidados permanentes e não dependam de mudanças de gestão para manter seus direitos.
No município, mais de 150 pessoas já possuem diagnóstico. Com a nova lei, elas terão acesso a atendimento multidisciplinar, assistência farmacêutica, terapias integrativas, atividades físicas e ações de conscientização, além da capacitação contínua de profissionais de saúde.
Em Morro da Fumaça, os projetos Prefeitura Digital e Cidade Segura receberam reconhecimento estadual ao serem premiados durante o 8º Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD). Ambos estiveram entre 21 projetos inovadores de Santa Catarina premiados na semana passada, destacando-se pela modernização da gestão pública e pelo fortalecimento da segurança por meio da tecnologia. O município fumacense esteve entre os 15 municípios do Estado a serem premiados no evento.
Pensando em uma Forquilhinha ainda mais “verde”, o vereador Hildo Gonçalves (PSD) defendeu durante a Sessão Ordinária da Câmara de Forquilhinha dessa segunda-feira (22), o Projeto de Lei nº 027/2025, que cria o Programa Municipal de Arborização em Forquilhinha. O projeto, aprovado por unanimidade, prevê o plantio de árvores frutíferas e não frutíferas em praças, parques e áreas verdes do município . Segundo o texto do projeto, a iniciativa será coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Horto Florestal Municipal.
Pelo Mundo

Quem pensa que só italiano faz torresmo, se engana.
Na Alemanha, o negócio parece ser agilizar a produção, com a prensa podendo ser em dose dupla. A da imagem acima, que faz parte de um mostruário no jardim de um hotel na Baviera, recebeu até um telhado para proteção do artefato histórico que revela os métodos utilizados há muito tempo pelos agricultores alemães.