top of page

Três municípios catarinenses no ranking das Cidades Empreendedoras


ree

Santa Catarina manteve três municípios no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo este que foi criado pela Endeavor e nesta edição produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Florianópolis ficou com a segunda posição nacional, lugar que já ocupava em 2020, atrás apenas de São Paulo. Joinville passou da 16ª para a 9ª colocação, ficando entre as dez primeiras posições da lista. Blumenau completa o ranking, na 20ª posição. O levantamento foi feito com base em dados de 2021. De acordo com a Enap, o estudo serve como norteador para o avanço do empreendedorismo, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. Os dados apresentados se baseiam em sete fatores considerados determinantes para o sucesso dos negócios: Ambiente Regulatório; Infraestrutura; Mercado; Capital Financeiro; Inovação; Capital Humano; e Cultura Empreendedora.

Florianópolis lidera em Inovação e Capital Humano Florianópolis ocupa a primeira posição nos eixos de Inovação e Capital Humano. Em relação às oportunidades de Inovação, de acordo com o estudo da Enap, as cidades que se sobressaem nesse quesito são as que têm um bom percentual de profissionais mestres e doutores em ciência e tecnologia (C&T), investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), infraestrutura tecnológica local e grande número de contratos de propriedade intelectual. Também significa que são os municípios com maior quantidade de empresas com patentes e softwares próprios, empresas de economia criativa, indústrias inovadoras ou ligadas à tecnologia. Com relação a Capital Humano, conforme a Enap, os locais melhores posicionados no ranking são os que dispõem de profissionais qualificados. Florianópolis tem destaque neste quesito, tanto em mão de obra básica quanto mão de obra especializada. A Capital catarinense ainda avançou no eixo de Ambiente Regulatório e passou a figurar no Top 10. Essas são cidades com pouca burocracia e que têm valores de taxas e tributos locais bem atrativos para o empresariado. Da mesma forma, houve melhoria nos aspectos de Infraestrutura de Transporte e Condições Urbanas e Boas Oportunidades de Mercado. Joinville e Blumenau avançam em Ambiente Regulatório Joinville, que passou a ocupar o Top 10 do Ranking, igualmente avançou no eixo de Ambiente Regulatório. No eixo de Inovação, o município do Norte do estado está na 11ª posição. Já Blumenau ocupa a 20ª posição em 2022. Apesar disso, o município do Vale do Itajaí apresentou melhoras no aspecto de Ambiente Regulatório e passou a fazer parte do Top 10, na 8ª posição. Em Inovação, a cidade ocupa a 19ª posição. Sobre o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi lançado em 2014 e está em sua 6ª edição. Desde o ICE 2020, o relatório passou a ser construído por meio de parceria entre a Endeavor e a Enap. O Índice de 2020 trouxe um aumento quantitativo substancial ao analisar as 100 cidades mais populosas do Brasil, o que permitiu uma perspectiva muito mais abrangente da realidade brasileira. O Índice de 2022 manteve esta inovação. Entretanto, o ranking de 100 cidades mais populosas pode mudar de um ano para o outro, como foi o caso deste ano. Com o objetivo de manter a comparabilidade, além das 100 mais populosas de 2022, a Enap acrescentou os municípios da edição anterior que, eventualmente, tenham saído do ranking. Em termos práticos, isso significa que, em 2022, Marabá (PA) entrou e Santa Maria (RS) saiu do ranking dos 100 municípios mais populosos. Embora o município de Santa Maria (RS) tenha saído, ele ainda será analisado: a edição 2022, portanto, contou com 101 municípios. Essa decisão vem para atender a demanda de gestores públicos e empreendedores, uma vez que o Índice se consolidou como um importante instrumento para a gestão estratégica das cidades enquanto ecossistemas de empreendedorismo.


Fonte FIESC

 
 

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page