top of page

Siderópolis - Exposição no Museu do Carvão destaca artistas de renome nacional

em


A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio, o público poderá prestigiar uma nova exposição no Museu no Carvão, localizado no antigo escritório da CSN, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. Desta vez, a mostra, intitulada “O que há de vir” reúne trabalhos de artistas de renome nacional e ficará à disposição da população até o dia 30 de maio, com visitação até às 17h. A abertura oficial está marcada para segunda-feira, dia 4, às 19h.

“A exposição busca resgatar uma forma de comunicação e percepção por meio das linguagens e dos repertórios de artistas visuais independentes, com essa afirmação de pertencimento, mas que também se abre para o encontro com o outro”, explicou o curador e artista visual, Otávio Dagostim.

A exposição é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Movimento Sul Catarinense, através do Calendário Catarinense de Artes Visuais. “Valorizar a cultura e a nossa história é fortalecer a identidade do nosso povo. É uma grande satisfação apoiar iniciativas como esta, que aproximam a comunidade da arte e incentivam a expressão artística em nosso município”, destacou o prefeito, Franqui Salvaro.

O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, convidou o público para participar. “Prestigiar a cultura e a nossa história faz parte da memória coletiva. Por isso, convidamos todos para visitar esta importante exposição de alcance nacional, que temos a honra de acolher”, concluiu.


Sobre a exposição

A mostra fundamenta-se no conceito de encontro e territorialidade, propondo a arte como um deslocamento coletivo para um ponto inicialmente inabitável, transformando-se em uma experiência que atravessa e se fixa, pela primeira vez, no espaço do museu. O público é convidado a refletir sobre diferentes perspectivas de artistas de diversos territórios brasileiros, explorando a transdiciplinaridade, o manuseio, as técnicas, as narrativas e as origens.

A exposição reúne trabalhos em pintura, cerâmica, desenho, objeto, tapeçaria, instalações, fotografia e escultura, sugerindo, ao mesmo tempo, uma fluidez do olhar e uma estrutura sinuosa, criando um campo a ser explorado pela curiosidade do visitante.

Participam da mostra os artistas: Andrea Amaro, Ana Cris Bem, Barbara Morel, Beatriz Gonçalves, Bel Duarte, Bruno Felipe, Carla Carvalho, Carla Cunha, Eduardo Lacerda, Fabiano Milan, Fairen, Flávia Lapa, Gabriel Machado, Henrique Gonçalvez, Janor Vasconcelos, Jussara Gischkow, Lucas Bonilha, Luciane dos Anjos, Mirian Puerta, Osnaldo Oliveira, Ricardo Mais, Vera Lucia Pereira e Victor Hugo Porto.

“Meu repertório traz diferentes elementos desse universo geográfico que exploro, envolvendo aspectos sociais, ambientais, paisagísticos, arquitetônicos e geológicos. Nosso território é uma fonte rica a ser explorada, com ligações e mutações presentes nos processos de cada trabalho”, pontuou um dos artistas que serão homenageados na exposição, Janor Vasconcelos.

PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page