SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA
- 27 de jun. de 2024
- 7 min de leitura

Olha aí o representante dos “Caramelos” defronte à prefeitura aguardando o amigo Pedro Célio, titular do COMBEA para discutir e encaminhar assuntos de interesse da classe canina.
PÍLULAS
O jornalista Sérgio Costa, no mês de seu aniversário, ganhou um grande presente, e a Marcia também. Um neto em Londres, neste mundo cada vez mais globalizado e cada vez mais aldeia. É o neto Rafael, filho da Lani e do Giovani. Logo o neto chegará ao Brasil dizendo: grandfather, grandmother. Nada de nonnos e nem de avós. Eles já têm o Gabriel e o Rafael. Só falta, então, o Miguel.
“Quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado. Humildade vem de húmus, de terra fértil”. Do padre bergamasco Valdemar Carminatti, com raízes na terra fértil “di Montagnú”.
Pantanal, segundo os órgãos ambientais, queimando mais na Era Lula do que na Era Bolsonaro. E a Amazônia deve seguir no mesmo esquema. Tudo discursos de fachada. O blá-blá-blá dos políticos brasileiros em período eleitoral não tem limites. Inclusive o discurso na área ambiental.
Nas redes sociais, uma paródia com a música “Let it Be” dos The Beatles homenageando a atual performance do Corinthians. Diz a letra: Sampaio Correia, Cuiabá e Avaí, e o Corinthians vai voltar para a Série “Bi”. Série Bi, Série Bi, Série Bi. É de rir dobrado, e para os Corinthianos, é de rir chorando. Veja a canção com Beto Simão da Rede Bandeirantes.
“Candidatos a prefeito nesta eleição deveriam no mínimo prometer aos eleitores que não serão presos”. Joel Bernardo. E nós estendemos que essa difícil promessa também aos candidatos que correm atrás de uma cadeira na Câmara. Não é tudo, mas já é um bom começo.
Na próxima terça-feira, 2 de julho, o calendário marca os 68 anos de falecimento do nosso segundo pároco, Cônego Luiz Gilli. O nosso “Sacerdos in aeternum” jaz no cemitério municipal. Ele que disse: “chão sagrado de Urussanga, tu terás os meus sonhos e as minhas frustrações. Tu terás o corpo e o meu espírito. Para Sempre. Amém”. Deixou obras de vulto. Citamos duas: a torre com o relógio e a atual Igreja Matriz. Ah! Ele tinha um pequeno parreiral e fazia vinho de missa. Gilli não, Gigante. E hoje Urussanga tem a felicidade de ter outro Gilli, o pároco Gilliard.
Também neste dia, no Paço Municipal, reunião do ativo Conselho Municipal de Cultura sob a presidência da competente Vanessa Lopes. Um grande dia. Em ato no Paço, o Prefeito Jair Nandi sanciona o projeto de lei já aprovado pelos vereadores que dispõe sobre a Criação do Sistema Municipal de Política Cultural, institui o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal e dá outras providências. Ufa! Antes tarde, do que mais tarde ainda.
Enquanto isso, num de nossos Postos de Saúde aqui na Benedetta, alguém diz: “Essa é a fila da vacina da gripe? Não, disse outro. Aqui é a fila da vacina contra a gripe.” Ah! bom.
“Em qualquer momento de sua vida, não importa qual, aproxime-se de Deus. Nunca se afaste dele.” Pe. Miro, em seu sermão na missa do Bairro da Estação.
Neste início de semana de chuva precisei circular a pé pela Rua Pedro Damiani, a Rua do Ceara, e contornar o passeio público devido à água acumulada e a calçada tão ondulada quanto as ondas do mar. Não me recordo qual a empresa terceirizada que efetuou a obra. Por isso, vou ao DEPLAN, agora sob o comando do Amarildo De Brida, para saber a resposta, porque senão a curiosidade mata. Mais uma obra executada aqui na Terra, com a fiscalização em Marte e com a empresa terceirizada possivelmente de Plutão. Um passeio público em que o reto ficou torto e o torto ficou reto. Vai disputar com o passeio da Avenida Marcos Costa e com o Trevo do Bairro Nova Itália, a vaga da 8ª maravilha do mundo.
Vereador Caio de Noni mandou da tribuna um puxão de orelhas na fiscalização das obras públicas. Disse ele que a fiscalização não adianta vir depois do prejuízo já causado. Tem que ir no antes e no durante.
Que sorte a minha dividir meus dias com você.
O mal maior sempre engole o menor. Com as cheias do Rio Grande do Sul, sumiu da imprensa a questão da dengue. Acho que o mosquito se afogou. Antes era Dengue. Agora é a Leptos, depois virá outra. É o ser humano driblando a natureza na luta pela sobrevivência. Aliás, Bolsonaro mesmo negacionista, fez vacinas anti-Covid jorrar pelo país todo. Agora o Lula, com a Nísia da Saúde, enfrenta uma epidemia de dengue que já ultrapassou 5,1 milhões de casos e provocou quase 3.000 mortes. Os óbitos são os maiores desde o ano 2000 e as vacinas disponíveis, muito aquém da demanda. Não há para todos. Nada de ser direitista ou esquerdista. O que é, é. E o que não é, não é.
Uma pergunta ao Ivan Vieira visando eliminar dúvidas. Procede a constatação que os “Cinquentões já viraram sessentões”? Ou é conversa da Oposição?
O lixo sempre acumulado. No centro e no interior. Das três, uma, ou as três juntas: Ou o contrato de licitação foi mal planejado e elaborado, ou a empresa terceirizada não anda cumprindo com suas obrigações, ou o cidadão precisa retificar o seu “modus operandi” em termos de embalagem, reciclagem e observação dos dias corretos para o uso das lixeiras. Uma cidade que eternamente pretende ser turística não pode ter um péssimo visual em qualquer dia e principalmente nos finais de semana. Na procissão de Corpus Christi, quem participou, viu. A beleza dos tapetes contrastando com lixeiras abarrotadas dentro e no entorno. Assunto para o Diretor de Turismo, Willian Marques.
Urussanga com agendas positivas. O quarteto da Cultura integrado pelo Eriqui, Willian, Maria Alice e Vanessa avançando com as agendas: Corrida do Vinho, volta das oficinas culturais, início da operação “Xô Faixa de Gaza” no Parque Municipal, Urussanga Skate Escola, Conselho Municipal, Plano e Fundo cultural sancionados, setor motorizado mesmo que provisoriamente com o carro de uso do síndaco... Enfim, é bom e é preciso que o “Paço” acerte o “Passo”.
Você sabe por que o piso de pedra da Praça Anita anda se quebrando. Não é o excesso de peso das pessoas e nem o aquecimento global. Procurei um profissional da área com “P” maiúsculo e ele nos informou que o problema está na base onde foi assentada, não totalmente preenchida com massa, havendo partes no vazio e também a falta de espaço necessário para a sua dilatação. O povo pagando a conta e a fiscalização da obra, na época, deveria estar num safari na África.
Há pessoas intolerantes à lactose, ao glúten. Agora nos informaram que o Paúra é intolerante à puína. Que coisa! Registramos, mas não confirmamos.
Atenção Prefeito Municipal, Secretário de Cultura, Conselho e entidades culturais. As questões envolvendo Vinícola Cadorin e Vinícola Caruso Mac Donald não podem ser mais proteladas. As nossas “ruínas de Pompéia” ainda podem ser salvas do desastre. E aqueles que possuem a caneta não mão devem agir urgentemente. Emergência e urgência num só caso.
E neste ano enquanto que Nova Veneza ficou com o “Papas da Língua”, Urussanga ficou com o “Aftas na Língua”. Passa bicarbonato que passa.
Sobre a questão envolvendo os vereadores Bráz Ciseski e Luan Varnier: Alguns afirmam que o secretário pode ter acertado na essência de alguns fatos e problemas, mas errou no método. Outros afirmam que o ex-secretário errou em ambos os casos. No assunto e no método. E agora Ariovaldo, o que dizer?
Faleceu em Criciúma no dia 25, o cirurgião plástico Dr. Renato Bez Batti. Filho do seu Darvino Bez Batti e neto de Victório Bez Batti. A Família Bez Batti com o vinho Goethe “Samos” conquistou medalha de ouro na Exposição de Nova Iorque no ano de 1939.
ATTENTI RAGAZZI
Alguns países da Europa e da África tem o Mar Mediterrâneo; Japão tem o Mar do Japão; Inglaterra tem o Mar do Norte; a Grécia tem o Mar Egeu; Veneza tem o Mar Adriático; Israel tem o Mar Morto, Rússia tem o Mar Báltico. E o Brasil não tem mar, disse um professor de geografia, que não foi o Vicentinho De Bona. Tem sim. O Brasil tem o Mar da Corrupção. É vero.
A MAGIA DO ROTARY

Na semana passada, 48 mil clubes de Rotary distribuídos em 219 países envolvendo 1.411.000 membros trocaram de presidente.
Em evento na Pousada Mazon, com a mesa sob a responsabilidade de duas Patrícias, ocorreu a posse de Everaldo Savi Mondo, o Dado, na presidência do Rotary Club de Urussanga. “A Magia do Rotary” será o lema do ano rotário 2024/25 em substituição ao lema anterior “Crie Esperança no Mundo”. Ele foi reeleito para mais um mandato.
Tomou posse também o novo associado Ivan Damiani e registramos a empresa Chapam, como empresa Cidadã reconhecida pelo Rotary Club Internacional.
Com o Ivan, agora o clube, além da polenta e da pizza, está unido pelo vinho e pela cerveja.
A polenta dos Amici, vinho Goethe, a pizza da Capo Del Mondo e a Birra Del Nonno.
Na vice-presidência Edna Zannin Lopes, na secretaria Joariza De Bona Sartor do Amaral, na diretoria de protocolo, Alvanir Miotello e na tesouraria, Roberto Lopes. Renata Martins Savi Mondo assumiu a Casa da Amizade. Batido o martelo no sino, foi encerrada a reunião e a mesa foi servida. O Rotary Club que comemora com um jantar festivo os seus 65 anos de existência em Urussanga. Será neste sábado no Centro de Pastoral da Matriz. Como todos os presidentes anteriores, Dado prometeu melhorar os dados do Clube. Urussanga tem certos privilégios: Tem além do Rotary, o Lions Clube e o Clube dos Treze. Três clubes de serviço em prol da comunidade.
OURO PRETO
Uma cidade erguida num terreno acidentado em meio às montanhas mineiras, numa das principais áreas do Ciclo do Ouro. Surgiu em 1698, fundada pelo Antônio Dias de Oliveira.
Em 1711 foi elevada à vila e em 1823, como imperial cidade de Ouro Preto, capital da Província de Minas até BH ser fundada.
Considerada um museu a céu aberto. Em 1980, foi a primeira cidade brasileira a receber da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade, Patrimônio Nacional desde 1933.
Ouro Preto lembra Minas, que lembra Ubá, que lembra Nova Lima, que lembra muitos mineiros urussanguenses: Tasso Crespo de Aquino (carioca, porém mineiro desde os tempos de estudante), Lourdes Simões Aquino, Geraldo Fusaro Simões, seu irmão Luiz Simões, Antônio Carlos Reis Couto... Pessoas com grande contribuição para a nossa cidade. Urussanga e Minas Gerais possuem fortes laços afetivos e sentimentais.
Que bom que assim é.

Junho chega ao seu final e o mês sempre lembra Santo Antônio. No dia 13, dia do padroeiro, Gustavo Mazuco Pedro, 7 anos e José Pedro Cunhaski Américo,4 anos.