SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA
- 11 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Previsão I
O alerta de fortes chuvas e inundações em Santa Catarina, feito pelo meteorologista Ronaldo Coutinho e inicialmente considerado alarmante demais por muitas pessoas, acabou sendo confirmado com cidades alagadas.
Não fosse o alarde feito por Coutinho, talvez tivéssemos agora muitas vítimas e maiores prejuízos a amargar.
Previsão II
Mas a situação ainda não é de tranquilidade, segundo o próprio Coutinho. Final de semana será de fortes chuvas em todo estado catarinense com risco de inundações e, não bastasse isso, com um dilema a ser resolvido: a abertura das comportas das barragens de José Boiteux e Taió no Baixo Vale e a de Ituporanga no Alto Vale. As três barragem acumulam cerca de 543 milhões de metros cúbicos de água, o suficiente para arrasar todo o Vale do Itajaí se chegarem a romper.
E por falar
Em barragem e fechamento, a chuva trouxe à tona também um problema crônico e que tende a ficar ainda maior: o uso do espaço de terras consideradas de propriedade dos indígenas.
O confronto entre polícia e índios em José Boiteux esta semana colocou em evidência a pergunta: quem realmente dá a última palavra quando o que está em jogo são vidas humanas?

Vice-prefeito de Urussanga Jair Nandi, que participou da cerimônia de deposição de flores no Monumento aos Colonizadores, na Praça Anita Garibaldi, ajudou a fazer as honras da casa para a Dra. Eugênia, representante consular na Benedetta nas homenagens aos 60 anos do Vajont.
Ranking
Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no ano de 2022 cerca de 1,9 milhão de brasileiros estavam vivendo nos EUA. O segundo lugar mais procurado para emigrar foi Portugal com 360 mil, Paraguai com 254 mil, Reino Unido com 220 mil e Japão com 206 mil. A Itália dei nostri nonni aparece em 8º lugar com 157 mil, atrás da Espanha e da Alemanha.
Reeleito
Leonardo Felippe foi reeleito para a vice-presidência do MDB Jovem de Santa Catarina em convenção ocorrida no final de semana passado.
O presidente é Rennã Higor Fedrigo, vereador líder da bancada MDBista em São Lourenço do Oeste.
Trabalhando
Movimento Cultural da Benedetta se reuniu esta semana.
Em pauta:”CULTURA, e TURISMO SEM REPRESENTAÇÃO;
OS EVENTOS OFICIAIS DO CALENDÁRIO MUNICIPAL SEM REPRESENTAÇÃO DO PODER PÚBLICO;
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESTAGNADOS.”
E a vida segue ...
Enquanto isso
No submundo “uatzapiano” continuam as brigas, desaforos, calúnias, difamações e denúncias. Uma dá conta de que tem gente com fazenda de gado no norte do país e dono de helicóptero. Quero ver é ter coragem de sair do “zap zap” e fazer denúncia na vida real.
Porque, brincadeira tem limite!
E continua
Além da Câmara de Vereadores, também a PMU precisou enviar documentos solicitados pela Polícia Federal, na semana passada. É aguardar pra conferir o que vai dar de tudo isso.
Em Longarone

Prefeito de Longarone- Roberto Padrin viveu um momento de muita emoção na última segunda-feira 9/10, quando o presidente da Itália- Sergio Mattarella foi ao cemitério de sua cidade prestar homenagem às vítimas do Vajont. Delegações de várias cidades italianas e de outros países participaram da programação dos 60 anos desta tragédia.
Prefeito Roberto Padrin recepcionou a comitiva urussanguense, formada pelo representante do Executivo - Thiago Mutini e os vereadores Daniel Moraes, Luan Varnier e Odivaldo Bonetti.

Padrin disse que estava muito feliz com a participação de Urussanga, agradeceu a solidariedade e informou que está em sua programação vir para Urussanga ainda este mês de outubro.
Em Urussanga

Ex-prefeitos de Urussanga, Ruberval Francisco Pilotto e Jhonny Felippe, participaram da missa em homenagem às vítimas do Vajont, e tiveram oportunidade de conversar com a Dra. Eugenia Tiziana Berti, cônsul da Itália para Santa Catarina e Paraná, manifestando a solidariedade do povo urussanguense nesta data tão importante para a Itália.
A presença da Dra. Eugenia na homenagem aos 60 anos do Vajont em Urussanga, mostrou o quanto a data é importante para a terra dei nostri nonni.