top of page

SÉRGIO COSTA

Só não estuda quem não quer

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Cocal do Sul está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2025. As oportunidades são destinadas a quem deseja retomar os estudos nas etapas de alfabetização (1º ao 5º ano), ensino fundamental (6º ao 9º ano) e também para o ensino médio (a partir do 1º ano).

Todas as modalidades são gratuitas e contam com transporte escolar e alimentação fornecidos pela Administração Municipal.


Avaliando o fumo

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará uma audiência pública e o encontro acontecerá no dia 11 de julho, às 14h, no Salão de Festas São Judas Tadeu, no bairro Poço 8, em Içara.

Objetivo é discutir o Projeto de Lei 0010/2023, que propõe que a avaliação da qualidade do fumo seja feita diretamente na propriedade do agricultor, e não nas instalações da empresa fumageira.

Esta prática que já vem de longa data é, a cada ano, motivo de reclamações dos produtores que só ficam sabendo como foi avaliada a qualidade do que produzem por amostragem dentro dos depósitos ou das empresas fumageiras.


Saúde controlada

Já que tudo se copia, quem sabe isto também não poderá acontecer em Urussanga.

Pois em Criciúma para garantir mais qualidade de vida e conforto no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 1, o Governo Municipal do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fornecerá gratuitamente sensores para o monitoramento contínuo da glicose. Inicialmente, serão contemplados 40 pacientes com idade de dois a 14 anos, que receberão os aparelhos até o dia 31 de julho. A tecnologia auxilia no controle da glicemia de forma prática, precisa e menos invasiva.


Decisão

A decisão se o prefeito Agnaldo Filippi vai ou não deixar o PP, deve acontecer em breve e o PL passa a ganhar um prefeito atuante na Região. A ida de Agnaldo para o PL, depende de decisão governamental em dar suporte às reivindicações do Município no que se refere a realização de obras estruturantes de há muito sonhadas pelos habitantes.


Choramingar

Comentários feitos a este jornalista por dois grandes líderes políticos do município. “ É bem verdade que cachorros abandonados (de rua), existem em todos os lugares, mas nós não podemos ficar choramingando e sim partir para solução do problema sem arrumar desculpas”.


Estabilizando

A pretexto de não contraírem gripes e outros abalos na saúde física e “mental”, com esta última onda de frio com a qual estamos convivendo, o consumo de vinhos e cachaças aumentaram significativamente na cidade de Urussanga. Um proprietário de bar disse a este jornalista que a turma tá mandando ver sem dó e piedade.


Economia

Com este frio, as administrações municipais estão dando uma economizada na capina e roçada. O mato nas ruas não tem crescido e as críticas praticamente inexistem.


Rosário

Urussanguense publicou em sua página no Facebook em 30/6, a informação de que um rapaz andava pela cidade oferecendo a palavra de Deus e entregando um rosário no momento inicial da abordagem. Logo em seguida, ele pedia uma doação de R$ 20,00 utilizando um nome de um padre que não se sabe de onde é se realmente existe. Detalhe, o dito enrolador não aceitava contribuições menores que os R$ 20,00 e, se isso acontecesse ele retirava das mãos da pessoa o rosário.

Primeiro este jornalista nunca soube que Deus cobra taxa mínima e que se a palavra custa cara imaginem o milagre então.

Mas é certo que, frequentemente, em alguns pontos da cidade, já flagrei estas modalidades de abordagens feitas por pessoas que usam inclusive fotos de crianças como meio de sensibilização das pessoas abordadas.

Acredito que sejam casos para a Polícia dar um basta neste tipo de chantagem e de má fé.

bottom of page