SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA
- 12 de jun.
- 2 min de leitura

Após muitas missões internacionais das quais o Brasil tem participado, no último domingo foi aberto em Pedavena , o primeiro Congresso Internacional da Birra Pedavena. Essa pequena cidade a cerca de 70 quilómetros a noroeste de Veneza e 30 quilómetros a sudoeste de Belluno fazendo fronteira com Feltre, Fonzaso e Sovramonte , recebeu o Comitê para assunto externos de Urussanga, formado por Amarildo De Brida, Ike Zanatta, o malvado de Olguinha,e Fernando Cancellier, os quais discutiram durante boa parte do domingo uma saída para os problemas causados pelo Decreto Lei italiano que restringe o acesso à cidadania italiana pelos descendentes residentes no Brasil. O comunicado oficial por eles elaborado não chegou a ser publicado e todos retornaram para Longarone.
Condolências
Com carreira que teve início no rádio aqui em Urussanga, com passagem também por um Jornal local, Jaci Soares o (Dada), faleceu na última segunda-feira aos 79 anos. Dada foi apresentador de TV e Assessor de Imprensa da Câmara de Rio do Sul. Mais um amigo que nos deixa ao longo desta caminhada. Que esteja com Deus.
Cittadinanza
Se algum político ou representante da área cultural de Urussanga se manifestou oficialmente, por intermédio de documento aos parlamentares italianos ou consulado, contra a lei italiana que restringe o direito de brasileiros à cittadinanza por descendência, este colunista não ficou sabendo. Ou manca coraggio, ou non c’è interesse. E, em ambos casos, um comportamento lamentável.
Pouca participação
Presidente da ACIU- Joelma Fornasa participou da Aciva de Profissões, evento que reuniu em Araranguá aproximadamente 2.500 alunos de 38 escolas no Extremo Sul Catarinense. Já, ao falar sobre os eventos Geração Empreendedora que estão sendo organizados na região, Joelma mostrou preocupação com o número de interessados na Benedetta.
“Finalizamos com 9 inscritos, ao passo que Cocal teve 27 inscrições e Morro da Fumaça 19. Muito pouco até, mas aqui em Urussanga acho que tem coisa errada”, finalizou Joelma.
Cinco mil anos
Arqueólogos desenterraram um pão carbonizado na Anatólia, Turquia, e padeiros conseguiram reproduzir o pãozinho com grãos antigos. A receita de pão de 5.000 anos foi recuperada, com direito a comemoração.